Menu

Pesquisar
Close this search box.

Hospital de Cruzeiro do Sul tem 100% de UTIs lotadas, sem previsão de novos leitos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Todas as 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Campanha  de Cruzeiro do Sul estão ocupadas e todos os pacientes com Covid-19  estão entubados. Os dados foram divulgados no boletim desta quinta-feira (1°). Durante toda a semana, a ocupação tem se mantido entre 95% e 100%.


Nesta quinta,  68 pacientes estão internados na unidade hospitalar: 48 estão na clínica Covid e  20 na UTI Covid. Deste total,  8 são de  Cruzeiro do Sul, 2 de Mâncio Lima, 5 de Tarauacá, 1 de  Feijó, 1 de Rodrigues Alves, 1 de Eirunepé, 1 de Marechal Thaumaturgo e de 1 Rio Branco.

Anúncios


Nas últimas 24 horas não houve mortes em decorrência da doença na unidade. Foram registradas 6 altas hospitalares, 1 transferência interna para a UTI Covid e 3 transferências internas para a clínica médica geral


Novos leitos sem data de funcionamento

O ministério da Saúde anunciou no dia 16 de março a autorização  para a direção do Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul  instalar  10 novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), para atendimento exclusivo dos pacientes Covid-19, com custeio mensal de R$ 480 mil. Entretanto, a direção da unidade hospitalar ainda não sabe quando isso será feito.


A nova estrutura será montada no térreo do Hospital de Campanha, próximo a UTI já em funcionando,  onde existem 20 leitos.


Novo tomógrafo ainda não está funcionando

O novo tomógrafo do Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul foi entregue pelo governo do Estado na Unidade hospitalar  no dia 27 de fevereiro.  No último dia  24 março, a Assessoria de Comunicação da secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) informou que a equipe já estava  em Cruzeiro do Sul  fazendo adequação da sala  mas até agora o equipamento segue sem funcionar.


O tomógrafo que funciona dentro do Hospital do Juruá é usado por pacientes com e sem Covid-19. Quando é utilizado por doente de coronavírus, é higienizado e fica uma hora sem uso para evitar a contaminação de pessoas,  por exemplo,  vítima de acidente de trânsito.


O equipamento, que funciona  desde 2007 quando o Hospital do Juruá foi inaugurado, apresenta problemas desde setembro do ano passado por causa da grande demanda pelo equipamento devido à pandemia. A máquina teve de ser enviada para conserto em São Paulo. No caso do coronavírus, o exame de tomografia  mostra o alcance da lesão pulmonar dos pacientes.


O Hospital de Campanha  de de Cruzeiro do Sul é administrado pela Associação Nossa Senhora da Saúde (Anssau), com recursos do governo do Estado, por meio da  Sesacre.


A respeito da instalação do Tomógrafo, a assessoria de comunicação da Sesacre respondeu que “está em execução do projeto pela empresa”. Sobre a instalação das dez novas UTIs, não houve resposta.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido