Conecte-se agora

Acre amplia para 12 usinas de oxigênio em unidades de saúde

Publicado

em

Foto: Odair Leal/secom

O Estado do Acre teve de ampliar a produção de oxigênio devido à alta demanda ocasionada pela pandemia do novo coronavírus. O governo conseguiu implantar seis novas usinas de oxigênio espalhas em unidades de saúde.

“Sendo um serviço essencial para que tenhamos condições de atender nossa população, não medimos esforços para garantir a implantação das usinas de oxigênio, que são fundamentais para salvar vidas”, destaco o governador Gladson Cameli ao portal Agência de Notícias do Acre.

Foram implantadas, entre 2020 e 2021, seis novas usinas em todo o estado, sendo que já estão em funcionamento as do Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia do Acre (Into-Ac), que teve seu volume de produção ampliado em 2021; a do Hospital do Idoso, em Rio Branco; e do Hospital Regional de Brasileia, além de mais duas no Hospital Regional do Juruá e Hospital de Campanha do Juruá, que é gerenciada pela Associação Nossa Senhora da Saúde (Anssau).

Ssegundo o governo, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul está em processo de contratualização. Também está prevista a implantação de uma outra usina no Hospital Abel Pinheiro, em Mâncio Lima.

“Estamos trabalhando para ampliar a capacidade de produção para que possamos dar seguimentos às obras de construção e ampliação dos serviços de saúde em nossas unidades”, enfatiza o secretário de Saúde, Alysson Bestene.

As unidades geridas pelo Estado que já possuíam usinas são: Pronto-Socorro de Rio Branco; Serviço Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança (Sasmc); Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2° distrito, em Rio Branco; Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard; Fundação Hospitalar do Acre, em Rio Branco; e Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, em Cruzeiro do Sul.

Antes da pandemia, as seis usinas instaladas tinham uma produção total de 124.000 m³ de oxigênio por mês. Após a implantação, as 11 usinas que estão em funcionamento possuem uma produtividade que totalizam 288.400 m³ por mês. Com a entrega da usina da UPA de Cruzeiro do Sul, serão mais 5.000 m³ por mês.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Anúncios

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas