Menu

Indústrias do Juruá celebram avanços do setor em 2020 durante pandemia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A coordenadora da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) no Juruá, Janaína Terças, avalia que em 2020, apesar da pandemia do coronavírus, a indústria do Juruá superou todas as expectativas de crescimento. Entre os setores, a construção civil, em especial o cerâmico, foi o que mais contribui para o aquecimento da economia local.


Ela explica que as parcerias e o suporte que as empresas tiveram da FIEAC, SESI, SENAI, SEBRAE e Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT), fizeram toda a diferença na crise. Mais de 100 empresas tiverem acesso a aprendizado e consultoria nas áreas de Licenciamento Ambiental, Eficiência Energética, Consultorias dos Programas de Saúde e Segurança na Indústria – Novo Layout/Covid-19, Planejamento e Melhorias do Processo Produtivo, Curso de Marketing Digital, entre outros.

Publicidade

Terças destaca o Programa Reage Indústria, uma parceria entre FIEAC E SEBRAE, que segundo ela, trouxe para Cruzeiro do Sul melhoria nos produtos e serviços, por meio de consultorias e capacitações, garantindo ganho real para as empresas, que tiveram acesso a esses serviços, sem nenhum custo.


“O ano de 2020 foi um ano difícil, de muitas perdas, instabilidade e incertezas, mas também foi um ano de aprendizado e algumas conquistas para o setor industrial do estado do Acre. Eu só tenho a agradecer aos empresários locais, ao presidente da FIEAC, José Adriano, que está alavancando a indústria no Juruá, ao secretário da Indústria Anderson Abreu, pela seriedade e compromisso e ao gerente regional do SEBRAE, Jairo Negreiros, pela parceria de sucesso, na ponta junto as empresas. Aguardo 2021 com muito entusiasmo, e com a certeza que será um ano de mais crescimento da economia local e de desenvolvimento param nosso município”, concluiu


O presidente da Federação, José Adriano, destaca que não houve demissões no setor apesar do custo de energia, dificuldade de extração da matéria-prima e de aquisição de lenha para a queima de cerâmica, que é importada do estado de Rondônia


Adriano enaltece as empresas que investiram em consultorias e qualificação, desde o aperfeiçoamento das linhas de produção à melhoria de seus planos de negócio. Ressalta as capacitações realizadas pelo SENAI/AC por meio do programa “Reage, Indústria”, em parceria com o Sebrae/AC, e por meio do projeto “Consultoria tecnológica para o setor cerâmico do estado do Acre”, com empresas atendidas em Rio Branco, Brasileia, Cruzeiro do Sul e Acrelândia.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido