Menu

Acre iniciou 2021 com quase 7 mil novos casos de Covid-19

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com


Após um 2020 cheio de transtornos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus, o acreano imaginou que as notícias da chegada da vacina contra a Covid-19 aos poucos iria deixar a crise para trás. No entanto, a realidade é outra completamente diferente. Apesar dos esforços do governo, a vacinação caminha a passos lentos. Na contramão, os novos casos da Covid-19 não param de crescer. Os casos aumentam na mesma velocidade em que a população relaxou com as medidas sanitárias.

Publicidade

Um levantamento realizado pelo ac24horas com base nos boletins divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) mostra que durante o mês de janeiro o Acre registrou 6.778 novos casos da Covid-19. Saltando do dia 1º de 41.689 para 48.467 casos neste domingo, dia 31.


O número revela que entre os dias 1º e 31 de janeiro, a média de contaminados chegou a 218, 64 pessoas que por dia se infectaram com a doença. Já o número de mortes chegou a 71 pessoas, uma média de mais de dois óbitos por dia. Em 1º de janeiro, o número de mortes era de 796 pessoas. Janeiro chega ao fim com 867 óbitos.


O iminente colapso nos sistema de saúde obrigou o governo a decretar toque de recolher em todo estado de 22 às 6 horas e tornou real a possibilidade da volta do fechamento do comércio. O exemplo da situação mais difícil que o acreano já viveu na pandemia está na realidade de hospitais lotados, restando poucas vagas de UTI para pacientes mais graves e no número de novas pessoas infectadas diariamente em busca de atendimento.


O Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 e o governo do estado devem, de acordo com o comportamento da pandemia nesta semana, anunciar novas medidas caso os números da doença continuem crescendo de forma descontrolada como ocorreu nos últimos dias.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido