Conecte-se agora

Produção de açaí e maracujá do Acre é destaque em publicação da Embrapa

Publicado

em

Foto: Divulgação/Reprodução

A quarta edição da revista eletrônica do Projeto Integrado da Amazônia, uma parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) coloca em evidência a produção de maracujá e açaí no Acre.

As duas frutas são apontadas como uma boa possibilidade renda aos produtores rurais, desde que os cultivos forem alinhados à técnica adequada.

Quanto ao maracujá, a publicação relata que as cooperativas de processamento de polpas de Rio Branco têm estimulado o cultivo do maracujazeiro para evitar comprar a fruta de outros estados, afinal, o consumidor pede e a polpa apresenta alto rendimento.

Já no caso do açaí, a revista explica que o cultivo do açaí de touceira, plantado, pode ser uma ótima alternativa pois, além de ser mais precoce, pois as plantas de açaizeiro apresentaram excelente adaptação às condições do Acre, com bom crescimento e produtividade média de 13,25 toneladas por hectare aos oito anos de idade.

Veja a reportagem completa aqui.

Anúncios

Cotidiano

Nova lei de trânsito que amplia validade da CNH entra em vigor a partir de abril

Publicado

em

A lei de trânsito 14071/20, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro de 2020, entra em vigor no dia 12 de abril de 2021. O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) explica aos cidadãos como a regra funcionará.

O projeto, que altera a lei nº 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de 23 de setembro de 1997, foi uma iniciativa do presidente, por ele apresentado em junho 2019. O texto passou por diversas modificações na Câmara e no Senado, até ser sancionado.

Validade CNH

Entre as principais alterações, está a ampliação do prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para quem renovar o documento a partir do dia 12 de abril, o prazo de vencimento da CNH será de dez anos para condutores de até 50 anos de idade. Para os condutores entre 51 e 70 anos, o prazo é de cinco anos, e de três anos para condutores a partir de 71 anos.

Vale lembrar que dirigir com a habilitação vencida após o prazo 30 dias continua sendo infração gravíssima, com penalidade de multa no valor R$ 293,47. A obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas das categorias C, D e E foi mantida.

Atualmente, a regra diz que condutores de até 65 anos têm CNH válida por cinco anos, e, a partir de 66 anos, a validade é de três anos, ou conforme critério médico.

Suspensão de CNH

De acordo com a nova lei, o limite para suspensão da CNH será de 40 pontos, caso não conste nenhuma infração gravíssima. Será de 20 pontos, no período de 12 meses, caso constem duas ou mais infrações gravíssimas, e 30 pontos, no período de 12 meses, em caso de uma infração gravíssima.

Atualmente, o limite é de 20 pontos, independente da gravidade das infrações.

Obrigatoriedade da cadeirinha

Esse foi um ponto muito polêmico do projeto, pois a proposta original do governo previa que a punição para o não uso do dispositivo de segurança fosse apenas uma advertência, sem a aplicação de multa.

Porém, o projeto aprovado determinou a obrigatoriedade do uso da cadeirinha para crianças de até dez anos que não tenham atingido 1,45m. É importante que os responsáveis escolham a cadeirinha de acordo com a idade, peso e altura da criança. Quem não cumprir a regra estará cometendo infração gravíssima.

Transporte de crianças em moto

A partir do dia 12 de abril, será proibido transportar criança menor de dez anos ou sem condições de cuidar da própria segurança em motocicletas, motonetas ou ciclomotores.

Advertências

De acordo com artigo 267 da lei, para infrações leves ou médias, deve ser imposta a penalidade de advertência por escrito, caso o infrator não tenha cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses.

Atualmente funciona da seguinte forma: a multa para infração leve ou média é convertida em advertência, caso o infrator não seja reincidente, na mesma infração, nos últimos 12 meses.

Indicação de condutor

O prazo para indicação de condutor foi ampliado. A nova lei diz que, quando não for imediata a identificação do infrator, o principal condutor ou o proprietário do veículo terá o prazo de 30 dias, contado a partir da notificação da autuação, para indicar o condutor infrator.

Atualmente esse prazo é de 15 dias, a partir da data de notificação de atuação.

Pontos positivos

A lei define a criação do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que será administrado pelo órgão máximo executivo de trânsito da União, com a finalidade de cadastrar os condutores que não cometeram infração de trânsito (sujeita à pontuação prevista) nos últimos 12 meses.

Criado para estimular os bons condutores, o cadastro poderá ser usada pelos governos locais para a concessão de benefícios fiscais ou tarifários.

O RNPC deverá ser atualizado mensalmente. A abertura de cadastro requer autorização prévia e expressa do potencial cadastrado.

Escola de trânsito

Fica estabelecida no texto a criação de escolas públicas de trânsito, destinadas à educação de crianças e adolescentes, por meio de aulas teóricas e práticas sobre legislação, sinalização e comportamento no trânsito.

Agência de Notícias do Acre

Continuar lendo

Cotidiano

Tratamento do câncer tem sido negligenciado no Acre durante pandemia, diz deputada

Publicado

em

A deputada Antônia Sales (MDB) disse nesta quarta-feira (3), que o poder público tem o dever de mostrar a verdade acerca do momento atual da Covid-19 assim como nos tempos de combate ao tabagismo, quando imagens pesadas mostravam os estragos das doenças no organismo de quem fuma. A declaração da parlamentar foi feita durante sessão virtual da Assembleia Legislativa.

Segundo Sales, é necessário que a população saiba os malefícios do vírus e recomendou que as pessoas só saiam de casa em caso de grande necessidade e adotem todos os cuidados.

A parlamentar reforçou que as autoridades estão deixando de lado as pessoas que estão morrendo de câncer. Ela relatou o pedido de ajuda da família de um portador de câncer na próstata e não conseguiu o exame. “Disseram que não tinha reagente, falta médicos especialistas e as consultas estão sendo adiadas”, denunciou.

Continuar lendo

Cotidiano

Empresas estão proibidas de convocar trabalho interno no final de semana e feriados

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com

Após o decreto do governo do estado que determina lockdown no Acre durante os finais de semana e feriados para evitar a proliferação ainda maior da Covid-19, o ac24horas recebeu indagações de servidores de empresas que estariam com a intenção de suspender o atendimento ao público, mas convocar os servidores para o trabalho interno.

A reportagem procurou o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 para uma consulta sobre a situação. De acordo com o entendimento do decreto, qualquer trabalho, mesmo de forma interna, está terminantemente proibido.

As únicas exceções ao decreto são os restaurantes, lanchonetes, supermercados e similares, que podem funcionar apenas por meio de delivery, sem atendimento presencial e sem atendimento nas modalidades de drive-thru e congêneres.

O funcionário que for coagido a trabalhar em que o estabelecimento não esteja enquadrado nas categorias acima deve denunciar.

Continuar lendo

Cotidiano

Governo emite pesar pela morte da mãe do secretário de saúde Alysson Bestene

Publicado

em

O governo do Acre emitiu nota de pesar na manhã desta quarta-feira, 3, pelo falecimento de Antoniêta Bestene, mãe do secretário de Estado de Saúde Alysson Bestene e irmã do deputado estadual José Bestene.

A morte ocorreu nesta quarta-feira, 3, no estado de São Paulo, no Hospital da Beneficência Portuguesa, em decorrência de complicações gastrointestinais e hematológicas.

“Tenho certeza de que o legado de dona Antoniêta continuará presente no coração de quem a amava, e sua história de vida sempre será lembrada”, assinou o governador Gladson Cameli.

O governo finalizou a nota pedindo “o consolo necessário neste momento de profunda dor, pela perda irreparável de uma pessoa tão amada”.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas