Conecte-se agora

Detentos do Chapão tentam fugir e acabam impedidos por policiais penais

Publicado

em

Cerca de oito detentos tentaram fugir do Complexo Penitenciário de Rio Branco na tarde desta quarta-feira, 31. A ação foi interrompida por policiais penais do instituto de Administração Penitenciária (Iapen) após realizarem revista estrutural f na Unidade de Regime Fechado nº 1, também conhecida como chapão.

Os profissionais encontraram uma escada artesanal, produzida com tecido, com comprimento de 10 metros, além de um cadeado. Os materiais foram encontrados dentro de um buraco na cela 15 do pavilhão I, local em que oito presos cumprem pena.

De acordo com a equipe de plantão, informações colhidas pela segurança indicavam que detentos do pavilhão I planejavam fugir na noite desta quarta-feira, 31. Ao receberem a informação, os policiais iniciaram o procedimento de revista estrutural em busca dos ilícitos.

O presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, destacou que a rápida ação dos profissionais foi fundamental para impedir a ação dos detentos. “Ao realizarem a revista, os policiais penais que ali estavam encontraram a escada artesanal e um cadeado, que provavelmente seria utilizado para confundir a equipe durante a fuga. Assim tivemos mais um plano fuga foi frustrado e a segurança do estabelecimento prisional foi mantida”, afirmou.

Diante da situação, os detentos foram encaminhados ao isolamento cautelar e um procedimento administrativo será aberto no âmbito da unidade para apurar os fatos.

Cotidiano

Polícia Civil do Acre prende foragido da Justiça no interior de Minas Gerais

Publicado

em

Contando com o apoio da Polícia Civil de Minas Gerais e da Coordenação Geral de Combate ao Crime Organizado do Ministério da Justiça, investigadores da Polícia Civil do Acre obteve êxito em prender Jonas Pereira de Souza, o “Pirata”, de 45 anos, que estava na condição de foragido da justiça acreana, ele estava escondido em uma residência no município de Esmeraldina (MG).

De acordo com as investigações da Polícia Civil, o suspeito é pessoa envolvida em crimes no Acre, especialmente no tráfico de drogas. O foragido inclusive foi preso 2015 pelo crime de importar arma de fogo para a pratica de delitos diversos.

No ato da prisão, o acusado tinha em seu poder documentos de identidade falsos e uma arma de fogo, passando a responder por mais dois crimes. Depois de um breve levantamento no sentido de levantar a numeração do armamento, foi comprovado que a arma tinha sido subtraída de um Policial Penal.

Nas buscas, os policiais encontraram com o acusado um automóvel cuja numeração havia sido adulterada, além de R$ 4.202,00 em dinheiro.

A parceria da Coordenação Geral de Combate ao Crime Organizado do Ministério da Justiça e Polícia Civil do Acre vem reforçando as ações na captura de criminosos.

Continuar lendo

Cotidiano

Família de jovem morto por PM em Tarauacá alega que ele não era invasor de terreno

Publicado

em

A família do jovem Marcos de Souza Mesquita, de 21 anos, morto na manhã da última quarta-feira (21) em suposto confronto com integrantes de uma guarnição do 7º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Tarauacá, alega que ele não estava invadindo terra, mas havia comprado um lote no local.

Elcelândia de Souza, que é irmã da vítima, se manifestou pela primeira sobre o caso, que ela classifica como um ato covarde e desnecessário. Ao “Blog do Accioly”, ela afirmou que o irmão não estava invadindo terra de ninguém.

“Na realidade ele tinha comprado o terreno de uma senhora, pelo qual pagou a importância de R$ 3.500,00. Temos o recibo de compra e venda para provar o que estamos dizendo”, comentou a denunciante.

Segundo Elcelândia, Marcos saiu de casa na quarta-feira bem cedo para limpar o terreno que havia comprado e evitar o sol causticamente.

“Ele era só felicidade, pois estava prestes de realizar um dos seus sonhos, que era de ter sua casa própria. Infelizmente, esse e os demais sonhos foram cortados por dois tiros disparados por um policial, de forma desnecessária”, afirmou.

A denunciante fez um apelo para que as pessoas que assistiram ao desenrolar da ocorrência que culminou com a morte de Marcos, não tenham medo de comparecer à Delegacia de Polícia para prestar depoimento e relatar o que realmente ocorreu.

“Queremos apenas a verdade, e, que de fato tudo seja esclarecido”, disse Elcelândia.

Ela ainda disse entranhar o fato de até a tarde de quinta-feira a família não ter conseguido contatar com o delegado da cidade e registrar o Boletim de Ocorrência.

De acordo com Elcerlândia, a sensação de impunidade preocupa os familiares. Ela afirma que a população tem o delegado como um homem sério, e que não tolera injustiça, e encerrou com frase de Martin Luther King: “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”.

Paralelamente ao trabalho que já está sendo feito na Delegacia Geral de Polícia de Tarauacá, o Comando do 7º Batalhão da Polícia Militar já abriu um procedimento interno para apurar a conduta.

Os integrantes da guarnição se apresentaram e prestaram os esclarecimentos à respeito da ocorrência, tida inicialmente como um ação de legítima defesa.

Continuar lendo

Cotidiano

Suposto camelô que traficava maconha pelos Correios tem prisão preventiva decretada

Publicado

em

O camelô Marcos Dias do Nascimento, de 30 anos, preso na tarde de quarta-feira (21) por investigadores da Delegacia de Narcóticos (DENARC) e do Núcleo Especial de Capturas da Polícia Civil (NECAPC), quanto retirava encomenda dos Correios contendo 7,5 de cocaína, já está à disposição da Justiça na Unidade de Recuperação Social Dr. Francisco d’Oliveira Conde. Ele teve sua prisão preventiva decretada pelo Juiz Clóves Cabral, em audiência de custódia realizada nesta quinta-feira (22) no Fórum Criminal.

Marcos Dias sequer sabia que há algum tempo vinha sendo monitorado por investigadores da DENARC por seu suposto envolvimento com um grupo que traficava drogas pelos Correios. Recentemente, quando de uma fiscalização de encomendas com um dos cães farejadores, os policiais descobriram uma caixa que continha certa quantidade de drogas.

Restou aos policiais da especializada apenas aguardar o momento exato de agir. Na tarde da última quarta-feira (21), Marcos Dias apareceu em uma agência dos Correios em Rio Branco e tão logo recebeu a encomenda foi abordado pelos investigadores com uma ordem de prisão.

Ele mesmo abriu a caixa com roupas que camuflavam 7,5 de maconha. Mesmo preso em flagrante e recolhido ao presídio, Marcos Dias, que se passava por camelô, vai continuar sendo investigado, pois existem suspeitas de que seja membro de um grupo que trafica drogas pelos Correios, especialmente para o nordeste brasileiro.

Marcos Dias foi preso preventivamente.

Continuar lendo

Cotidiano

Espetáculo de Dança “Cubo” se apresenta na próxima semana em Rio Branco

Publicado

em

Rio Branco receberá na próxima semana o espetáculo de dança contemporânea “Cubo”, realizado pelo projeto Cenas Itinerantes do Serviço Social do Comércio do Acre (Sesc/AC).

Gratuito, a iniciativa busca garantir o acesso ao teatro através do circuito de apresentações em varias escolas municipais e estaduais acreanas.

A iniciativa é exclusiva para o ambiente estudantil e iniciam dia 27, na Escola Marilda Gouveia Viana, 29, nas Escolas Gloria Perez e Sebastião Pedroza e em 7 de outubro, na Universidade Federal do Acre (Ufac).

O espetáculo é resultado de uma pesquisa feita pelos diretores do Coletivo Iluminar, Jhon Gomes (diretor coreográfico), Marcos António (diretor artístico) e Victor Onofre (produtor executivo) de 2020 a 2021, e que teve como referencial os elementos visuais geométricos existentes no cotidiano e nas visualidades contemporâneas.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.