Menu

Após prazo estabelecido pelo MP, hospital de Xapuri terá dois médicos por plantão

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois de o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) encaminhar um relatório ao Ministério Público do Estado (MP-AC) informando o órgão de uma série de irregularidades constatadas durante fiscalização no Hospital Epaminondas Jácome, no município de Xapuri, e a unidade receber um prazo para se regularizar, as primeiras providências foram tomadas.


A direção da unidade hospitalar informou que três médicos do hospital tiveram carga horária estendida de 30 para 40 semanais e que mais dois médicos foram contratados nesta segunda-feira, 18. Com isso, a unidade passou a ter 5 médicos contratados pela Sesacre, sendo que desses, 2 possuem 2 contratos de 30 horas semanais cada um, totalizando 7 contratos.

Publicidade

Com as medidas, o hospital terá, segundo a direção, uma nova e melhor condição de atendimento médico tanto para os pacientes internados quanto na demanda ambulatorial. Já a partir da próxima quarta-feira, 20 de janeiro, a escala de plantões contará com dois médicos atuando simultaneamente, situação que há muito tempo não ocorre no município.


“Estamos muito felizes com essa conquista. Fizemos a retificação de nossa escala, sendo que em quase todos os dias até o fim de janeiro teremos dois médicos por plantão em nossa unidade. Mas já no mês de fevereiro vamos contar permanentemente com dois médicos de plantão por dia, facilitando assim um melhor atendimento aos nossos usuários”, disse o gerente Josimar dos Santos.


Outra mudança positiva anunciada pela gerência do hospital de Xapuri foi a autorização, pela Sesacre, da mudança no padrão de escalas, que anteriormente tinha 2 enfermeiros e 2 técnicos por plantão, mas que agora terá três profissionais de cada área por plantão facilitando, segundo Josimar, uma melhor assistência aos internos do hospital Epaminondas Jácome.


A exigência do Ministério Público se deu após vistoria realizada pelo CRM-AC, em 12 de dezembro passado, durante cronograma especial de fiscalização na pandemia de Covid-19, por orientação do Conselho Federal de Medicina. Entre as irregularidades, o CRM constatou que o hospital contava apenas com quatro médicos no corpo clínico, atuando apenas um por plantão.


As deficiências constatadas pelo CRM-AC também vêm sendo apontadas pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), que disse recentemente que, além da falta de médicos e de equipamentos, como um novo aparelho de raio-x, a estrutura física do hospital de Xapuri não atende mais a necessidade da população e pediu providências da Sesacre.


A carência de médicos no hospital foi a causa de uma ocorrência considerada grave no dia 29 de dezembro do ano passado. Uma criança de um ano de oito meses de idade deixou de ser atendida na unidade porque não havia profissionais de plantão. O problema ocorreu, segundo a direção, porque a médica que deveria estar de serviço naquele dia entrou de atestado médico na noite anterior.


Sem um substituto para a profissional afastada repentinamente, o hospital passou cerca de 12 horas sem médicos com todos os procedimentos, inclusive um parto, sendo realizados com a presença apenas da equipe de enfermagem. O problema foi resolvido após uma médica ser deslocada de outro município, já no período da tarde, para dar cobertura à unidade.


Naquela ocasião, a gerência do hospital informou que um novo médico acabara de ser contratado, mas isso não se confirmou. O que havia era apenas a expectativa de chamamento de um profissional, com contrato válido até março deste ano, mas a quantidade ainda era considerada insuficiente e o tempo de contrato inseguro, de acordo com o Sindmed.


Outra deficiência séria da unidade hospitalar de Xapuri é a falta de um aparelho eficiente de raio-x. O equipamento que está em uso atualmente é antigo e sempre apresenta defeitos. A máquina já passou por várias reformas, mas a manutenção deixou o instrumento com pouca resolução de imagem, dificultando o trabalho dos médicos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido