Menu

Pesquisar
Close this search box.

“A ideia é evitar uma carnificina”, diz Frank sobre consórcio de vacinas

Secretário informou que todos os municípios que estão no consórcio da vacina vão pagar o mesmo preço pelo imunizante

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (2), o secretário municipal de saúde Frank Lima, falou acerca da adesão ao consórcio para compra de vacinas contra a Covid-19, que já recebeu mais de 100 adesões de cidade.


O anúncio veio um dia depois do primeiro dia para manifestação de interesse por parte dos prefeitos. Nas redes sociais, vereadores da capital acreana criticaram a proximidade do encerramento do prazo para que os municípios possam aderir ao consórcio, que é nesta sexta-feira (5), sem que o município tenha se manifestado.

Anúncios


Com isso, os municípios terão 15 dias para aprovar um projeto de lei nas Câmaras Municipais que autorizam a adesão ao consórcio público. Não há nenhum custo ao município para a adesão ao consórcio e só após a constituição legal, com a criação de um CNPJ e a escolha de diretoria, o consórcio estaria apto a fazer a compra de vacinas.


“Iremos enviar esse pedido à Câmara de Vereadores para entrar nesse consórcio de vacina. Como é algo novo, todas as possibilidades que a gente tem no gasto de recursos públicos é necessário ter autorização da Câmara de Rio Branco. A ideia é que fazendo um consórcio a gente não ia pra carnificina de quem tem mais compra mais barato e que tem menos vai pro final da fila. Quando se faz o consórcio, todos terão direitos iguais, como o Ministério da Saúde faz hoje com uma distribuição quantitativa aos Estados. O preço no consórcio será igual para todos”, afirmou.


O movimento é liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a previsão é que a associação seja constituída, legalmente, até 22 de março para, depois disso, possa atuar na aquisição de imunizantes.


Em outro trecho, o secretário comemorou os números dos três dias de vacinação em Rio Branco, ao total de 5.800 doses aplicadas. “É um público aberto e não é demérito nenhum adequar o Plano Nacional de Imunização (PNI) já que as doses são do Ministério da Saúde”, ressaltou.


Em outro ponto, Frank Lima afirmou que ocorrerá nas próximas semanas processo seletivo para contratar profissionais para reforçar as equipes de vacinação. Segundo o gestor, a ideia é abrir mais pontos de drive-thru na Ufac, Uninorte e Sest Senat assim que tiver doses suficientes para imunização em massa na capital.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido