Menu

Uma grande urna mortuária

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

JÁ BATEMOS o triste recorde de bem mais de mil mortes no estado, vítimas da pandemia da Covid-19. Figuras conhecidas, amigos, outras desconhecidas, mas foram vidas humanas perdidas. Mas, nem isso parece comover os negacionistas da ciência, que com a cabeça na Idade Média, zombam e fogem das orientações médicas para combater o vírus, aglomeram, defendem a aglomeração, e pugnam pelo quanto pior melhor, apostando em medicamentos inócuos, só para seguir a ideologia do seu líder. Estamos num patamar do aumento de casos, e com mais mortes, com o sistema público de saúde em colapso. Ontem, não tinha vaga nas UTIS do PS e INTO. O quadro só não é mais dantesco, o estado não se transformou ainda numa grande urna mortuária, porque o governador Gladson Cameli se guiou pela luz da ciência, e escolheu um secretário de Saúde, o dentista Alysson Bestene, foto,  que, tem o mesmo entendimento lúcido sobre a pandemia. Vamos usar máscara, evitar aglomerações, sair quando necessário, e deixemos de lado os malucos da Cloroquina, da Ivermectina, no ostracismo dos insanos.


RETRATO DOS 100 DIAS
O QUE COMENTAR como avanço nos 100 dias da gestão do prefeito Tião Bocalon? Nenhuma pauta positiva. Pena! A sua decisão de liberar aglomerações nas igrejas, quando faltam vagas de UTI no PS e INTO, é seu retrato mais fiel.


FALA TUDO
QUANDO NUMA PESQUISA encomendada por uma entidade da área comercial, a aceitação da ex-prefeita Socorro Neri, aparece maior do que quando estava no poder, diz tudo. Deviam procurar ter acesso á pesquisa.


CPI DA PANDEMIA
O STF é obrigado a agir quando provocado. Foi o que ocorreu ao determinar a abertura da CPI da Pandemia, que tinha número legal de assinaturas. Cumpriu a lei.


PRATO CHEIO
MAS QUE, num momento de pandemia a CPI será um prato cheio para a politicagem, isso é uma verdade.


NÃO TEMOS UM ESTADISTA
QUANDO se assiste a fala do presidente Bolsonaro sobre qualquer assunto, a conclusão a que se chega é que, não somos governados por um estadista. Não votei no PT!


PINTA DE QUEM É CANDIDATA
PELAS ANDANÇAS da senadora Mailza Gomes (PP) a conclusão óbvia é no sentido de que será candidata à reeleição. Aliás, ela é candidata natural pelo seu partido.


ENTRE O PURGATÓRIO E O CÉU
NA POLÍTICA, não duvido de nada. Até aqui o governador Gladson tem dito que disputará a reeleição, mas não vou estranhar se decidir querer voltar ao céu – o Senado.


PERGUNTA HILÁRIA
Leitor do BLOG, mandou a pergunta hilária: -“Crica, se a Socorro Neri for ser secretária do Gladson, há chance do deputado Jenilson Lopes (PSB), ser o líder do governo?” Que maldade! Transfiro a pergunta para o parlamentar.


LEQUE DE OPÇÕES
MAILZA GOMES, Márcia Bittar, Flaviano Melo, Jéssica Sales, Alan Rick, Sanderson Moura, Jorge Viana, são os nomes de maior relevo postos até aqui para o Senado.


BEM MAIS FRACA
CASO o ex-prefeito Raimundo Angelim (PT) decida não ser candidato a deputado federal no próximo ano, a chapa petista para a Câmara Federal dará uma enfraquecida.


LEITURA CORRETA
O GOVERNADOR Gladson avalia que o senador Petecão (PSD) é candidatíssimo ao governo, na eleição do próximo ano. Também tenho a mesma convicção dos fatos.


DIVIDIR RESPONSABILIDADE
A VACINAÇÃO é definida pelo protocolo do Ministério de Saúde como atribuição das prefeituras. Mas, se fosse feita em conjunto com o governo ganharia em celeridade.


MAIS DO QUE CERTO
POR ISSO, é mais do que certo que, as vacinas da Sputnik, a serem trazidas pelo governo, sejam aplicadas pelos profissionais que integram o quadro estadual de saúde.


TÚNEL ESCURO
NOMES COMO Jorge Viana, Marcus Alexandre e Angelim, são os que possuem maior capilaridade eleitoral para disputar o governo, mas nenhum vai encarar o desafio. Não vejo outra luz no fim do túnel do PT para a missão.


MISTURA EXPLOSIVA
SAÚDE é um ingrediente que não pode ser misturado com politicagem, ideologia estéril, porque trata de vidas. Essa mistura explosiva levou o país ao caos na pandemia.


OUTRO PATAMAR
SE DESDE o início a pandemia tivesse sido tratada pelo governo federal com a seriedade que merece, por certo, muitas mortes seriam evitadas, e se estaria em outro patamar no número de pessoas imunizadas no país.


EM NOME DA FÉ
COMO CRISTÃO, quando vejo fanáticos defendendo a abertura de igrejas em plena mortandade na pandemia, em nome de uma suposta fé, busco a história: a maioria das grandes tragédias humanas e atrocidades praticadas ao longo do tempo, foram sob o argumento da fé. O fanatismo é muito perigoso, em todos os sentidos.


ADESÃO CONDICIONADA
COM a certa saída da deputada federal Mara Rocha do PSDB, os tucanos estão em correria na busca de filiar novos quadros. Mas, muitos convidados condicionam a filiação a que o PSDB fique nas mãos da direção atual.


PRECISA APARECER
O DEPUTADO Gemil Junior (PDT) precisa mostrar a que veio na ALEAC. 120 dias é tempo suficiente para marcar uma posição política que o projete para novos embates.


RÉGUA DA COMPETÊNCIA
AOS prefeitos que cumprem um segundo mandato não se pode aplicar a avaliação dos 100 dias, porque se foram reconduzidos, foi porque tiveram as gestões aprovadas. Mas a cobrança se aplica aos prefeitos novos. Quem em 100 dias primou pela mediocridade, dificilmente mudará.


MEROS FIGURANTES
OS CANDIDATOS que vão disputar o governo para valer na eleição do próximo ano são o governador Gladson e o senador Petecão (PSD), os demais serão meros figurantes.


QUESTÃO PESSOAL
DEPOIS do rompimento político com o vice-governador Major Rocha, passou a ser questão pessoal para o governador Gladson não abrir mão de escolher o seu vice.


NOME DO COLETE
E, não procura esconder que, o nome que pretende ver na sua chapa de reeleição como vice é o do secretário de Saúde, Alysson Bestene, da sua extrema confiança.


FRASE MARCANTE
“Não podemos fazer grandes coisas nesta terra. Tudo o que podemos fazer são pequenas coisas com grande amor”. Madre Tereza de Calcutá.


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.