Menu

Acre pede Força Nacional para restringir estrangeiros na fronteira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O vice-governador Major Rocha encaminhou um ofício nesta quinta-feira, 28, ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, com cópia à Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, pedindo apoio para garantir o cumprimento da restrição excepcional e temporária de entrada de estrangeiros no país via Acre, como forma de evitar maior contágio da Covid-19.

O documento destaca que a regional do Alto Acre, que engloba os municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, encontra-se atualmente em nível de Risco Emergencial, com aumento de 38% no índice de novas internações por SRAG, aumento de 24% nos índices de síndrome gripal Covid-19, e aumento de 50% no índice de óbitos por coronavírus.

Anúncio

“Para efetivação dessa medida, o Governo solicitou apoio do Programa de Cooperação de Segurança Pública Brasileiro (Força Nacional de Segurança) para fazer cumprir o que já impõe a portaria ministerial nº 652 de 25 de janeiro de 2021, que dispõe sobre a citada restrição”, informou a porta-voz do governo, jornalista Mirla Miranda.

Nesta semana, por telefone, o governador conversou com o Ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, solicitando apoio da união para o fechamento das fronteiras. O ac24horas apurou que centenas de estrangeiros atravessam a fronteira diariamente em busca de atendimento médico contra covid-19, o que vem sobrecarregando o sistema de saúde. Caso o governo não obtenha apoio da União, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) poderá fechar a por conta própria. O governo aguarda uma manifestação oficial do Itamaraty a respeito.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.