Menu

Sem vaga no TCE, Ribamar Trindade é exonerado por Gladson após tensões internas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma reunião a portas fechadas ocorrida na noite da última quarta-feira, 6, no Palácio Rio Branco decretou o desligamento do secretário da Casa Civil, Ribamar Trindade, no governo Gladson Cameli. A informação foi confirmada pelo próprio governador na manhã desta quinta-feira, 7, momentos antes de almoçar com o deputado Arthur Lira, candidato a presidência da Câmara dos deputados, que está no Acre em busca de apoio da bancada federal acreana. A exoneração de Trindade deverá ser publicada nesta sexta-feira, 8, na edição do Diário Oficial do Estado.


Apontado como o principal homem de confiança do governador, Trindade deverá ser desligado do cargo antes mesmo da sanção da Reforma Administrativa que cria a Secretaria de Governo (Segov), que irá absorver as atribuições políticas Casa Civil, que perderá o Status de secretaria e será ligada ao gabinete do Cameli, assim como a também criada Casa Militar.

Publicidade

Nos corredores do Palácio, a informação que circula é que Cameli e Trindade já não vinha falando a mesma língua a algum tempo e a relação entre os dois não foi a mais a mesma desde que o comandante da Casa Civil ensaiou uma saída do governo no final de 2019, mas acabou sendo convencido a retornar,


A gota d’água o desgaste da relação teria sido o fato de Cameli ter indicado Trindade para a cadeira de Conselheiro do Tribunal de Contas, mas não ter conseguido se articulado para que seu “ungido” tomasse posse. O caso segue judicializado e tem um parecer recente do Ministério Público afirmando que o advogado não preenche os requisitos por entender que a vaga é de auditor-substituto.


A situação é tão atípica que Cameli nem chegou a ter uma conversa final com Trindade. Pediu para Rosângela, sua chefe de gabinete, para comunicar o secretário sobre sua saída.O clima é de tensão devido Ribamar ser próximo do chefe do executivo e isso está acontecendo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido