Menu

Por conta da Covid-19, UPA da Sobral instala tenda para evitar aglomeração entre pacientes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Evitar aglomeração é uma das principais orientações para impedir a proliferação ainda maior da Covid-19. Se tratando de uma unidade de saúde, o risco é ainda maior, já que no mesmo ambiente podem se misturar pacientes com várias doenças. Na prática, significa que se não forem tomados os cuidados necessários, alguém que foi até uma unidade com algo simples pode voltar para casa contaminado com o novo coronavírus.


Nos últimos dias aumentou a procura por atendimento na unidade. Além da pandemia da Covid-19, cresceram os casos de dengue em Rio Branco. Preocupada com isso, a direção da UPA Franco Silva, localizada na região da Sobral, resolveu instalar uma tenda do lado de fora para evitar a aglomeração no salão principal da unidade de saúde.

Publicidade

De acordo com a gerência da UPA, por dia são mais de 300 atendimentos. Acontece que com a “mistura” de patologias há um risco de contaminação, já que doenças como a Covid-19 são altamente contagiosas.


“O problema é que se juntavam todos esses pacientes com diversas patologias e ficava tudo misturado no salão da UPA. O que fizemos foi pegar as cadeiras, instalamos a tenda e vamos chamando aos poucos para evitar que tenhamos essa aglomeração de 200 pessoas ao mesmo tempo como estava acontecendo. Como o nosso laboratório está sobrecarregado a demora pelo resultado chega até 3 horas”, diz Michela Lemos, diretora da UPA.


A gestora contou um caso ocorrido nesta terça-feira, 12, que evidencia a preocupação. “Uma mulher que foi diagnosticada positiva para Covid-19 veio até a UPA para apenas pedir um atestado médico, já que solicitaram no trabalho dela. Se não estivéssemos fazendo essa triagem, ela poderia ter ficado horas no salão junto com outras pessoas. Como estamos com a triagem, na mesma hora a conduzimos para o local de isolamento, onde ficam os pacientes com Covid-19 e resolvemos seu problema”, afirma.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido