Conecte-se agora

Galvez pode jogar partida contra o Atlético Goianiense fora do Acre por causa de decreto

Publicado

em

Foto: Manoel Façanha

A permanência do Acre na bandeira vermelha da pandemia da Covid-19 e a proibição da volta do futebol pode fazer com que o Galvez, um dos representantes do Acre na Copa do Brasil, jogue sua partida em outro estado do país.

Pela tabela da competição, o Imperador estreia na competição na próxima quarta-feira, 17, contra o Atlético Goianiense. Pela definição dos critérios da Copa do Brasil, as rodadas iniciais acontecem em jogo único e o time menor classificado no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem o direito de decidir a classificação em casa.

A diretoria do Galvez fez um pedido ao Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 para que a partida seja permitida. Em caso de negativa, o clube vai pedir à CBF para que o jogo seja realizado em outro estado.

Além do time principal, o Galvez deveria enfrentar o Londrina do Paraná, na próxima segunda-feira, 15, pela Copa do Brasil Sub-20.

Cotidiano

Mailza visita Policlínica Barral y Barral e reforça recomendações contra covid-19

Publicado

em

A senadora Mailza Gomes esteve na manhã desta terça-feira, 18, na Policlínica Barral y Barral, em Rio Branco, onde foi recebida pelo diretor da unidade de saúde, Jorge Pimenta. Pimenta destacou à senadora que a policlínica não é unidade de referência para a Covid-19, mas como realiza atendimentos para síndrome gripal e vacinação contra o novo coronavírus, tem atendido mil pacientes por dia, agora em janeiro.

“As URAP’s Maria Barroso (Baixada da Sobral) e Cláudia Vitorino (Taquari) são indicadas para pacientes com sintomas de gripe, com funcionamento até as 22 horas e farmácias para entrega de medicamentos, mas aqui na Policlínica observamos o aumento de pessoas para fazer o exame para Covid, além da vacinação”, explicou Jorge.

Durante a visita ao Barral, a senadora acompanhou o trabalho desenvolvido no sistema de telessaúde do município.

“Parabenizo estes profissionais que estão realizando importante trabalho durante esta pandemia. Em dezembro fui infectada pelo coronavírus, atendida pelo SUS e vi de perto a dedicação de todos com esta doença que tanta tristeza tem provocado em nossa população”, disse Mailza.

Mailza destacou ainda a importância dos cuidados com higiene, uso de máscara e vacinação. “É muito importante que todos mantenham e reforcem seus cuidados com higienização das mãos, uso constante das máscaras e estar com a vacinação em dia”, recomendou a senadora.

Ações da senadora no combate ao Covid-19 no Acre

Em 2021 a senadora Mailza conseguiu a liberação de R$ 21,4 milhões em emendas extraparlamentares, para todos os munícipios do Acre, que foram investidos em hospitais com atendimento a pacientes com a Covid-19.

Além das emendas, Mailza também conseguiu junto à Vivo e Santander respiradores para o Acre e na Coca-Cola do Brasil, doação de cinco mil frascos de álcool em gel. E viabilizou junto ao Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) doação de 650 mil reais para o Hospital Santa Juliana, para a instalação de 5 leitos de UTI com respiradores.

Junto à Fundação Itaú Unibanco por meio do projeto Todos Pela Saúde, também conseguiu uma parceria público-privada do Banco Itaú e Hospital Sírio-Libanês e encaminhou nove respiradores e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o Acre.

Continuar lendo

Cotidiano

Às vésperas de procissão, Xapuri registra 18 novos casos de Covid-19, diz Secretaria

Publicado

em

A três dias do ponto alto da Festa de São Sebastião, quando a cidade costuma receber milhares de visitantes, a Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri divulgou nesta segunda-feira (17) um boletim com a confirmação de mais 18 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número registrado desde o ano passado.

Por conta da bandeira amarela estabelecida pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, cujo nível da classificação representa Atenção, mas que permite o funcionamento de várias atividades, Igreja Católica e Prefeitura decidiram realizar normalmente a programação do 120º novenário do padroeiro da cidade, em meio a críticas.

Para o prefeito Bira Vasconcelos, o evento é uma tradição e garante a renovação da fé dos fiéis e já faz parte da cultura xapuriense. “Manter a tradição da festa é preservar a fé das pessoas, principalmente nesse momento de pandemia, em que muitos perderam seus familiares e encontram na fé o sentido para seguir em frente”, ele disse.

Neste momento, Xapuri passa a ter 33 pessoas monitoradas pelas equipes de saúde do município. Dois exames enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública de Rio Branco (Lacen) aguardam resultado. O município passou a ter 3.263 casos positivos desde o começo da pandemia, com 30 mortes causadas pela doença.

Continuar lendo

Cotidiano

OAB do Acre alerta para ilegalidade de deixar a população 100% sem ônibus em Rio Branco

Publicado

em

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Acre alertou prefeitura, sindicatos e demais envolvidos com a questão do transporte coletivo acerca da ilegalidade de deixar a população de Rio Branco totalmente sem esse serviço.

A OAB lembra que o transporte coletivo é serviço essencial e não pode ser 100% paralisado. “A paralisação total desses serviços descumpre a legislação vigente, haja vista que o Transporte Coletivo é serviço ou atividade essencial, conforme expresso no art. 10, inciso V, da Lei nº 7.783/89, sendo assegurado, portanto, que nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a paralisação, a prestação dos serviços indispensáveis”, alerta a Ordem.

Rio Branco sofre com a falta de transporte coletivo desde o domingo (16) quando as empresas retiraram os ônibus das ruas alegando falta de dinheiro para abastecer os veículos.

A prefeitura assumiu o controle das operações e anunciou que uma empresa de outro Estado em breve estará com seus ônibus circulando por Rio Branco.

Continuar lendo

Cotidiano

Governo cria Centro de Informações de Vigilância no Juruá, Tarauacá e Envira

Publicado

em

O governo publicou no Diário Oficial desta terça-feira, 18, a criação do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da Regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira do – CIEVS REGIONAL Cruzeiro do Sul.

O CIEVS tem papel importante no registro e na percepção de mudanças importantes no padrão de ocorrências das doenças infecciosas e agravos, bem como a ocorrência do elevado número de agravos inusitados, situações de emergências epidemiológicas de natureza infecciosa, catástrofes e outras, com consequente irrupção de surtos e epidemias causados por inúmeros agentes de natureza tóxica, infecciosa ou desconhecida.

Cabe ao CIEVS, planejar e organizar as ações de contenção e controle, estruturar e delegar equipes de apoio e de campo nos eventos emergenciais, monitorar os eventos e o pós – eventos, realizar Epidemiologia de campo para eventuais emergências de saúde pública e realizar parcerias interinstitucionais que atuem em situações emergências, ex: SAMU, Defesa Civil, Brigadas, entre outros.

O CIEVS Regional Cruzeiro do Sul deverá funcionar 24 horas diárias, em todos os dias da semana. Nos períodos fora de funcionamento regular (noturno, final de semana e feriados) funcionará em regime de sobreaviso.

A composição do CIEVS Regional Cruzeiro do Sul está estruturada em seu eixo principal, contendo a Sala de Situação, instalada em espaço físico próprio, com equipamentos, suporte logístico e equipe técnica para atendimento oportuno às emergências.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Content is protected !!