Menu

Nível do Rio Acre volta a baixar e desabrigados voltam para casa

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Rio Acre continua apresentando vazante na capital acreana pondo fim na enchente que desabrigou centenas de famílias em mais de 20 bairros de Rio Branco. Na manhã deste sábado, 6, a medição aponta 10,12 metros. O nível é considerado normal para esta época de inverno amazônico e está mais de três metros abaixo da cota de alerta que é de 13,50 metros.


Com a estabilização do rio em baixa, finalmente começa o processo tão esperado pelas 77 famílias que estão abrigadas em escolas, aluguel social e Parque de Exposições. A Defesa Civil de Rio Branco já deu início ao planejamento da operação de volta para casa dessas famílias.

Publicidade

A previsão é que ao longo da próxima semana seja dado início e possa se concluir o retorno de cerca de 240 pessoas que foram obrigadas a deixar suas residências. O momento é de alívio e preocupação ao mesmo tempo. As famílias que tiverem autorização para voltar para suas casas precisam redobrar a atenção na limpeza de seus imóveis. No pós enchente é comum o aparecimento de doenças como micoses, leptospirose, diarreias e febre tifóide, por exemplo.


“Já iniciamos o planejamento do retorno dessas famílias para suas casas. Acredito que ao longo da semana possamos iniciar com segurança esse momento tão aguardado por todos”, afirma Major Falcão, coordenador da Defesa Civil em Rio Branco.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido