Menu

Peru prorroga fechamento da fronteira e pode agravar crise

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governo peruano anunciou por meio do presidente Francisco Rafael que irá prorrogar o Decreto de Emergência Sanitária a partir do dia 7 de marco, aumentando em mais 180 dias (seis meses) o fechamento das fronteiras deve agravar ainda mais a crise instalada no município de Assis Brasil, desta vez, por conta de centenas de caminhoneiros impedidos de atravessar a fronteira pelo fechamento da ponte binacional e, ainda, a presença de imigrantes na região.

Na manhã desta segunda-feira, 1º, os imigrantes foram para frente da prefeitura de Brasileia exigir uma posição da justiça brasileira. O prazo para que o Ministério Público Federal se manifestasse sobre o litígio terminou às 19h do último sábado (27).

Anúncio

Documentos anexados ao processo que corre na 2ª Vara da Justiça Federal do Acre, mostram que pelo menos 8 ministérios estão envolvidos na tentativa diplomática de resolver a crise. O juiz, Herley da Luz Brasil deve decidir ainda hoje sobre o desbloqueio ou não da ponte.

Antes de decidir, o juiz federal entendeu que “o caso se refere a litígio coletivo que envolve situação delicada, em razão da vulnerabilidade social e econômica de imigrantes e do momento histórico da pandemia da Covid-19”.

Centenas de caminhões, a maioria com combustível, estão impedidos de passar na ponte. Bolívia é o país mais afetado com o bloqueio do transporte e pode viver uma situação de desabastecimento.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.