Menu

Acre pede Força Nacional para restringir estrangeiros na fronteira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O vice-governador Major Rocha encaminhou um ofício nesta quinta-feira, 28, ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, com cópia à Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, pedindo apoio para garantir o cumprimento da restrição excepcional e temporária de entrada de estrangeiros no país via Acre, como forma de evitar maior contágio da Covid-19.


O documento destaca que a regional do Alto Acre, que engloba os municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, encontra-se atualmente em nível de Risco Emergencial, com aumento de 38% no índice de novas internações por SRAG, aumento de 24% nos índices de síndrome gripal Covid-19, e aumento de 50% no índice de óbitos por coronavírus.

Publicidade

“Para efetivação dessa medida, o Governo solicitou apoio do Programa de Cooperação de Segurança Pública Brasileiro (Força Nacional de Segurança) para fazer cumprir o que já impõe a portaria ministerial nº 652 de 25 de janeiro de 2021, que dispõe sobre a citada restrição”, informou a porta-voz do governo, jornalista Mirla Miranda.


Nesta semana, por telefone, o governador conversou com o Ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, solicitando apoio da união para o fechamento das fronteiras. O ac24horas apurou que centenas de estrangeiros atravessam a fronteira diariamente em busca de atendimento médico contra covid-19, o que vem sobrecarregando o sistema de saúde. Caso o governo não obtenha apoio da União, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) poderá fechar a por conta própria. O governo aguarda uma manifestação oficial do Itamaraty a respeito.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido