Menu

Câmara de Brasiléia adia recomeço dos trabalhos e pode ser seguida pelas demais no Alto Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Única regional do estado classificada na faixa vermelha do Pacto Acre sem Covid na atualidade, o Alto Acre deve ter adiado o fim do recesso nas câmaras municipais. O retorno aos trabalhos ocorre neste mês de fevereiro, mas há dúvidas quanto a uma retomada segura em todos os municípios.

Em Brasiléia, que tinha a sessão inaugural da nova legislatura marcada para esta terça-feira, 2, os trabalhos já foram suspensos, segundo informou a presidente Arlete Amaral. O motivo é a suspeita de que pelo menos três vereadores possam estar contaminados pelo novo coronavírus – um já teria testado positivo, segundo fonte.

Anúncio

Em Xapuri, a Câmara não realiza sessões presenciais desde o registro dos primeiros casos de Covid-19 no município, que ocorreu em 27 de abril do ano passado. Desde então, o parlamento municipal vem deliberando sobre os assuntos de urgência de maneira remota, principalmente por meio do WhatsApp.

Com o fim do recesso previsto para o próximo dia 15 de fevereiro, a tendência é a de que os trabalhos não sejam retomados de imediato em razão do agravamento da pandemia, segundo informou na manhã desta segunda-feira, 1º, o novo presidente da Câmara, Eriberto Brilhante da Mota (PSB).

“Estamos planejando o retorno dos trabalhos, mas com o aumento do número de casos de Covid-19 no município vamos ter que avaliar melhor essa decisão”, respondeu o presidente ao mesmo tempo em que informou que se submeteu a exames nesta manhã por motivo de suspeita de contaminação pelo coronavírus.

Em Assis Brasil, o retorno dos trabalhos está previsto para o dia 17 de fevereiro. De acordo com o presidente da Câmara, o vereador Thyero, do PSDB, não há decisão sobre o adiamento da retomada das sessões, mas o assunto relacionado com a situação da pandemia ainda será discutido.

“Era para começar no dia 15 de fevereiro, como manda o Regimento Interno da Câmara, mas como essa data é feriado ainda vamos confirmar. Provavelmente será no dia 17, mas ainda tem esse problema da pandemia que temos que resolver”, afirmou o vereador.

O ac24horas também falou com o presidente da Câmara de Epitaciolândia, Diojino Guimarães, do MDB. De acordo com ele, os vereadores trabalham com duas alternativas: fazer a sessão online ou adiar por cerca de 30 dias, a depender da situação em que estiver a pandemia na data do retorno.

Com mais de 5.500 casos confirmados de Covid-19, de acordo com o boletim diário divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), os quatro municípios da regional do Alto Acre registraram grande aumento de internações e de óbitos pela doença neste mês de janeiro.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.