Menu

Após vazante, imagens mostram “cenário de guerra” em Tarauacá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Imagens enviadas ao ac24horas pelo fotógrafo Jardy Lopes, na manhã desta segunda-feira, 22, mostram o estrago provocado pelo transbordamento do Rio Tarauacá, interior do Acre. Nas imagens, é possível constatar diversos balseiros em frente à casa de moradores, além do deterioramento das vias públicas.


A Prefeitura de Tarauacá lançou uma frente na qual trabalhadores da Secretaria Municipal de Obras realizam a limpeza e remoção de sedimentos arrastados pelas cheias dos rios Tarauacá e Muru, mas o prejuízo causado pelo transbordamento foi enorme.

Publicidade


Os trabalhos de limpeza começaram ainda no domingo, 21, com a retirada de entulhos, após o Rio registrar a marca de 9,20 metros.


Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Acre, o Rio Tarauacá se encontra em 9,70 metros na medição realizada na manhã desta segunda-feira (22), ou seja, apresentou um crescimento de 0,50 cm de domingo para esta segunda.


No sábado, 20, o manancial chegou a apresentar 11,05 metros. A cota de transbordamento é de 9,50 metros, ou seja, está 1,50 metro acima do nível máximo. A maior cota já registrada na cidade foi 11,93 metros, em 2014.



Segundo informações da Prefeitura de Tarauacá, o volume dos rios Tarauacá e Muru atingiu mais de 28 mil pessoas. A situação fez com que a prefeitura de Tarauacá decretasse situação de emergência, em decorrência da calamidade pública.


A prefeitura tem encaminhado às famílias atingidas para escolas com apoio logístico dos servidores municipais. No local é servido alimentação, remédios e material de higiene.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido