Conecte-se agora

Programação da Diocese de Cruzeiro do Sul na Semana Santa será online e pela rádio

Publicado

em

Pelo segundo ano consecutivo, por causa da pandemia do novo coronavírus, toda a programação da Semana Santa da Diocese de Cruzeiro do Sul, será virtual. A transmissão será feita pelas redes sociais da igreja e pela Rádio Verdes Florestas.

Na quinta feira, 1, a Missa Ceia do Senhor será transmitida as 19h30min. No Sábado Santo, às 19h30min a programação conta com a Vigília Pascal, a Bênção do Fogo Novo e a Renovação das Promessas Batismais.

No domingo, as Missas serão realizadas às 08h da manhã e às 19h da noite.

Desde o início da pandemia do Covid-19, o bispo Dom Flávio Giovanele, tem adotado e incentivado as medidas restritivas determinadas pelo governo do Estado, usando as redes sociais e a rádio da Diocese, para a transmissão de programações para os fiéis.

Na rede

Prefeitura de Mâncio Lima investe na prevenção contra o câncer de mama

Publicado

em

O mês de outubro é um mês especial, é o período em que se intensificam as ações de prevenção contra o câncer de mama. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização e prevenção sobre esta doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura. 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Com base nestas informações é que a prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem investindo em saúde preventiva. Uma parceria da atual gestão com o Hospital de Amor possibilitou a vinda da unidade móvel do Instituto de Prevenção Hospital de Amor, que ficou do dia 07 a 17 de maio estacionada no pátio da Escola Pe. Edson de Oliveira Dantas em Mâncio Lima, realizando exames preventivos de PCCU e mamografia às mulheres já agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

“A saúde preventiva tem sido uma de nossas prioridades e estamos executando como havíamos planejado desde o começo da gestão. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa da Secretária Joice, tem se empenhado para levar aos lugares mais distantes de nossa cidade apoio e saúde de qualidade. Hoje, fico feliz em estar acompanhando o embarque de 37 mulheres para Rio Branco a fim de complementarem os exames já feitos. Estamos garantindo desde o transporte, a estadia e alimentação pois, o ganho vai além do custo com esta ação. O Hospital de Amor que esteve em nossa cidade, já garantiu atendimento diferenciado nesta ida até sua sede em Rio Branco”, falou Isaac Lima, prefeito de Mâncio Lima

Após a coleta e envio dos resultados dos exames, 37 mulheres embarcaram na manhã desta segunda-feira (18) para a capital acreana a fim de elucidação e finalização do laudo complementar dos exames feitos naquela época.

“Esta ação é um resultado do atendimento feito pela carreta do Hospital de Amor. Detectadas as alterações, foram chamadas até Rio Branco 51 mulheres para complementação do exame de mama e PCCU. Hoje estamos enviando 37 que, amanhã estarão recebendo atendimento no Hospital de Amor de um mastologista e um ginecologista e, na quarta-feira (20) já estarão de volta. É importante destacar que caso necessite de atendimento ainda mais aprofundado todas elas já estão na rede e terão atendimento necessário que precisam”, disse Ajucilene Gonçalves Mota, secretária municipal de Saúde. 

A professora Nonata Santos se disse confiante e feliz pela atenção e carinho com que estão sendo tratadas, para ela a confiança e a prevenção ainda é o melhor remédio.  A prefeitura está custeando o translado de Mâncio Lima/Rio Branco, estadia e alimentação até o retorno das mesmas.

“A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está fazendo um bom trabalho e a prova disso é esta oportunidade de fazer o exame mais detalhado que nós estamos indo fazer. Sabemos das dificuldades e do custo que é uma viagem para Rio Branco e, estamos indo sem gasto nenhum, confiantes e na certeza de que tudo vai dar certo”, finalizou a professora Nonata Santos.

A importância da mamografia

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

O câncer de mama

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Continuar lendo

Na rede

Vídeo mostra briga generalizada em bar de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Uma briga, que começou dentro de um bar na noite deste sábado, 16, acabou terminando na rua e com os seguranças do local encurralados por vários homens, no bairro Morro da Glória, em Cruzeiro do Sul (AC). 

Nos vídeos, que circulam nas redes sociais, é possível ver dois grupos brigando e um segurança atingindo um homem. 

Em outro vídeo, já na rua, os seguranças aparecem juntos, encurralados com cassetetes nas mãos tentando se livrar do ataque de vários homens, que os chamam para brigar de igual para igual. 

Uma mulher tenta impedir que o grupo avance nos seguranças, que estão vestidos de preto. “Para William, para, te acalma”, suplica a moça.  Esta não é a primeira briga generalizada que acontece nesse Pub no Morro da Glória. 

Dono do bar foi preso 

O dono do bar, o Evolution Pub,  empresário Daniel Melo, de 26 anos, dono  também de uma loja de suplementos no shopping de Cruzeiro, foi preso na  Operação Cortina de Fumaça, desencadeada no último dia 6 de outubro pela Polícia Civil. A acusação é  crime organizado e  lavagem de dinheiro. De acordo com a polícia, ele ostentava riqueza  através de empresas que escondiam movimentação financeira de criminosos de uma organização criminosa que atua na região.

Continuar lendo

Na rede

Dois homens são presos na BR-364 com mais de dois quilos de cocaína 

Publicado

em

Dois homens foram presos na noite deste sábado, 17, em uma ação conjunta das Polícias Civil, Militar e Federal como parte da Operação Hórus, programa V.I.G.I.A transportando pouco mais de 2 KG de cocaína em uma moto na BR-364.

Eles foram parados na barreira montada no rio Liberdade, na divisa entre Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o garupeiro transportava um saco com produtos alimentícios e a droga escondida. 

Com o condutor da motocicleta foi encontrada a quantia de R$ 937,00 em espécie. Diante da situação de flagrante, a motocicleta, a droga e os indivíduos, foram encaminhados para a delegacia geral de Polícia Civil. 

Continuar lendo

Na rede

Carro pega fogo e tem perda total em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Na noite deste sábado, 16, um carro Honda Civic, pegou fogo na rua Germano Franklim no bairro João Alves, em Cruzeiro do Sul (AC). O motorista, que não quis se identificar, disse que o veículo estava parado e estacionado sem ninguém dentro, quando as chamas começaram. Ele não quis dar maiores detalhes sobre o caso.

O sargento Márcio do Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), contou que quando a guarnição chegou as chamas estavam altas, mas não houve explosão . Os Bombeiros conseguiram apagar o fogo, mas a perda foi total. Ninguém ficou ferido.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas