A pandemia do novo coronavírus fez muitos passageiros cancelarem ou adiarem passagens aéreas. Houve uma queda de 91% da demanda de voos domésticos em maio deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil.
Com o cenário crítico do país e de outros países, voar se tornou algo que exige muito cuidado. Depois de cerca de um mês, alguns aeroportos do Brasil, voltaram com as atividades.
O aeroporto de Congonhas, localizado em São Paulo, teve a retomada no fim de maio. No entanto, as companhias ainda estão sob o efeito do novo coronavírus, com menos viagens. Para tentar conter a transmissão e acompanhar o retorno dos passageiros, as empresas planejam uma retomada lenta.
Confira os destinos dos voos das companhias em Congonhas:
Azul
A companhia aérea Azul planeja ter até 168 voos por dia em junho. Passageiros que compraram passagens milhas poderão embarcar se o destino for:
Rio de Janeiro;
Belo Horizonte (MG);
Recife (PE);
Cuiabá (MT).
Gol
Já a Gol planeja ter 100 voos por dia. As viagens em junho estão destinadas às pessoas que compraram passagens imperdíveis para:
Florianópolis (SC);
Navegantes (SC);
Salvador (BA);
Recife (PE);
Belo Horizonte (MG);
Curitiba (PR);
Porto Alegre (RS).
Latam
A Latam, outra grande empresa do ramo de viagens e passagem aérea, divulgou que fará 74 rotas nacionais. Confira os destinos:
Belo Horizonte (MG);
Chapecó (SC);
Curitiba (PR);
Joinville (SC);
Porto Alegre (RS);
Ribeirão Preto (SP);
Salvador (BA);
São José do Rio Preto (SP);
Aeroporto Santos Dumont (RJ).
Higienização
Comprar passagens aéreas, ir ao aeroporto e embarcar no avião terão algumas mudanças, como redobrar a higienização. Na metade de junho, o Aeroporto de Congonhas foi desinfetado por 40 militares do 1ºBatalhão de Defesa Química, Radiológica e Nuclear. A limpeza cuidadosa é necessária para evitar a transmissão do novo coronavírus.
Viagens internacionais
Pessoas que compraram passagem barata em sites como 123 milhas e precisam se deslocar entre o Brasil e outro país também encontram dificuldades no contexto da pandemia. Muitas companhias aéreas deixaram de voar para o nosso país, mas algumas vêm retomando as atividades.
A empresa Aerolíneas da Argentina, por exemplo, havia suspendido as viagens para o Brasil, mas anunciou o retorno em 1º de julho. A Aeromexico também divulgou a volta dos voos entre São Paulo e cidade do México a partir da mesma data.
Já a Air Canada irá retomar as viagens entre São Paulo e Toronto em 25 de junho. A empresa aérea Air Europa também havia cortado as rotas, mas marcou a volta da ligação em 1º de julho. Vale lembrar que se você precisa comprar passagens promocionais para viajar para o exterior neste período, é importante conferir as informações oficiais e com mais detalhes nos sites das companhias.