Final de semana contabiliza 8 mortos por Covid-19 em Cruzeiro do Sul

De acordo com o boletim epidemiológico diário do Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul, oito pessoas morreram de Covid-19 neste final de semana. Nesta segunda-feira, 22, a unidade hospitalar tem 72 pacientes internados em leitos clínicos e 18 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Entre os pacientes internados, estão moradores de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Tarauacá, Marechal Thaumaturgo e Ipixuna, no Amazonas.
Nesse último final de semana, ocorreram 25 altas hospitalares na unidade e 3 transferências internas foram feitas.

O agricultor aposentado José Cardoso da Silva, 81 anos, conhecido como Zé Gonzaga, morreu na noite dessa quinta-feira, 25, na clínica do Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul, após ficar internado com infecção do novo coronavírus. Ele também estava diagnosticado com dengue e tinha outras comorbidades.
O idoso foi internado na última terça-feira. Seu neto, Caio Campos, conta que o avô era flamenguista fanático e pouco antes de morrer soube da vitória do time no Campeonato Brasileiro e ficou feliz. “Ele estava ansioso que chegasse o último jogo do Flamengo para ver ele sendo campeão. Quando o meu tio falou que o Flamengo ganhou, logo após, ele morreu. Morreu sabendo que o seu time foi campeão”, relata Caio, destacando que o avô estava aparentemente bem e tinha muita fé que ficaria curado.
“Ele era nervoso, mas tinha muita fé. Quando íamos saindo do hospital de campanha, na quarta, ele olhou para minha mãe com os olhos cheios de lágrimas e essa foi a última vez que o vi”, conta o neto emocionado, que faz um apelo às pessoas sobre a necessidade das regras sanitárias e de distanciamento.
“Vidas importam. Muitos só darão importância à prevenção, evitando aglomerações, quando a vítima for um ente querido. A covid não é brincadeira, e todos são responsáveis pela saúde dos seus familiares. As pessoas podem estar sendo os transmissores dentro da sua casa”, desabafa. Seu Zé Gonzaga deixa 11 filhos, 16 netos e 10 bisnetos.
Hospital de Campanha
A única morte registrada nas últimas 24 horas no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul foi do aposentado Zé Gonzaga. Na unidade hospitalar há um total de 83 pacientes internados, sendo 63 na clínica e 20 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os pacientes da UTI são de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Ipixuna (no Amazonas), Tarauacá, Santa Rosa do Purus, e Marechal Thaumaturgo. Nas últimas 24 horas foram dadas 4 altas hospitalares e feitas 2 transferência para a clínica médica.

Cruzeiro do Sul já recebeu R$ 3,1 milhões do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, para execução das ações de assistência às famílias atingidas pela enchente do Rio Juruá e para o período pós vazante. A informação é do prefeito Zequinha Lima, que está em Brasília reunido com o secretário nacional da Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.
O gestor exaltou o fato de Cruzeiro do Sul ser a primeira cidade do Acre a ter os recursos liberados. Zequinha conta que durante a visita ao gabinete do secretário nacional, conseguiu adequar o projeto às reais necessidades de Cruzeiro do Sul, conseguindo a liberação mais rapidamente do recurso. “Fizemos alguns ajustes de acordo com a nossa realidade e se precisar de mais ajuda certamente iremos procurar. Vamos honrar para que esses recursos cheguem em quem realmente precisa”, pontuou o prefeito.
O secretário nacional, Coronel Alexandre Lucas, que esteve em Cruzeiro do Sul, parabenizou o empenho da gestão. “Estamos felizes por hoje liberar os recursos para as ações de assistência humanitária em Cruzeiro do Sul. Agradeço a visita do prefeito, o que possibilitou os ajustes para realmente empregar os recursos conforme a necessidade da cidade. O prefeito está de parabéns por essa atitude, e estamos à disposição”, concluiu o militar.
A enchente do Rio Juruá atingiu cerca de 40 mil pessoas . Depois de alcançar a marca histórica de 14.36 metros o manancial está com 13.74 nesta quinta feira, 25, mas as famílias que estão nos abrigos públicos só deverão voltar para casa quando o rio estiver com 11 metros.

Na segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul, também foi grande a aglomeração e a falta de respeito às regras sanitárias e de distanciamento durante a comemoração pelo título do Flamengo no Brasileirão.
Houve carreata e em seguida uma grande concentração de pessoas na frente da Igreja Nossa Senhora da Glória, no Centro da cidade, onde havia muita gente sem máscara.
Nesta quinta-feira, 26, havia 84 pacientes com Covid-19 internados no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul, dos quais 19 estavam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e houve também uma morte.

O menino Arthur, que mora na periferia de Cruzeiro do Sul, comemorou o aniversário de 6 anos nesta quinta-feira, 25, com a família, no quartel da Polícia Militar do município, com direito a bolo e presente, garantidos pelo comando.
A mãe da criança, Glória Silva, escreveu uma carta ao comando do 6° Batalhão contando que não teria como fazer uma festa de aniversário para o garoto, que é grande fã da corporação e sonha em ser policial e falava em conhecer o quartel.
O comandante, tenente-coronel Evandro Bezerra, providenciou presente e bolo para Arthur, uma quantia em dinheiro e um sacolão para a família, já que os pais do aniversariante estão desempregados e a mãe, que faz tratamento de diabetes, está grávida novamente. Ele ressaltou a importância de dar atenção às crianças e mostrar a elas a importância da Polícia Militar para a sociedade.
“São momentos como esses que nos lembram o que é importante na vida. Ver o sorriso do menino Arthur só nos faz entender que estamos no caminho certo”, citou o militar.
-
TRAGÉDIA NA BR
Comerciante e desportista Ismael da Farinha, morre vítima de acidente
-
Destaque 6
Acordo põe Supermercados e lojas de material de construção fechados nos finais de semana
-
MEDIDA EXTREMA
Gladson estuda flexibilizar comércio de segunda a sexta e lockdown aos sábados e domingo
-
TUDO IGUAL
Acre segue no vermelho com tendência de piora, diz Comitê
-
Acre
Ex-servidor do Idaf que legalizava furtos de gados é preso no Acre
-
À BEIRA DO CAOS
“Pandemia avança e teremos momentos difíceis”, diz Comitê
-
SOBRE RACHADINHAS
Bolsonaro se irrita com pergunta e encerra coletiva no Acre
-
OPORTUNIDADE
Energisa oferece mais de 200 vagas de emprego no primeiro semestre de 2021 no Acre