Na imigração ilegal, “coiote” é o agente que conduz os estrangeiros pelas áreas de fronteira, mediante pagamento de altos valores. Apenas nesta semana, enquanto se desenrola o drama dos imigrantes retidos na cidade de Assis Brasil, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) prendeu dois homens suspeitos dessa prática ilegal, qualificada como tráfico de seres humanos.
Na última segunda-feira, 15, o Gefron prendeu o primeiro suspeito de atuar como coiote no transporte de imigrantes do Brasil para o Peru. Com ele, que vinha de São Paulo acompanhando um grupo de 80 haitianos, apreendidos mais de R$ 60 mil em espécie, além de dólares americanos e soles peruanos. A prisão aconteceu na BR-317, que liga as cidades de Brasiléia e Assis Brasil.
Nesta quarta-feira, 17, o Grupo de Fronteira surpreendeu mais um suspeito. De nacionalidade peruana, o homem foi preso com 15.150 dólares, 222 reais e 140 soles peruanos, segundo a Assessoria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Setups). O delegado de Polícia Civil, Rêmulo Diniz, disse que o segundo suspeito adotou o mesmo modus operandi do primeiro.
“Ele veio em voo onde vários imigrantes chegaram do estado de São Paulo e não tem qualquer comprovação da origem do dinheiro. Praticamente todo o dinheiro era em moedas estrangeiras, o que necessita de um câmbio por órgãos oficiais aqui no país e ele não apresentou os documentos”, explicou o delegado que coordena o Gefron acreano.
Desde a semana passada, o Gefron vem realizando operações mais intensas na faixa de fronteira entre Assis Brasil e Iñapari, com o fim de coibir a ação de pessoas que atuam na travessia de estrangeiros entre os dois países. No último sábado, 12, os policiais encontraram cerca de quarenta estrangeiros se preparando para cruzar para o lado peruano com ajuda de atravessadores.
O Peru mantém suas fronteiras fechadas e proibiu a entrada de qualquer estrangeiro, alegando que as normas sanitárias do país, impedem a travessia de pessoas vindas do Brasil. Com isso, cerca de quatro centenas de imigrantes de 8 nacionalidades se encontram retidos em Assis Brasil, segundo as últimas informações da Secretaria de Assistência Social do município fronteiriço.
Rui Kennedy de Morais Araújo, de 18 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio…
O nome de Neymar ficou entre os assuntos mais comentados na tarde de Natal, quarta-feira,…
O último final de semana do ano deve ser de chuva em todo o país.…
As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia…
Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que 49% dos entrevistados disseram acreditar que,…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nesta quinta-feira (26) que…