Conecte-se agora

Prefeito de Rodrigues Alves empossa secretariado com perfil técnico e “filhos da terra”

Publicado

em

O prefeito reeleito de  Rodrigues Alves,  Jailson Amorim, está iniciando a gestão revitalizando os espaços públicos do município e eliminando os pontos críticos dos ramais para garantir a rentabilidade  agora no período chuvoso. Para garantir a mobilidade das pessoas e  escoamento da produção, a prefeitura aumentou a quantidade de barcos para os ribeirinhos.

Secretariado empossado

Jailson empossou nesta sexta-feira,  15, seu secretariado. Optou pelo perfil técnico  e exclusivamente de ” filhos da terra “. “Fiz questão de ter secretários que são do município e aqui residem. Vamos trabalhar na cidade e zona rural   para garantir dias melhores para a população e nosso município”, explica o gestor.

Veja  os nomes:

Secretário de Finanças e Planejamento – José  Iranilson do Nascimento Nunes

Secretário Municipal de Saúde – Everton da Silva Farias

Secretário Municipal de Educação –  José Adgarbe Pereira Alves

Secretária Municipal de Assistência Social – Sâmia Cristina Oliveira de Matos

Secretária Municipal de Meio Ambiente – Maria Marcia Silva de Queiroz

Secretário Municipal de Obras e Transporte – Ronivon Azevedo da Silva

Secretário Municipal de Administração – José da Silva Magalhães

Mercado Municipal

Quanto ao novo Mercado Municipal , o prefeito afirma que a empresa construtora  deverá entregar a obra pronta no final de  março,  quando o elevador for instalado.

Além da venda de produtos agrícolas,  o local também vai abrigar boxes com serviços e uma praça de alimentação,  uma espécie de mini shopping .  A data da inauguração ainda será decidida.

Anúncios

Na rede

Prefeitura e Ufac assinam termo com doação de mais de 13 mil itens de limpeza

Publicado

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul e a Universidade Federal do Acre (Ufac) firmaram um termo de doação de mais de 13 mil itens de limpeza, na manhã desta quinta-feira, 04. A reitora da Ufac Guida Aquino, cumpriu agenda no município, onde realizou uma visita institucional ao prefeito Zequinha Lima, e juntos assinaram o termo. As doações serão realizadas para a Campanha Juruá Solidário, para atender as pessoas afetas pela cheia histórica do Rio Juruá, com produtos de limpeza, água mineral e álcool em gel.

Após a assinatura do termo de doação no gabinete, a reitora foi convidada pelo prefeito Zequinha Lima a visitar o drive-thru de vacinação anti-covid, onde existe uma parceria com a Ufac, através dos acadêmicos e professores que atuam diretamente na campanha de vacinação.

“Eu agradeço muito a visita da professora Guida, nós temos uma parceria com a Universidade Federal do Acre. Esse é um momento difícil e são nesses momentos que conhecemos os verdadeiros parceiros. Tenho certeza que durante nosso mandato vamos estabelecer um vínculo muito forte com a Ufac. Minha expectativa é aproximar as instituições. Por isso é muito importante a visita da reitora Guida”, agradeceu o prefeito.

A doação realizada pela instituição de ensino chega em um momento que as águas começam a baixar e as famílias iniciam seu processo de retorno para as residências, precisando urgentemente de material de limpeza para limparem as casas. A professora Guida Aquino, Reitora da Ufac, destacou que o momento é de união entre os poderes.

“Esse é um momento difícil de muita solidariedade, e junto com prefeito Zequinha estamos unindo forças, pois a Ufac tem seu compromisso social. Estamos também estreitando outros termos de cooperação na área do meio ambiente e da saúde. O prefeito é professor, defende a educação, e o reconhecimento dele com a Universidade Federal do Acre nos faz contribuir com a gestão, colocando essas parcerias em prática. Estamos felizes de estar nesse momento juntos fortalecendo o município de Cruzeiro do Sul”, disse a reitora Guida.

A primeira-dama, Lurdinha Lima, agradeceu a doação e enfatizou que os itens chegam em boa hora.

“Quero agradecer nossa gloriosa Ufac, na pessoa da nossa Reitora Guida Aquino por estar contribuindo com nosso Juruá Solidário. São itens fundamentais que estavam faltando e que agora poderemos montar os kits e distribuí-los”, finalizou Lurdinha.

O vice-prefeito Henrique Afonso representou o prefeito Zequinha Lima, durante a entrega dos produtos na quarta-feira, e falou sobre a importância das parcerias.

“A Ufac está sendo uma parceira da nossa gestão, o prefeito Zequinha e eu temos um grande respeito por essa instituição tão importante para nossa cidade. Nesse momento, queremos externar nossos agradecimentos pela doação de todo esse material que irá ajudar bastante nesse momento. Estão sendo dias difíceis e a nossa primeira dama vem de maneira muito eficiente conduzindo as ações do Juruá Solidário, esse ato de voluntários que visa ajudar nossas famílias atingidas pela enchente”, concluiu Henrique.

Após o ato de entrega ocorrido nas dependências da Ufac, a reitora Guida Aquino e a primeira-dama Lurdinha, visitaram as estruturas do ginásio Jader Machado, local onde acontecem a coleta de doações e a divisão dos donativos.

Continuar lendo

Na rede

Cruzeiro do Sul teve em dois meses 61% do total de óbitos de 2020

Publicado

em

Um clima de pânico toma conta da segunda maior cidade do estado do Acre, Cruzeiro do Sul, localizada no Juruá por causa do número de óbitos registrados diariamente em função da Covid-19. Um levantamento da secretaria municipal de saúde aponta para o registro, somente nos meses de janeiro e fevereiro, de 61% do total de óbitos ocorridos durante todo o ano de 2020.

Segundo Agnaldo Lima, já foram registradas 45 mortes pela Covid-19 nos primeiros dois meses do ano. “Durante todo o ano de 2020 tivemos 74 óbitos em Cruzeiro do Sul, isso significa que se continuar assim, teremos um recorde de pessoas falecidas no ano”, comentou Lima.

O primeiro óbito na cidade por causa da covid-19 foi registrado no dia 13 de maio de 2020. Segundo o Ministério da Saúde, o total de mortos pela pandemia nesta quarta-feira é de 109.

O Acre hoje segue em alta de 24% no número de óbitos, somando-se a mais 14 unidades da federação com crescimento no registro de mortes.

Continuar lendo

Na rede

Prefeitura de Cruzeiro do Sul intensifica ações de combate à dengue e reduz 91% dos casos

Publicado

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria de Saúde e da coordenação de entomologia, intensificou as ações em combate a dengue durante o período chuvoso, com atividades de educação e saúde, através de visitas domiciliares, mutirões de limpeza e atendimento para a população. O resultado foi a redução de 91% dos casos da doença em 2020, em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, no mês de janeiro foram registrados 87 casos da doença e em fevereiro o número foi de 81, somando 168 casos. A redução de 91% é comparada ao mesmo período de 2020, quando nos dois primeiros meses do ano Cruzeiro do Sul tinha o registro de mais de 1769 casos de dengue.

Mas, com o período de chuvas, a preocupação em evitar a proliferação do mosquito deve ser redobrada, como destacou o coordenador entomológico Leonísio Messias.

“Nossas ações estão sendo realizadas e fortalecidas, mas esse período é preocupante pois tende a ter acréscimo, por isso, recomendamos aos moradores para cuidar e manter tampados os depósitos de água e eliminar possíveis criadouros dos mosquitos que possam está nos quintais”, endossou ele.

O coordenador reforça que em caso de sintomas como febre, dor no corpo e dor de cabeça, a população deve procurar o atendimento médico nas unidade de saúde, e em caso de confirmação a secretaria realiza o bloqueio com borrifação da residência, para evitar a proliferação do mosquito no local.

Continuar lendo

Na rede

Médico revela que profissionais de saúde estão escolhendo quem vive e quem morre no Acre

Publicado

em

O médico Rodney Brito, que atua na linha de frente do Covid-19 em Cruzeiro do Sul, diz que os profissionais já estão tendo que escolher quem vive e quem morre na fila de espera para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital de Campanha.

“Aqui tá uma situação desesperadora. Pessoas morrendo a todo momento. Fila de espera para UTI e para entrar tem que alguém morrer. Já temos que decidir quem vai ter chance e quem não vai pela idade e pelas doenças que a pessoa tem. Alguns estão morrendo igual peixe fora d’água sem chances de ser entubado. Às vezes duas, três pessoas com paradas cardíacas ao mesmo tempo”, revela.

O profissional destaca que este é pior cenário já vivido em Cruzeiro do Sul desde o início da pandemia de coronavírus no município.

“Estamos enfrentando o pior momento que é esse cenário. São de pessoas que se infectaram há 15, 20 dias atrás. Agora estamos igual a situação que o avião está caindo e o piloto pede para apertarmos os cintos. Nesse momento, só Deus mesmo poderá ajudar”, desabafa o médico.

No Hospital de Campanha, segundo a Sesacre, há 26 leitos de UTI. De acordo com o boletim do hospital, 4 pessoas morreram de Covid-19 nas últimas 24 horas na unidade.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas