Conecte-se agora

Em Cruzeiro do Sul, Ponte da União é fechada em protesto pela falta de energia

Publicado

em

Na tarde desta quinta-feira, 7, moradores do Segundo Distrito de Cruzeiro do Sul, fecharam a Ponte da União, em protesto pelo corte de energia elétrica na região. O corte de energia foi causado pela enchente do Rio Juruá. 

A dona de casa, Raimundinha Santos, conta que na parte onde ela mora, no Miritizal, não alaga, mesmo assim, os moradores estão sem energia há 5 dias. “Não queremos confusão não, mas  estamos sem água e sem luz. A comida estragou e estamos no prejuízo. O pessoal da Energisa vem lá longe,  olha e vão embora, não vêm até aqui e seguimos no escuro “. 

Além do Miritizal estão sem energia as localidades: Olivença, lago do Taipiri e outras. 

No dia 3 de janeiro, quando o Rio Juruá alcançou 13.54 metros, a Energisa decidiu por suspender o  fornecimento de energia elétrica em parte das da Rua 7 de Setembro, Travessa Cemitério, Estrada Boca do Moa, Ramal Florianópolis, Avenida Juruá e Avenida Coronel Mâncio Lima. O corte de energia, segundo a empresa, foi necessário por uma questão de segurança dos clientes, das equipes da Defesa Civil, Bombeiros e da própria empresa,  que estão trabalhando nesses bairros. 

Acidente

O  fechamento da Ponte da União ocasionou um acidente. Um caminhão tentou dar marcha ré em cima da Ponte e bateu em uma moto, cujo condutor teve que ser levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O tráfego na ponte já está liberado. 

Notícias

Universidades brasileiras integram o ranking das melhores da América Latina

Publicado

em

De acordo com o Times Higher Education (THE), um dos rankings mais respeitados do mundo quando o assunto é avaliar instituições de ensino superior, sete universidades brasileiras são vistas como as melhores da América Latina. 

A edição de 2021 classificou 177 universidades de 13 países latino-americanos e as instituições de ensino superior brasileiras foram as que mais marcaram presença com 67 universidades. 

No ranking das 10 melhores universidades quatro são federais brasileiras, sendo elas: a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 5º lugar; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 8º lugar; a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 9º lugar; e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 10º lugar. 

Além das instituições federais, outras três universidades brasileiras foram classificadas no top 10: a Universidade de São Paulo (USP) em 2º lugar; a Universidade de Campinas (Unicamp) em 3º lugar; e a PUC-Rio em 7º lugar.

O THE avalia universidades ao redor do mundo e se baseia em critérios como o ensino, a pesquisa, a transferência de conhecimento e a visão internacional.

Bolsa de estudo para ensino superior

Ingressar na faculdade é o sonho de muitos estudantes quando concluem o ensino médio. Muitos estudam bastante e tentam ingressar através dos programas de governo como o Sistema Unificado de Seleção (Sisu), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), que tem como principal critério de seleção o uso das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Além desses, existem programas de incentivo educacionais que oferecem bolsas de estudo de até 70% de desconto nas mensalidades de instituições particulares em todo país como o Educa Mais Brasil, disponibiliza, em seu site, bolsas de estudo para diversas instituições brasileiras.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Continuar lendo

Na rede

Rodrigues Alves comemora aniversário com adequação de salário dos professores ao piso nacional

Publicado

em

O prefeito de Rodrigues Alves, Jailson Amorim, abriu a programação do aniversário de 29 anos do município, nesta sexta feira, 23, anunciando a adequação do salário dos professores locais ao piso nacional da categoria. O ganho salarial é de cerca de 25,3% e de acordo com a classe e letra do professor, a remuneração terá aumento de mais de R$ 1 mil.

“Os professores de Rodrigues Alves ainda não haviam tido esse direito reconhecido e agora estamos efetivando essa adequação ao piso nacional da categoria. É um esforço da gestão e o reconhecimento à importância do trabalho dos educadores”, citou Amorim, que também apresentou o novo uniforme das escolas municipais.

A programação terá continuidade até o dia 28, data de aniversário de emancipado do município, que fazia parte de Cruzeiro do Sul. Entre os eventos constam, no sábado, 24, assinatura da Ordem de Serviço de terraplanagem do Ramal do Profeta. Na segunda, 26, Assinatura da Ordem de Serviço da calçada e quadra coberta da Nova Cintra, inauguração da Unidade Básica de Saúde – UBS do Luzeiro e Assinatura da Ordem de Serviço da quadra coberta do Luzeiro e inauguração do Mercado Municipal Sebastião Correia.

Na terça, 27 , será a vez da entrega dos Títulos Definitivos de terras rurais com a equipe do INCRA, inauguração da Praça do Portal, assinatura da Ordem de Serviço da quadra sintética do Parque Municipal, assinatura da Ordem de Serviço da quadra coberta do barro vermelho, no bairro Dário Pereira.

Na quarta, 28, a programação inclui formatura de alunos dos técnicos em rede de computadores e em rede de internet, assinatura de Ordem de Serviço de construção de calçada na comunidade Foz do Paraná. Às 19 horas, as festividades serão encerradas com live show de bandas locais com transmissão pelo Youtube e Facebook da prefeitura.

Continuar lendo

Cotidiano

Sindicato dos Correios e aliados voltam às ruas neste sábado contra privatizações e retrocessos

Publicado

em

O Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos do Acre (Sintect-AC) e diversas outras entidades representativas aliadas voltam a ocupar as ruas neste sábado, 24, para barrar as privatizações articuladas pelo Governo Federal, em Cruzeiro do Sul e Rio Branco.

Segundo os organizadores, o ato Intitulado “#24J”, é marcado pelo dia de unir o país em defesa da Democracia, da vida dos brasileiros e do Fora Bolsonaro”, o evento iniciará às 15h no Calçadão da Gameleira, na capital, e às 16h30 na Escola São José, em Cruzeiro do Sul.

Após a concentração, haverá uma passeata pelas principais ruas da capital até o Palácio Rio Branco, onde os participantes também chamaram a atenção de parlamentares federais, estaduais, senadores e membros dos Executivos estaduais e municipais.

De acordo com Suzy Cristiny, presidente do Sintect-AC, este é o segundo grande ato em defesa das companhias públicas importantes para a soberania do país e dos direitos sociais de diversos segmentos feito pelo sindicato.

“Diante das ameaças diretas de privatização dos Correios, não resta outra alternativa senão ir às ruas. Essa venda colocará em risco milhares de empregos e a população vai ser prejudicada sem serviço na maioria dos municípios, tendo que pagar mais caro. Também denunciaremos a Reforma Administrativa. Ela engana o povo, vai acabar com os concursos e instituir a rachadinha no serviço público. Preparamos uma série de temas importantes para reivindicar mais uma vez”, completa Suzy.

Continuar lendo

Acre

Presidente do BNDES trará comitiva ao Acre para discutir parcerias

Publicado

em

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, desembarca no Acre nesta segunda-feira, 26, para discutir parcerias e projetos com o governo do Acre e os municípios.

Montezano e sua equipe farão uma série de visitas não apenas Rio Branco, mas Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Assis Brasil, entre outras cidades do Acre oferecendo parcerias para iniciativas de desenvolvimento em diversos setores, como, por exemplo, agropecuária sustentável e saneamento básico.

Segundo informações, a visita do presidente do BNDES durará até sexta-feira, 30, e tem como principal motivo as concessões de saneamento em diversos Estados brasileiros, inclusive nas regiões Norte e Nordeste, atraindo investimentos e recursos aos municípios.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas