Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em Xapuri, população reage contra conversão de agência do BB em Posto de Atendimento

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Intermediária do pagamento dos salários dos servidores públicos estaduais e municipais em Xapuri, a agência local do Banco do Brasil é tida pelos seus usuários como de fundamental importância para a cidade. É tanto que a notícia divulgada nesta semana de sua possível conversão para posto de atendimento causou reações negativas por meio das redes sociais nesta quarta-feira, 13.


Muitos clientes da instituição bancária na cidade protestaram contra o anúncio feito pela direção do banco e cobram de autoridades políticas providências contra a medida que faz parte um plano de reorganização administrativa, tornado público na última segunda-feira, 11, que prevê o fechamento de 361 unidades de atendimento, com a demissão de 5 mil funcionários.

Anúncios


Das 361 unidades que estão previstas a serem fechadas, 112 são agências. O Banco do Brasil vai converter 243 agências em postos de atendimento. Outros 8 postos vão ser transformados em agências. Há também encerramento de atividades em 242 postos de atendimento e 7 escritórios. A agência de Xapuri é uma das que estão na lista de conversão para Posto de Atendimento (PA).


Uma usuária que se manifestou pela internet disse temer que a mudança piore as condições de atendimento que “já não são as melhores do jeito que estão”. Houve também quem contestasse a decisão de se mudar o status da agência de Xapuri para posto de atendimento e de se manter duas agências em Brasiléia e Epitaciolândia, que são cidades-gêmeas.


O ac24horas entrou em contato do o superintendente comercial do Banco do Brasil no Acre, Márcio Carioca, que informou que as informações sobre o plano de reorganização administrativa do banco estão centralizadas em Brasília, mas confirmou que a agência de Xapuri realmente está entre aquelas que deverão passar a posto de atendimento.


A reportagem enviou um pedido de informações via e-mail para assessoria de imprensa do banco com o objetivo de esclarecer alguns pontos que são razão de dúvidas e preocupações por parte de clientes. A resposta, no entanto, foi apenas a de que o Banco do Brasil divulga somente os dados nacionais sobre o encerramento de agências, que se dará a partir de 22 de fevereiro.


Ainda de acordo com o banco, as mudanças serão precedidas de ampla comunicação aos clientes dessas agências afetadas pelo plano de reorganização em canais diversificados, como SMS, aplicativo para celular, Internet Banking, terminais de autoatendimento, além de correspondências, e-mail marketing e cartazes nas agências.


O Banco construiu um hotsite (https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/atendimento/novo-atendimento#/) para esclarecer as medidas aos clientes. Em caso de dúvidas, os clientes poderão ser atendidos tanto via WhatsApp – (61) 4001-0001, assim como poderão entrar em contato com a Central de Atendimento 0800 729 5291, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.


Não existe, porém, uma noção dos prejuízos que os clientes sofrerão com a mudança que significa a redução da atual estrutura de atendimento disponibilizada ao público. Certamente, os menos prejudicados serão os servidores públicos, que usam o aplicativo do banco para fazer as suas movimentações, mas ainda existe uma considerável parcela de usuários que não está inserida nessa realidade.


Repercussão

O presidente Jair Bolsonaro ficou muito irritado com a repercussão causada pelo anúncio do fechamento das agências do Banco do Brasil e do plano de demissão voluntária anunciado na segunda-feira, 11, e teria decidido demitir o presidente da instituição, André Brandão, segundo informou o jornal Valor Econômico na tarde desta quinta-feira, 13.


De acordo com o Valor, fontes lembraram, porém, que as medidas anunciadas foram aprovadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e apresentadas ao Planalto. Outras fontes, contudo, disseram que Bolsonaro não foi informado diretamente sobre o plano e estaria muito contrariado com o momento em que foi adotado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido