Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com
Divulgado nesta terça-feira (23) o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades é liderado por uma pequena cidade do interior de São Paulo, Morungaba. A única cidade do Acre citada pelo IDSC é Rio Branco, na 420ª posição. A capital do Acre obteve 53,56 pontos segundo os critérios do ranking.
O IDSC é uma ferramenta lançada para estimular e monitorar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em 770 municípios. Nesta edição, evidencia vários desafios para atingir os objetivos, principalmente em temas como saúde, educação, desigualdade e justiça social preconizados pelas Nações Unidas.
As cidades estão classificadas pela pontuação geral, que mede o progresso total para o cumprimento de todos os 17 ODS. A pontuação varia de zero a 100, sendo que 100 é o limite máximo e indica um desempenho ótimo no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Ao todo, foram utilizados 88 indicadores de gestão relacionados aos diversos temas abordados pelos 17 ODS. O levantamento dos dados foi realizado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), e a iniciativa também conta com o apoio do Projeto CITinova.