Menu

Vereador Fábio Araújo é alvo de Operação da PF que investiga irregularidade em licitação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O vereador de Rio Branco, Fábio Araújo (PDT), é um dos nove alvos da Operação Contágio, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, 25. A ação ocorre simultaneamente na capital do Acre e nas cidades de Plácido de Castro, Xapuri e Abadia, no interior do Estado de Goiás. A ação investiga irregularidades em licitações ocorridas no primeiro semestre do ano de 2020, no município de Plácido de Castro/AC, antiga gestão do PSDB, liderada pelo ex-prefeito Gedeon Barros. As investigações se deram de forma conjunta com o Tribunal de Contas da União. Ainda não se sabe qual o envolvimento do parlamentar da capital no suposto esquema. O pedetista foi eleito vereador de Rio Branco em novembro do ano passado com 2.086 votos.


Agentes da Polícia Federal estão desde as primeiras horas da manhã realizando uma busca e apreensão na residência do vereador localizada na Rua Pio XII, no bairro Abraão Alab.

Publicidade

De acordo com a PF, um dos contratos investigados possuía um valor de R$ 512 mil e visava a compra de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para profissionais da saúde, que atuavam no combate à pandemia causada pela Covid-19. Segundo apurado até o momento, o suposto grupo criminoso se valeu da flexibilização das regras de contratações criadas pela Lei n. 13.979/2020, para efetuar a assinatura do contrato em questão.


A investigação da PF apontou ainda que a maioria das empresas consideradas como fornecedoras possuía vários indícios de serem empresas fictícias, comumente conhecidas como “empresas de fachada”, não possuindo sequer sede administrativa e funcionários. A polícia identificou que o grupo criminoso atuou com a participação dos sócios das empresas e de funcionários públicos, inclusive um ex-secretário municipal, identificado como João Lessa, que deveria ser o responsável por prezar pela lisura do procedimento de contratação.



Outro ponto que chamou a atenção dos investigadores, foi o fato de que uma das proprietárias das empresas investigadas recebeu Auxílio Emergencial, no valor de R$ 600, em data próxima a que apresentava proposta orçamentária de mais de meio milhão de reais.


Aproximadamente 40 Policiais Federais cumprem, na data de hoje, 09 Mandados de Busca e Apreensão nas cidades de Rio Branco/AC, Plácido de Castro/AC, Xapuri/AC e Abadia de Goiás/GO.


O nome da Operação Contágio faz referência ao fato de que o objeto de contrato investigado é justamente a compra de materiais EPI’s, que visam evitar que profissionais de saúde sejam contagiados pelo vírus da  Covid-19


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido