Conecte-se agora

Governo do Acre planeja fechar fronteiras por conta própria

Publicado

em

Com a sinalização do Ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, de que iria analisar o pedido do governador Gladson Cameli, nesta terça-feira, 26, para fechar a fronteira do Estado do Acre com o Peru e a Bolívia, o governo local já trabalha na possibilidade de um “Plano B” caso a União demore demais a decidir o bloqueio das entradas e saídas ou até mesmo negue a demanda.

O ac24horas apurou que as Forças de Segurança Pública já trabalham num plano de contenção caso a União não tome uma atitude rápida. Homens do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) já estão mobilizados na região do Alto Acre no aguardo do aval do governador Gladson Cameli para fechar a fronteira por conta própria, para impedir a entrada de centenas de bolivianos e peruanos que atravessam o Acre diariamente em busca de atendimento médico contra a covid-19, fazendo com o que o Sistema de Saúde fique sobrecarregado, motivo que a região se encontra na faixa vermelha, na classificação de risco da pandemia do novo coronavírus.

Pelas redes sociais, Cameli afirmou estar preocupado com o avanço da nova variante do coronavírus. “Por isso, em conversa por telefone com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, solicitei o apoio da União para o imediato fechamento das fronteiras e divisas do Estado Acre. Infelizmente, os nossos vizinhos estão passando por momentos difíceis e estamos fazendo tudo que é possível para evitar que isso também aconteça no Acre. Queremos fechar nossas fronteiras até que a situação se amenize. Nossa prioridade é salvar vidas e continuaremos com o mesmo empenho até o último dia dessa pandemia. O ministro assegurou que dará uma resposta ao nosso pedido”, disse.

A reportagem apurou que o governo do Acre aguarda uma definição de urgência por parte da União. Ficou combinado que o governador e o Ministro se falarem novamente nesta quarta-feira, 27, para tratar sobre o assunto. Em paralelo a isso, o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e demais poderes já estão sendo notificados para uma reunião que deve ocorrer antes do final de semana. Nesse encontro, o governador pedirá apoio das instituições para tomar a decisão por conta própria e reunirá o Comitê Acre Sem Covid-19 para embasar sua decisão por meio de um parecer técnico.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Acre, em boletim divulgado nesta terça-feira, 26, os casos de Covid-19 continuam aumentando de forma assustadora. Nas últimas 24 horas, o Estado registrou 235 novos casos de infecção por coronavírus. sendo 210 casos confirmados por exame de RT-PCR e 25 testes rápidos. O número de infectados subiu de 46.539 para 46.774.

Até o momento, o Acre registra 132.176 notificações de contaminação pela doença, sendo que 84.482 casos foram descartados e 920 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 39.403 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 164 pessoas seguem internadas.
Mais 2 notificações de óbito foram registradas nesta terça-feira, 26, sendo 1 do sexo masculino e 1 do sexo feminino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 856 em todo o estado.

Anúncios

Destaque 6

PIB do Brasil cai 4,1% em 2020, pior resultado desde 1996

Publicado

em

eEm 2020, tendo em vista os efeitos adversos da pandemia de Covid-19, o Produto Interno Bruto do Brasil caiu 4,1% frente a 2019, a menor taxa da série histórica calculada pelo IBGE, iniciada em 1996.

Houve alta somente na agropecuária (2,0%) e quedas na indústria (-3,5%) e nos serviços (-4,5%). O PIB totalizou R$ 7,4 trilhões em 2020.

O PIB per capita alcançou R$ 35.172 em 2020, com queda de 4,8% em termos reais. Esta também foi a menor taxa da série histórica.

A taxa de investimento em 2020 foi de 16,4% do PIB, acima do observado em 2019 (15,4%). Já a taxa de poupança foi de 15,0% (ante 12,5% em 2019).

Frente ao 3º trimestre, na série com ajuste sazonal, o PIB teve alta de 3,2% no 4º trimestre de 2020. A Indústria e os Serviços cresceram 1,9% e 2,7%, respectivamente, enquanto a Agropecuária recuou (-0,5%).

Em relação ao 4º trimestre de 2019, o PIB caiu 1,1% no último trimestre de 2020. Foram registrados resultados negativos na Agropecuária (-0,4%) e nos Serviços (-2,2%), enquanto a Indústria (1,2%) cresceu. (IBGE)

Continuar lendo

Destaque 6

Vereador Emerson Jarude testa positivo para a Covid-19

Publicado

em

O vereador e líder do MDB na Câmara Municipal, Emerson Jarude, comunicou nas suas redes sociais na noite desta terça-feira, 02, que testou positivo para a Covid-19.

No post, o vereador afirmou que desde domingo, 28, está isolado em sua residência quando começou a sentir os primeiros sintomas.

“Desde domingo estou isolado em casa para evitar a transmissão para outras pessoas. Estou apenas com sintomas leves, coriza e leve indisposição. Continuarei fazendo o tratamento em casa e trabalhando de forma remota”, afirmou.

Continuar lendo

Destaque 6

Jorge Viana deseja melhoras a Gladson: “união, respeito e fé”

Publicado

em

O ex-senador Jorge Viana (PT) usou as redes sociais nesta terça-feira, 02, para desejar melhoras ao governador Gladson Cameli (Progressistas) que testou positivo para a Covid-19 na segunda-feira (1º).

O petista aproveitou para ressaltar que o Brasil necessita de mais vacinas contra o coronavírus. “Nós precisamos de vacinas, de todos os cuidados e de toda solidariedade. Passei por essa doença e peço a Deus a mesma bênção da cura e da superação para o governador Gladson Cameli e para todos os acreanos e brasileiros que enfrentam a Covid-19 neste momento. União, respeito e fé. Deus é por nós!”, afirmou.

Depois de testar positivo para infecção do novo coronavírus, o governador Gladson Cameli emitiu um comunicado destacando que está sem sintomas graves da Covid-19. Além disso, garantiu que seguirá despachando serviços palacianos de sua própria casa, de maneira remota.

Continuar lendo

Destaque 6

Acre chega a 1.020 mortos registrados pela Covid-19

Publicado

em

O Acre ultrapassou nesta terça-feira, dia 2, os 58 mil casos positivos para Covid-19. Segundo dados do boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), foram  187 casos de infecção por coronavírus confirmados nesta terça, sendo 174 casos confirmados por exame de RT-PCR e 13 testes rápidos. O número de infectados saltou de 57.894 para 58.081 nas últimas 24 horas.

Mais 8 notificações de óbitos foram registradas nesta terça-feira, dia 2 de março, sendo 2 do sexo masculino e 6 do sexo feminino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 1.020 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 158.452 notificações de contaminação pela doença, sendo que 99.900 casos foram descartados e 471 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 46.780 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 333 pessoas seguem internadas.

Óbitos do sexo masculino:

Morador de Sena Madureira, M. G. S., de 51 anos, deu entrada no Hospital João Câncio Fernandes, sem data de registro, e faleceu no dia 15 de fevereiro.

J. S. C., de 65 anos. Morador de Tarauacá, deu entrada no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, no dia 26 de fevereiro, vindo a óbito nesta terça-feira, dia 2 de março

Óbitos do sexo feminino:

Moradora de Sena Madureira, P. D. M., de 83 anos, deu entrada no Hospital João Câncio Fernandes, sem data de registro, e faleceu no dia 13 de fevereiro.

Moradora de Rio Branco, M. L. S. M., de 81 anos, deu entrada no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), no dia 12 de fevereiro, e veio a óbito no dia 17 do referido mês.

G. R. S., de 71 anos. Moradora de Sena Madureira, deu entrada no Hospital João Câncio Fernandes, sem data de registro, e faleceu no dia 18 de fevereiro.

F. S. N., de 89 anos. Moradora de Xapuri, deu entrada no Hospital Raimundo Chaar, em Brasileia, no dia 26 de fevereiro, vindo a falecer no dia 1º de março.

Moradora de Rio Branco, M. P. S. R. L., de 59 anos, deu entrada no Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, no dia 26 de fevereiro, vindo a falecer no dia 1º de março.

O sexto óbito entre as mulheres é de M. N. M. S., de 67 anos. Moradora de Rio Branco, deu entrada no dia 28 de fevereiro, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), vindo a óbito nesta segunda-feira, dia 1º de março.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas