Conecte-se agora

Acre recebe sinalização que deve autorizar venda da ZPE para investidores estrangeiros

Publicado

em

Medida visa descentralizar poder do Estado sobre Zona de Processamento para o recebimento de capital estrangeiro com o objetivo de gerar emprego e renda para os acreanos

O governador Gladson Cameli e o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Anderson Abreu estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 13, em Brasília (DF) com o Secretário Executivo da CZPE, Geanluca Lorenzon, do Ministério da Economia, para tratar da celeridade para publicação no Diário Oficial da União da autorização para que o governo do Acre possa iniciar os trâmites da venda Zona de Processamento de Exportação do Acre (ZPE). O procurador-geral do Estado, João Paulo Setti, acompanhou o encontro.

A expectativa é que o Estado seja autorizado já nas próximas semanas a realizar um leilão para vender a ZPE. Um grupo investidor da China já teria sinalizado com o interesse de compra desde que o empreendimento fosse gerido por chineses e em contrapartida a ação pode gerar milhares de empregos no Acre.

“O Acre tem o interesse de fazer a venda da Zona de Processamento de Exportação (ZPE/AC) e estamos esperando autorização do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) para iniciar a venda. Então, estamos pedindo celeridade nessa autorização. Sabemos que esse grupo chinês que tem interesse na ZPE daqui, está sondando Rondônia e vendo a viabilidade. Nós estamos apressados em fazer logo essa venda”, explicou o secretário Anderson Abreu.

O governo estuda vender a ZPE por um lance inicial de R$ 27 milhões, que foi o valor gasto até o momento na proposta. A venda seria parcelada pois o objetivo maior é gerar emprego e renda para a nossa região. “Evidente, que dentro do processo estamos colocando algumas exigências como: mão de obra local. É um projeto muito arrojado”, afirmou Abreu enfatizando que a China tem interesse em instalar uma indústria processadora de carne na Zona de Processamento. “A China quer comprar tudo de comida e em contrapartida irão trazer os produtos chineses pelo Acre. A ideia é vir pelos portos peruanos e fazer uma logística reversa: leva comida e traz produto”, pontuou.

O secretário executivo do Ministério da Economia, Geanluca Lorenzon, reafirmou a comitiva do Acre que a burocracia necessária para isso deve ser encerrada nas próximas semanas. “É difícil precisar uma data, mas a gente acredita que isso possa ser resolvido num curto espaço de tempo. Atrair investimentos externos é uma prioridade do Ministério da Economia e no que se trata de Zonas Econômicas, a ZPE é o futuro do Brasil para integrar as cadeias globais. Nós acreditamos que a ZPE do Acre pode ter papel fundamental, não só na região, mas como no Brasil como um todo. Nós vimos isso nas boas experiência do sudeste asiático e na Ásia como um todo, Zonas Econômicas Especiais como as ZPEs são o ponto de partida que geram impacto não só direto, mas também indireto muito forte. Então quando você tem uma ZPE bem estruturada, competitiva, com boas regras, você acaba gerando desenvolvimento para toda uma região e um país e é isso que a gente quer fazer”, destacou.

Lorenzon reafirmou ainda a importância de se trazer um investidor para a mesa de decisão faz toda a diferença. “Querendo ou não, quando se tem investimento em jogo, você que o melhor retorno, você traz experiências globais e como no Brasil nós não temos muita experiência nessas zonas especiais desse naipe, é muito importante trazer esse tipo de coisa. Então o Acre vai inaugurar esse novo modelo com sucesso e isso sem dúvida não vai fazer que seja um exemplo de sucesso para todo o país, mas que também possa ser exemplo para o resto do mundo ao trazer as práticas da Ásia para o Brasil”, explicou.

Com a sinalização positiva por parte do Conselho das ZPEs, o governador Gladson Cameli comemorou esse passo que pode gerar emprego e renda no Estado. “Nós estamos tentando de toda forma facilitar a venda da Zona de Processamento. Eu não quero que isso fique parado, se deteriorando e dando despesa. Quero que a iniciativa gere emprego e renda. A cada um emprego direto que a ZPE gera, ela cria mais três indiretamente, então estou fazendo tudo o que é possível para vencermos a burocracia e que o dinheiro seja injetado em nosso projeto”, disse.

Veja a entrevista com o secretário executivo do Ministério da Economia:

video

Anúncios

Acre

Membros do CV que mantinham família refém dentro de caminhão baú são presos

Publicado

em

Uma ação rápida dos policiais militares da Força Tática do 1° Batalhão, com o apoio do GIRO, resultou na prisão de três criminosos e na apreensão de um adolescente de 16 anos, que estavam mantendo uma família refém dentro de um caminhão baú. A prisões ocorreram na BR-364, nas proximidades do Shopping Via Verde, em Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, o motorista do caminhão baú, sua esposa e filha trafegavam na BR-364 no sentido Rio Branco-Sena Madureira para deixar um carregamento de remédios e cigarros no município de Feijó. Na proximidades na estrada de Sena Madureira, em uma buraqueira, os criminosos se aproximaram do caminhão em um veículo modelo Ônix, de cor branca e renderam o motorista com sua família e os colocaram atrás do caminhão baú.

Um dos bandidos assumiu a direção do caminhão e juntamente com seus comparsas voltaram para Rio Branco na tentativa de deixar toda a mercadoria em um ramal na capital.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os policiais receberam uma denúncia anônima que tinha uma família refém em um caminhão baú de cor branca trafegando na BR-364. Nas proximidades do shopping Via Verde, os policiais encontraram o caminhão baú e conseguiram prender os quatros criminosos e resgatar o trabalhador com sua família.

Durante uma revista, foi encontrado em posse dos bandidos, uma escopeta calibre 20 com duas munições, uma espingarda de fabricação caseira adaptada para munição de calibre 38, quatro celulares e uma quantia de R$ 336,00 do motorista do caminhão.

Diante dos fatos, foi dado a ordem de prisão e os membros da facção foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos.

Continuar lendo

Cotidiano

Adolescente de 13 anos é alvejado com 5 tiros em distribuidora do Taquari

Publicado

em

Um adolescente de 13 anos foi ferido a tiros na noite desta sexta-feira, 15, em frente a uma distribuidora localizada na rua Baguari, no bairro Taquari, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, a vítima estava com alguns amigos na distribuidora de bebidas quando quatro homens não identificados se aproximaram em um veículo modelo Fiat Palio, de cor prata e um dos passageiros efetuou vários tiros na direção da distribuidora.

Cinco projéteis atingiram o adolescente de 13 anos na região das pernas e nádegas. Após a ação, os criminosos fugiram do local.

A ambulância do serviço de atendimento de urgência (SAMU) foi acionada. Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam o ferido ao pronto-socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.

Policiais Militares do 2° Batalhão estiveram no local e após colher as características do veículo e dos criminosos, fizeram patrulhamento na região em busca de prendê-los, mas ninguém foi encontrado.

O caso segue sob investigação dos Agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Continuar lendo

Cotidiano

Justiça do Trabalho segue atendimento remoto com novo prazo processual

Publicado

em

Em decorrência da pandemia os atendimentos ainda continuarão de forma telepresencial no Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia e Acre por meio das Secretarias Virtuais e Núcleo de Atendimentos e Atermação Virtual e a contagem de prazos será a partir de 21 de janeiro. A medida abrange todas as unidades judiciárias de primeiro e segundo graus, conforme portaria específica editada no fim do ano passado.

Neste período, as unidades de 1o grau deverão se dedicar, prioritariamente, às tarefas, procedimentos e processos de trabalhos de atualização de serviços eventualmente pendentes. Além disso, devem atuar na atualização e alimentação dos indicadores estatísticos, como o sistema e-Gestão, averiguação dos relatórios emitidos pelo sistema I-GEST, com foco no aperfeiçoamento da gestão, bem como na verificação dos relatórios gerenciais do PJe.

O dia 21 de janeiro de 2021 será considerado como data da publicação dos atos judiciais disponibilizados no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho no período de 20 de dezembro de 2020 a 20 de janeiro de 2021.

Continuar lendo

Cotidiano

Dependentes químicos serão atendidos no Acre pelo número de telefone 132

Publicado

em

O governo federal publicou o acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Cidadania e a organização Narcóticos Anônimos (NA) para a criação da linha telefônica 132, que ampliará o acesso da população, em especial dependentes químicos e seus familiares, aos atendimentos e orientações prestados pelo NA.

O serviço será gratuito e funcionará 24 horas por dia. Começará a operar nas próximas semanas e será implementada em duas etapas. Na primeira, com duração de três meses, os atendimentos começarão pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, Piauí, Ceará, Pará Amazonas e Distrito Federal – os locais foram escolhidos por já contarem com uma estrutura de atendimento de linha telefônica 0800 oferecida pelo Narcóticos Anônimos.

As demais unidades federativas serão atendidas na fase seguinte, cuja duração será de 12 meses.

A linha 132, cedida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O acordo tem duração de dois anos, com possibilidade de prorrogação, e não prevê transferências de recurso financeiro entre as partes. Estima-se que a linha 132 receba mais de cinco mil ligações por ano.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2020 ac24Horas.com - Todos os direitos reservados.