Menu

Pesquisar
Close this search box.

Saúde relata fatores que dificultam atualização em tempo real da vacinação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria de Saúde do Acre diz que vários fatores impedem a atualização em tempo real da vacinação contra a Covid-19. O maior volume de vacinas recebidas pelo Estado, relativas ao primeiro lote da Coronavac, veio destinada às populações indígenas. Ocorre que a atualização no sistema do Ministério da Saúde só é possível quando as equipes retornam das aldeias.


Além disso, mão existem salas de vacinação conectadas direto ao sistema do Ministério da Saúde, que criou uma plataforma exclusiva para o registro dos dados de imunização de todo o país.

Anúncios


Outro fator, diz a Sesacre, é que em algumas localidades, a instabilidade com a internet acaba atrasando a inserção dos dados relativos ao quantitativo vacinado, dados que são consolidados apenas nas Secretarias de Saúde municipais.


A Sesacre emitiu nota sobre o assunto. Veja:

Em relação a atualização de doses já aplicadas da vacina contra a Covid-19, disponível no Painel de Vacinas, ferramenta criada para divulgar a evolução da campanha de vacinação em todos os municípios acreanos, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), esclarece alguns pontos importantes que não permitem a atualização em tempo real do público já imunizado:


1. O maior volume de vacinas recebidas pelo Estado, relativas ao primeiro lote da Coronavac, veio destinada às populações indígenas. Ocorre que a atualização no sistema do Ministério da Saúde só é possível quando as equipes retornam das aldeias.


2. A Sesacre esclarece que foram enviadas 26.920 doses, contemplando a primeira e segunda etapa da vacina. Desse total, 2.100 doses foram destinadas a imunização dos trabalhadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).


3. Não existem salas de vacinação conectadas direto ao sistema do Ministério da Saúde, que criou uma plataforma exclusiva para o registro dos dados de imunização de todo o país. Além disso, em algumas localidades, a instabilidade com a internet acaba atrasando a inserção dos dados relativos ao quantitativo vacinado, dados que são consolidados apenas nas Secretarias de Saúde municipais.


De acordo com a Central Estadual de Rede de Frio, nenhum estado da federação recebeu doses para imunização de grupos de idosos abaixo de 80 anos. Um próximo lote de imunizantes, com previsão de chegada para este sábado, dia 6, será destinado aos idosos acamados e acima de 90 anos de idade. O calendário será informado pelos municípios com atenção do governo do Estado.


A Sesacre esclarece, ainda, que o Ministério da Saúde não recomenda que profissionais com suspeita de Covid-19, ou que tenham adquirido o vírus nos últimos 30 dias, não sejam vacinados. Os municípios informaram que as doses estão reservadas para esses profissionais.


Renata Quiles
Chefe de Imunização e Rede de Frios da Secretaria de Estado de Saúde do Acre – Sesacre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido