Conecte-se agora

Após mortes por dengue, Rio Branco decretará situação de emergência

Publicado

em

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (Progressistas), afirmou na tarde desta segunda-feira, 01, no Gazeta Entrevista, que decretará situação de emergência em decorrência do aumento nos números de casos de dengue na capital. “Nós tivemos nesses últimos dias seis casos de dengue hemorrágica e duas delas levaram a óbito. A Dengue é muita séria. Estamos decretando a partir de hoje, situação de emergência por causa da dengue”, destacou.

Com decreto de emergência sanitária, o poder público poderá realizar compras emergenciais por dispensa de licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde e a contratação emergencial de profissionais de saúde para compor equipes de áreas afins, destinadas ao enfrentamento da situação.

Acerca da sua decisão em suspender a volta às aulas, Bocalom salientou que não decide nada sozinho. “Eu sou prefeito, mas não decido sozinho. A covid piorou e eu reuni todo mundo [autoridades de saúde, diretores, professores e pais], que tomaram a decisão de não ter aulas presenciais, apenas aulas remotas. Não é porque eu sou prefeito, que eu vou dizer que é pra fazer assim. Quando a decisão é da maioria, eu a respeito”, salientou.

Em relação às articulações de 2022, Bocalom se negou a discutir quem será o seu candidato ao Governo do Acre. “Vou discutir isso apenas em 2022. Por enquanto, sou prefeito de Rio Branco e estamos fazendo parcerias com o governador Gladson Cameli. Descemos do palanque político. Agora é o palanque do desenvolvimento”, afirmou.

Em relação à Câmara, Bocalom pregou a independência do Poder Legislativo e quer o parlamento empenhado na sua função que é a de fiscalizar. “Eu quero que eles [17 vereadores] escolham o meu representante na Câmara. Quero fazer um trabalho transparente. Não sou de maracutaia. Os vereadores estão empenhados em moralizar a coisa pública”, encerrou.

Cotidiano

Educação de Jovens e Adultos tem inscrições abertas até o fim da próxima semana

Publicado

em

Quem não teve a oportunidade de concluir seus estudos na época correta, seja por qual motivo, pode recuperar o tempo perdido com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede estadual de ensino do Acre.

As matrículas estão abertas em 25 escolas da capital acreana até a sexta-feira da próxima semana, dia 5 de novembro.

Para se matricular, a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (SEE) explica que é muito simples. Basta o interessado procurar a escola mais perto da sua casa que oferece com originais e cópias de comprovante de endereço, documento de identidade e cópia do histórico escolar. Existem vagas para zona rural e urbana.

Continuar lendo

Cotidiano

No Juruá, Gladson diz que iniciativa privada na saúde afasta burocracia no setor público

Publicado

em

Enquanto vistoriava a instalação do tomógrafo de Cruzeiro do Sul nesta segunda-feira, 25, o governador Gladson Cameli disse que a culpa pela demora desse processo iniciado em fevereiro é da burocracia, que causa demora em vários processos. Ele defendeu que, na oferta de serviços de saúde, a iniciativa privada deve atuar para garantir agilidade.

“O difícil desse tomógrafo, entregue em fevereiro, não foi comprar, mas a burocracia para fazer sala, instalar. A iniciativa privada está começando a investir nessa área em Cruzeiro do Sul e eu sou a favor porque, no poder público tem a ‘crisipa’ (dificuldade) da burocracia que atrasa tudo e que dá prejuízo para os cofres públicos. Para salvar vidas não podemos esperar pela burocracia “, relatou, lembrando que no Vale do Juruá, cerca de 200 mil pessoas têm uma grande dependência do Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

Nesses oito meses em que o novo tomógrafo esteve encaixotado, a população de Cruzeiro do Sul e demais cidades da região contaram com um tomógrafo com mais de 10 anos de uso, que já não realiza exames de crânio. ” Esse novo aparelho veio na hora certa “, conclui a diretora clínica do Hospital do Juruá, médica Raiane Araújo. O tomógrafo deverá entrar em funcionamento no dia 3 de novembro.

Continuar lendo

Cotidiano

“Assim como críticas petistas, Moisés vai bater em Gladson também”, afirma Duarte

Publicado

em

No Boa Conversa, exibido pelo ac24horas, na noite desta segunda-feira, 25, o deputado estadual, Roberto Duarte (MDB), criticou a postura do atual aliado do governador Gladson Cameli, o secretário-adjunto de Educação, Moisés Diniz.

As críticas ocorreram em um contexto de questionamentos acerca de servidores que já trabalharam no governo do PT, mas que integram posições de destaque do governo Gladson Cameli (Progressistas).

“Se for competente, trabalharia e que fosse técnico. Eu vou dar um exemplo, eu não chamaria o Moisés Diniz para integrar o governo em hipótese nenhuma. Ele foi líder dos governos do PT e vem pro Governo Gladson e começa a bater nos antigos aliados e bate nos aliados e o que ele vai fazer com o Gladson lá na frente?. Eu estou dando apenas um exemplo, ele é uma pessoa muito educada, mas eu não iria querer do meu lado”, afirmou.

Assista a entrevista completa:

video

 

Continuar lendo

Cotidiano

Duarte diz que Rocha descumpriu palavra e sugere que saída honrosa era a renuncia

Publicado

em

O deputado Roberto Duarte (MDB), comentou sobre a ruptura política entre o governador Gladson Cameli (Progressistas) e o seu vice-governador Major Rocha (PSL).

Na entrevista, Duarte tentou amenizar a briga entre os dois, mas destacou que seria mais ‘honroso’ Rocha pedir a renúncia do cargo de vice-governador do Acre, já que segundo o vice, o governo estaria atolado em casos de corrupção.

“Quem perdeu nessa briga foi o povo e depois o próprio Rocha que é vice-governador. Ele poderia não concordar com tudo que o governador faz, mas poderia se manter ao seu lado. Eu mesmo que não concordasse com o governador, eu me manteria até ao final, porque eu sou um cara de palavra e quando eu dou vou com ela até o final. Se o Rocha deu a palavra de se manter fiel até o final, ele descumpriu com o governador. Seria mais honroso pedir a renúncia”, destacou.

Assista a entrevista completa:

video

 

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas