Menu

Pesquisar
Close this search box.

Secretário diz que saúde tem capacidade de vacinar 15 mil pessoas por dia, mas falta vacina

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O secretário municipal de Saúde, Frank Lima, em entrevista à TV Acre, afirmou que Rio Branco tem capacidade de vacinar 15 mil habitantes por dia contra à covid-19. A declaração ocorreu nesta quarta-feira, 10, no início da vacinação em sistema drive-thru para idosos a partir de 90 anos, no estacionamento do antigo Detran, em frente ao 7º BEC.


Esta etapa irá englobar também as três unidades de saúde: Roney Meireles, Claudia Vitorino e Policlínica Barral y Barral.

Anúncios


O secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, afirmou também, que deverá chegar no decorrer deste final de semana mais doses da vacina, mas não estipulou um quantitativo. “Uma vez chegando a Sesacre iremos fazer a distribuição proporcionalmente aos 22 municípios do Acre”, afirmou.


Na entrevista, Frank afirmou que o baixo índice de vacinação depende dos olhos de quem analisa os números. Segundo ele, Rio Branco pode vacinar 15 mil pessoas por dia.


“Essa nova etapa me deixa emocionado. São pessoas idosas acima de 90 anos que estão recebendo a vacina. O que é rápido ou que é lento depende da ótica de quem ver. Hoje, eu tenho a capacidade instalada de vacinação para 15 mil vacinas/dia, mas eu não tenho recebido vacina do Ministério da Saúde. Na hora, que colocar vacina pra fazer vacinação em massa, a rede de saúde está pronta”, salientou Frank.


O horário de vacinação será das 8h às 17h, e para ser vacinado o idoso precisa apresentar documento oficial com foto e o número do CPF e claro ser acima de 90 anos. Se possuir, deve apresentar no lugar do CPF, o cartão do SUS. Quem tiver a carteira de vacinação também poderá apresentá-la para anotação, caso contrário, uma nova será entregue ao idoso vacinado.


Em outro trecho, Frank afirmou que a prefeitura de Rio Branco tem como meta até a próxima terça-feira, 16, vacinar todos os idosos acima de 80 anos acamados.


“Tem ao menos 350 acamados que estão recebendo vacinas em casa e isso não é rápido. São 350 ações domiciliares que temos que fazer e estamos com quatro equipes na rua fazendo essa ação. Nós colocamos como meta até a próxima terça-feira terminar de vacinar os idosos de 80 anos acamados”, afirmou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido