Ex-deputado comunista elogia governador do Acre: “foi gigante na pandemia”

O ex-deputado do Acre Sérgio Taboada, que atuou pelo PCdoB no Estado, teceu um longo elogio ao governador Gladson Cameli nesta segunda-feira, 18, pelas ações em prol da aquisição da vacina contra a Covid-19. Por meio das redes sociais, Taboada, que hoje vive em São Paulo, parabenizou o pulso firme de Cameli diante do negacionismo do presidente Jair Bolsonaro.
“O governador do Acre foi gigante na pandemia. Um estado pequeno e suscetível a pressões de todos os tipos do governo federal poderia, para agradar, ter embarcado na onda negacionista de Bolsonaro. Vi muito esse tipo de submissão acontecer ao longo da história acreana”, escreveu.
Taboada diz que vem acompanhando, mesmo que de longe, a situação do Acre, onde possui parentes e muitos amigos. “Fiquei feliz ao perceber desde os primeiros momentos que Gladson Cameli defendeu a vida com prioridade, embora preocupado com a economia”, comentou.
Para o ex-parlamentar, Cameli administrou os recursos honestamente e com eficiência, além de ter agido com independência política em defesa do povo. “Gladson Cameli, Dória, Flávio Dino e demais governadores e prefeitos que agiram para salvar vidas merecem o reconhecimento das pessoas justas e honestas de todo o Brasil independentemente das ideologias que acreditam”, concluiu.
Veja a publicação:

O pastor evangélico Rodson Souza não resistiu e morreu na manhã desta quarta-feira, 3, em uma das Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) do hospital de campanha montado no Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), em Rio Branco.
Rodson estava internado há duas semanas na unidade de saúde lutando contra a Covid-19. Além de pastor, Rodson foi diretor do Pronto-Socorro de Rio Branco e também responsável pela Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde no governo passado.
O anúncio da morte foi feito pela própria filha, Tallita Craveiro, que afirmou que o pai teve uma parada cardíaca. Ela agradeceu as mensagens de carinho recebidas pelo pai. Rodson Souza iria completar 52 anos no próximo dia 14 de março.
Acre 01
Momento difícil do Acre faz deputado chorar e alertar que agenda prioritária de todos é a vacina

Em sessão virtual da Assembleia Legislativa do Acre, o deputado Jonas Lima (PT) disse nesta quarta-feira (3) que é muita dor e tristeza para os acreanos ultimamente devido as seguidas mortes por Covid-19. “Quero ser solidário a todas as famílias que perderam seus entes”, disse, pedindo ajuda e compreensão do governo estadual, alertando que não há nada mais urgente na agenda oficial que a vacinação dos moradores.
“Temos que agir. É Covid que está matando as pessoas”, pediu Jonas Lima, que se emocionou e chegou a chorar devido ao momento atual do Acre, colapsado em seu sistema de saúde. “Não se combaterá a pandemia se não tiver um conversas, mas estão fazendo as coisas para ganhar voto”, criticou.
“Você é uma pessoa extremamente sensível. A gente vê no seu semblante a veracidade de suas palavras, de seu sentimento”, consolou, em aparte, a deputada Antônia Sales.

Com o primeiro lockdown marcado para esse final de semana, muitos acreanos ainda estão com dúvidas sobre o que poderá funcionar ou não durante esse período. Uma dessas categorias é a de caminhões pipas que abastecem diversas famílias em todo o Acre.
Ao ac24horas, na manhã desta quarta-feira (3), o Comitê Acre Sem Covid-19 explicou que a categoria se encontra no rol de serviços tidos como essenciais, portanto, poderão funcionar em finais de semana e feriados, seguindo os protocolos sanitários. “Eles entram como serviços essenciais. Podem circular sim”, afirmou o Comitê.
Mais cedo, o governador Gladson Cameli reeditou o decreto para inserir no rol de exceções os estabelecimentos que podem funcionar durante os finais de semana e feriados, os laboratórios de análises clínicas e os consultórios médicos.
Anteriormente, apenas farmácias e hospitais estavam isentos das penalidades do decreto governamental, agora o texto passa a incluir os laboratórios e consultórios médicos.
Supermercados e Shopping, por exemplo, não vão poder abrir neste final de semana por conta do decreto.

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com
Quase um mês depois de deixar mais de 10 bairros atingidos pela alegação neste mês de fevereiro, o Rio Acre saiu da cota de transbordamento neste sábado (27). Confirme última medição realizada pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 9 horas, o manancial registrava 13,84 metros. A cota de transbordamento é de 14 metros em Rio Branco.
Entretanto, o nível do Rio Acre ainda está acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros na capital acreana. Até o momento, 78 pessoas continuam desabrigadas na cidade.
Cerca de 2.740 famílias foram atingidas pela enchente na Capital. Quase 20 mil pessoas no total foram afetadas pela cheia. Destas, 600 tiveram de ser realizadas para outros locais fora de risco.
A Defesa Civil Municipal alerta que ainda há previsões de muita chuva na capital do Acre, o que deve fazer com que o Rio Acre possa elevar novamente o nível das águas.
-
Acre
Com inauguração prevista para 18 de março, ponte do Rio Madeira está em fase de conclusão
-
Acre
Mais de 20 idosos do Lar Vicentinos vacinados com a 2ª dose estão com Covid-19 e 2 morreram pela doença
-
Cotidiano
Mesmo estendendo tapete preto, Gladson abre comércio e determina lockdown aos finais de semana
-
PROMOÇÃO
Companhia lança passagens aéreas de ida e volta por R$ 606 de Rio Branco para São Paulo
-
QUE SITUAÇÃO!
Mãe morre por Covid-19 enquanto filhos enterravam o pai
-
Na rede
Jovem é morta com 11 facadas em Cruzeiro do Sul
-
Cotidiano
Ex-servidor do Idaf que legalizava furtos de gados é preso em operação no Acre
-
NA JUSTIÇA
Perícia vai reconstituir acidente que matou a jovem Maicline Costa