Menu

Rio Juruá atinge maior nível desde 2017

Foto: Ismael Medeiros
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Ismael Medeiros


Por volta das 16 horas desta quinta-feira, 18, o Rio Juruá alcançou os 14.27 metros, maior nível do manancial desde 2017, quando ocorreu  a cheia considerada histórica  atingindo 14,24 metros.  Na década de 1990, o maior volume de água alcançado foi de 14,18 metros.

Publicidade

A Defesa Civil não divulgou os dados desta quinta- feira com relação às famílias atingidas.  Até essa quarta, haviam 608 famílias desabrigadas pelas águas do Juruá em Cruzeiro do Sul, que foram levadas para a  casa de parentes, escolas públicas, igreja e aluguéis sociais.


Pessoas que estão com Covid-19 são abrigadas na Escola Gorazita Negreiros, no bairro Telégrafo. Os testes rápidos são feitos durante a retirada das pessoas das áreas atingidas pela cheia.


Nos municípios de Marechal Thaumaturgo,  Porto Walter e Rodrigues Alves, várias famílias também foram desabrigadas e recebem apoio das prefeituras com alojamento e alimentação.


Rio Môa invade a Rodovia AC-405

O Rio Môa transbordou e invadiu cerca de 300 metros da pista da Rodovia AC-405, que liga Mâncio Lima a Cruzeiro do Sul. Por enquanto, o tráfego de veículos segue normal, mas poderá ser interrompido caso o nível das águas continue subindo.



O chefe do Deracre no Juruá, Luciano Oliveira,  está monitorando a situação, mas afirma que na região não há pedra rachão, que poderia ser utilizada para elevar o nível da estrada. “Só em Rio Branco tem essa pedra, mas nós estamos monitorando a situação pra ver o que será possível fazer”, explica ele,  lembrando que a AC-405 já chegou a ser interditada por causa da cheia do Rio Môa. O Môa é um dos principais afluentes do Rio Juruá.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido