Menu

Pesquisar
Close this search box.

Câmara de Brasiléia adia recomeço dos trabalhos e pode ser seguida pelas demais no Alto Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Única regional do estado classificada na faixa vermelha do Pacto Acre sem Covid na atualidade, o Alto Acre deve ter adiado o fim do recesso nas câmaras municipais. O retorno aos trabalhos ocorre neste mês de fevereiro, mas há dúvidas quanto a uma retomada segura em todos os municípios.


Em Brasiléia, que tinha a sessão inaugural da nova legislatura marcada para esta terça-feira, 2, os trabalhos já foram suspensos, segundo informou a presidente Arlete Amaral. O motivo é a suspeita de que pelo menos três vereadores possam estar contaminados pelo novo coronavírus – um já teria testado positivo, segundo fonte.

Anúncios


Em Xapuri, a Câmara não realiza sessões presenciais desde o registro dos primeiros casos de Covid-19 no município, que ocorreu em 27 de abril do ano passado. Desde então, o parlamento municipal vem deliberando sobre os assuntos de urgência de maneira remota, principalmente por meio do WhatsApp.


Com o fim do recesso previsto para o próximo dia 15 de fevereiro, a tendência é a de que os trabalhos não sejam retomados de imediato em razão do agravamento da pandemia, segundo informou na manhã desta segunda-feira, 1º, o novo presidente da Câmara, Eriberto Brilhante da Mota (PSB).


“Estamos planejando o retorno dos trabalhos, mas com o aumento do número de casos de Covid-19 no município vamos ter que avaliar melhor essa decisão”, respondeu o presidente ao mesmo tempo em que informou que se submeteu a exames nesta manhã por motivo de suspeita de contaminação pelo coronavírus.


Em Assis Brasil, o retorno dos trabalhos está previsto para o dia 17 de fevereiro. De acordo com o presidente da Câmara, o vereador Thyero, do PSDB, não há decisão sobre o adiamento da retomada das sessões, mas o assunto relacionado com a situação da pandemia ainda será discutido.


“Era para começar no dia 15 de fevereiro, como manda o Regimento Interno da Câmara, mas como essa data é feriado ainda vamos confirmar. Provavelmente será no dia 17, mas ainda tem esse problema da pandemia que temos que resolver”, afirmou o vereador.


O ac24horas também falou com o presidente da Câmara de Epitaciolândia, Diojino Guimarães, do MDB. De acordo com ele, os vereadores trabalham com duas alternativas: fazer a sessão online ou adiar por cerca de 30 dias, a depender da situação em que estiver a pandemia na data do retorno.


Com mais de 5.500 casos confirmados de Covid-19, de acordo com o boletim diário divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), os quatro municípios da regional do Alto Acre registraram grande aumento de internações e de óbitos pela doença neste mês de janeiro.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido