Menu

Bira diz que 1ª infecção pelo coronavírus não foi confirmada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ubiracy Vasconcelos, prefeito de Xapuri, informou na última quinta-feira, 4, que foi diagnosticado com Covid-19. No ano passado, Bira, como é mais conhecido, havia feito um teste rápido com resultado positivo, segundo a sua assessoria, o que indicaria que o atual teste positivo seria o segundo, segundo informou o ac24horas.


Nessa sexta-feira, 5, no entanto, o prefeito explicou que o primeiro teste realizado pode ter sido um falso positivo, uma vez que exames posteriores não demonstraram a presença de anticorpos para o novo coronavírus. Naquela ocasião, Vasconcelos teve leves sintomas de gripe.

Publicidade

No diagnóstico atual, o exame realizado foi o RT-PCR, que indica a presença de vírus ativo no organismo, em caso positivo. O teste rápido, segundo explicação dos profissionais de saúde, não indica a presença de vírus, mas apenas dos anticorpos produzidos pelo sistema imunológico.


O prefeito disse que considera importante esclarecer a situação, pois os casos de reinfecção relacionados ao novo coronavírus ainda são um tema tratado ainda com muito cuidado pelos médicos e cientistas que lidam com a pandemia.


Bira Vasconcelos tem sintomas moderados da doença e está em tratamento domiciliar. Porém, exames realizados em Rio Branco mostraram pequeno comprometimento pulmonar. A primeira-dama do município, Dayana Vasconcelos, e a filha do casal, Gabriela, tiveram resultado negativo para o vírus.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido