Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governo do Acre planeja fechar fronteiras por conta própria

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com a sinalização do Ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, de que iria analisar o pedido do governador Gladson Cameli, nesta terça-feira, 26, para fechar a fronteira do Estado do Acre com o Peru e a Bolívia, o governo local já trabalha na possibilidade de um “Plano B” caso a União demore demais a decidir o bloqueio das entradas e saídas ou até mesmo negue a demanda.


O ac24horas apurou que as Forças de Segurança Pública já trabalham num plano de contenção caso a União não tome uma atitude rápida. Homens do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) já estão mobilizados na região do Alto Acre no aguardo do aval do governador Gladson Cameli para fechar a fronteira por conta própria, para impedir a entrada de centenas de bolivianos e peruanos que atravessam o Acre diariamente em busca de atendimento médico contra a covid-19, fazendo com o que o Sistema de Saúde fique sobrecarregado, motivo que a região se encontra na faixa vermelha, na classificação de risco da pandemia do novo coronavírus.

Anúncios


Pelas redes sociais, Cameli afirmou estar preocupado com o avanço da nova variante do coronavírus. “Por isso, em conversa por telefone com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, solicitei o apoio da União para o imediato fechamento das fronteiras e divisas do Estado Acre. Infelizmente, os nossos vizinhos estão passando por momentos difíceis e estamos fazendo tudo que é possível para evitar que isso também aconteça no Acre. Queremos fechar nossas fronteiras até que a situação se amenize. Nossa prioridade é salvar vidas e continuaremos com o mesmo empenho até o último dia dessa pandemia. O ministro assegurou que dará uma resposta ao nosso pedido”, disse.



A reportagem apurou que o governo do Acre aguarda uma definição de urgência por parte da União. Ficou combinado que o governador e o Ministro se falarem novamente nesta quarta-feira, 27, para tratar sobre o assunto. Em paralelo a isso, o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e demais poderes já estão sendo notificados para uma reunião que deve ocorrer antes do final de semana. Nesse encontro, o governador pedirá apoio das instituições para tomar a decisão por conta própria e reunirá o Comitê Acre Sem Covid-19 para embasar sua decisão por meio de um parecer técnico.


De acordo com a Secretaria de Saúde do Acre, em boletim divulgado nesta terça-feira, 26, os casos de Covid-19 continuam aumentando de forma assustadora. Nas últimas 24 horas, o Estado registrou 235 novos casos de infecção por coronavírus. sendo 210 casos confirmados por exame de RT-PCR e 25 testes rápidos. O número de infectados subiu de 46.539 para 46.774.


Até o momento, o Acre registra 132.176 notificações de contaminação pela doença, sendo que 84.482 casos foram descartados e 920 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 39.403 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 164 pessoas seguem internadas.
Mais 2 notificações de óbito foram registradas nesta terça-feira, 26, sendo 1 do sexo masculino e 1 do sexo feminino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 856 em todo o estado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido