Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre tem 246 notificações por efeitos adversos da vacina de Covid-19

Estado garante que efeitos são normais, como os que ocorrem em qualquer outro tipo de vacina

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Comitê de Eventos Adversos da Vacina de Covid-19 do Acre se reuniu com a imprensa na manhã desta terça-feira, 2, para apresentar os dados colhidos durante as primeiras semanas de imunização da população contra o novo coronavírus. Até agora, o Estado possui 246 notificações de casos que geraram alguma manifestação após a vacina. Contudo, o grupo deixa claro que na maioria, em 95% já era uma manifestação esperada, como dor de cabeça e febre baixa.


“Teremos daqui pra frente muitos casos de pessoas contaminadas com Covid-19. Por isso é preciso continuar seguindo os cuidados para evitar contaminação. A vacina é mais uma estratégia de prevenção da doença muito importante. Mesmo vacinada, a pessoa poderá sim ser acometida pela Covid, mas com manifestações mais brandas”, afirma o Comitê.

Anúncios


Os profissionais de saúde deixam claro que não só a vacina de Covid-19, mas todas as outras salvam vidas. “Mesmo com a possibilidade do surto [de covid] no Lar Vicentino, não tivemos casos mais graves por conta da vacinação. Então, temos que continuar vacinando”, asseguram.


O médico infectologista Osvaldo Leal, que integra o grupo, salientou que o trabalho visa levar a tranquilidade que a população precisa para seguir com a vacinação. “São análises de situações que a gente está fazendo agora. O Comitê está atento e analisando os efeitos. São 246 notificações, maioria de efeitos locais, que acontecem em todas as vacinações”, destaca.


Segundo Leal, 246 notificações, apenas 4 estão com atendimento mais intenso, mas sem nenhum problema que comprometa a vida do imunizado. “Mais de 23 mil doses, só 246 notificações por reações leves e 4 atendimentos presenciais. Isso assegura a segurança das vacinas dadas no Acre. Vamos continuar avaliando todas as situações. Vacinas são seguras e eficazes”, concluiu.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido