Deputados visitam hospitais no Juruá em missão contra a Covid-19

Em mais um dia de agenda pelo interior do estado, a Comissão de Acompanhamento das Ações de Enfrentamento da Covid-19 da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) conheceu de perto a situação dos hospitais que estão recebendo os pacientes contaminados pela pandemia do novo coronavírus.
Os deputados Daniel Zen (PT), Cadmiel Bonfim (PSDB), Gerlen Diniz (Progressistas), Neném Almeida, Marcos Cavalcante (PTB) e Roberto Duarte (MDB) estiveram durante a quinta-feira, 4, nos hospitais dos municípios de Cruzeiro do Sul e Feijó.
Duarte, que é o presidente da comissão, afirmou que a maior reivindicação das direções das unidades de saúde já visitadas é a falta de pessoal. “Médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Essa carência de profissionais é a principal reclamação. Aqui no Hospital do Juruá, podemos observar tanto na clínica médica, como na UTI, muitos pacientes internados e precisamos pedir o apoio da população para que usem máscaras e não se aglomerem, já que o sistema de saúde está colapsando e a situação pode piorar ainda mais”, afirma o parlamentar.
O progressista Gerlen Diniz também ressaltou a necessidade da contração de novos profissionais. “ A grande queixa é em relação a recursos humanos. Precisamos o quanto antes fazer a contratação de profissionais para darmos assistência à nossa população acometida por essa doença”, afirmou.
O relator da Comissão é o deputado Cadmiel Bonfim (PSDB) que reiterou que o saldo da comissão será a entrega de um relatório com análise dos deputados. “Assim que voltarmos para Rio Branco vamos fechar esse relatório para ajudar o governo no combate à Covid-19. Um dos maiores problemas é a falta de UTI, em Cruzeiro do Sul, que recebe pacientes de toda essa regional, os 20 leitos estão ocupados”, afirmou.
A agenda da Comissão da Aleac termina nesta sexta-feira, 5, com visitas aos hospitais de Manoel Urbano e Sena Madureira.

Um agente comunitário de saúde do município de Porto Walter e trabalhador rural, identificado como Manoel Borges da Silva, conhecido por Dui, morreu na tarde desta terça-feira, 21, em um acidente em uma casa de farinha localizada na sua propriedade.
Segundo familiares, Manoel e a esposa estavam fazendo farinha no local quando ele foi atingido por uma peça do equipamento de cevar a mandioca. Momentos antes, ele havia pedido à mulher para se afastar enquanto manipulava o equipamento.
De acordo com informações da esposa de Manoel foi tudo muito rápido e ela já o viu caindo no chão. O trabalhador morreu cerca de cinco minutos depois de ser atingido na barriga pela peça que se desprendeu da engrenagem.
O corpo do agente comunitário de saúde será enterrado nesta quarta-feira, 22, em Porto Walter.

Os servidores da saúde municipal de Cruzeiro do Sul, que estavam em greve desde o dia 31 de maio, suspenderam o movimento e retomaram o trabalho nesta quarta-feira, 22. A decisão, deliberada em assembleia, foi tomada depois que a prefeitura ofereceu 5% de reajuste salarial para a categoria como forma de recuperação das perdas salariais dos últimos dois anos.
O acordo foi firmado entre os representantes sindicais das categorias de enfermeiros, técnicos, agentes de endemias, do Sindicatos dos Trabalhadores da Saúde (Sintesac), com a secretária Valéria Lima, em reunião na sede do Conselho Municipal de Saúde.
“Logo depois da reunião com a secretária de Saúde nós fizemos uma assembleia no Sintesac e deliberamos voltar ao trabalho já amanhã” , contou Alcione Borges, que representa os enfermeiros.
Segundo a secretária Valéria Lima, o reajuste linear de 5% é o que a gestão pode oferecer agora sem ultrapassar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Quanto ao adicional de insalubridade, outra exigência dos sindicatos, a secretária informou que a prefeitura já solicitou um laudo técnico para determinar a possibilidade de inclusão de um adicional ao salário dos servidores. Ela assegurou ainda que a prefeitura está promovendo a atualização das letras conforme o previsto no Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR), e a construção de um plano de carreira para as categorias que ainda não possuem.
“O prefeito Zequinha Lima reconhece a importância do trabalho dos servidores da saúde e de quanto são merecidos os aumentos salariais. Contudo, existem limitações no orçamento que devem ser consideradas pela gestão. O importante é o constante diálogo entre a gestão e os trabalhadores”, disse a gestora da saúde.

Agledson da Silva, conhecido como “Veio”, é acusado de roubar o boi de um padre morador do município de Mâncio Lima. O caso aconteceu no último sábado, 18, e o suspeito foi preso pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira, 21.
Segundo a polícia, o homem já havia vendido grande parte da carne do animal e alguns quilos ainda estavam em um freezer de sua casa. De acordo com o delegado José Obetânio, o acusado já tem dois mandados de prisão por tráfico de drogas e agora vai responder pelo roubo do boi do padre.
“Essa é a segunda vez que roubam gado da fazenda do padre, que fica próxima ao Bairro da Cobal. Nas duas vezes, prendemos os autores”, relatou o delegado.
Também nesta terça-feira, a Polícia Civil prendeu F.A. C, de 20 Anos, acusado de tráfico de drogas e organização criminosa em Mâncio Lima.

A prefeitura de Porto Walter começou nesta terça-feira, 21, a pagar o salário de junho para os servidores públicos, além da primeira parcela do 13º salário e o retroativo de janeiro aos professores referente ao reajuste de 33,24% do Piso Nacional do Magistério. Os pagamentos se entendem até o dia 24, sexta-feira.
O prefeito César Andrade diz que a medida, que beneficia os servidores e aquece o comércio, é um presente pelo aniversário de 30 anos de emancipação política do município, que será comemorado neste sábado, 25.
“Pagar em dia os salários, direitos e conquistas dos servidores é obrigação do gestor e é melhor ainda, no aniversário da cidade, onde o comércio lucra e os servidores movimentam a economia. Estou cumprindo minhas obrigações e espero que Porto Walter tenha muitos anos de desenvolvimento e geração de emprego e renda para quem precisa”, concluiu o gestor.
A servidora Queila Silva afirma que é possível se programar contando com os pagamentos sempre no meio do mês e a antecipação do 13° salário. “Nos últimos anos tivemos o 13º antecipado e pagamento antecipado. Estamos falando de responsabilidade e de novas oportunidades”.
Calendário:
Dia 21/06/2022: Terça-feira, a prefeitura paga: Conselheiros Tutelares; Gabinete do prefeito; Gabinete do vice-prefeito; Procuradoria Jurídica; Sec. de Administração; Sec. de Agricultura; Sec. de Assistência Social; Sec. de Finanças; Sec. de Meio Ambiente; Sec. de Obras e Sec. de Planejamento;
Dia 22/06/2022: Quarta-feira: Secretaria de Educação; Professores Efetivos(será pago o Salário e o Retroativo referente ao mês de janeiro de 2022 obedecendo ao novo Piso Nacional); Professores Provisórios; Funcionários de Apoio (efetivos e provisórios) e Catraieiros.
Dia 23/06/2022: Quinta-feira: Secretaria de Saúde; Efetivos, provisórios e cargos comissionados; Agentes Comunitários de Saúde; Agentes de Combate à Endemias; Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem.
Dia 24/06/2022: Sexta-feira: Adiantamento referente a 1ª parcela do 13° salário para todos os funcionários do quadro efetivo e comissionado.
-
Destaque 4
Acusado de jogar namorada do carro sai da prisão e deve casar com denunciante no Acre
-
ASSISTA AO VÍDEO
Mulher acusa cirurgião dentista de agressão no Seringal Bier
-
Destaque 4
Com 65 bairros afetados, Rio Branco só deve normalizar abastecimento de água no domingo
-
Destaque 4
Duas apostas de Rio Branco acertam a quina da Mega Sena e vão levar mais de R$ 400 mil
-
Destaque 7
Léo de Brito é registrado no TSE como negro e pode obter maior fatia do Fundão do PT
-
DEU RUIM
Homem com garrafa introduzida no ânus vai parar no Pronto-Socorro de Rio Branco
-
Extra Total
Deputados mudam Constituição, efetivam servidores provisórios do ISE e caso deve parar nos Tribunais
-
Acre 01
Ginecologista Thaysa Vilela fala sobre cirurgia intima: “realizo 3 ou 4 por semana”