Conecte-se agora

Rio Branco é alvo de estudo para identificar os gargalos para o aumento da cobertura vacinal

Publicado

em

Aproximadamente 23 mil pais e mães devem ser entrevistados durante todo o mês de dezembro por técnicos do Ministério da Saúde. O objetivo da ação é identificar e entender as principais dificuldades para o cumprimento do calendário de vacinação. Desde o dia (1º), de dezembro estão sendo entrevistadas famílias que tenham crianças nascidas em 2017 e que foram selecionadas para a pesquisa.

O entrevistador irá fotografar a caderneta de vacinação da criança com o objetivo de identificar as vacinas que as crianças já receberam ou não. O estudo está sendo realizado em 19 estados e no Distrito Federal até o dia 30 de dezembro.

O estudo vai possibilitar estimar as coberturas vacinais relativas à BCG, hepatite B, Poliomielite, Pentavalente, rotavirus humano, febre amarela, meningocócica C conjugada, pneumocócica 10 valente conjugada, influenza, Hepatite A, tríplice viral, varicela e reforço para DPT e Poliomielite.

As crianças são visitadas em sua residência para a análise de sua situação vacinal, estrato social e compartilhamento das dificuldades para o cumprimento do calendário de vacinação. O tempo estimado da entrevista varia de 20 a 30 minutos. Os entrevistadores não coletam dados pessoais como número do CPF ou dados bancários.

Um dos objetivos da pesquisa é elencar as interferências das condições de vida na cobertura vacinal, avaliar as diferenças entre a cobertura estimada pelos inquéritos e os dados administrativos obtidos pelo sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Outra meta é obter a estimativa da cobertura vacinal para o esquema completo e para cada vacina incluída no calendário do PNI para crianças aos 12, aos 18 e aos 24 meses de idade, o acesso ao serviço de vacinação e a adesão em crianças até os 24 meses de idade.

A partir dos resultados deste estudo, o Ministério da Saúde poderá definir novas estratégias que possibilitem melhorar o acesso à vacinação das crianças e, desta forma, ampliar as coberturas vacinais em todo o país para proteger a saúde de toda a população brasileira.

A pesquisa está sendo realizada nas seguintes capitais: Belém, Rio Branco, Macapá, Palmas, João Pessoa, São Luiz, Fortaleza, Natal, Teresina, Recife, Maceió, Aracaju, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba, Campo Grande, Cuiabá e Brasília, além de outras cinco capitais que foram avaliadas em projeto anterior financiado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Cotidiano

Autorizado concurso público com 375 vagas na Controladoria Geral da União

Publicado

em

A autorização do novo concurso para a Controladoria Geral da União (concurso CGU) está publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (27).

São 375 vagas, sendo 300 de auditor federal de finanças e controle, para nível superior, e 75 de técnico federal de finanças e controle, de nível intermediário. Os detalhes serão publicados em breve no edital.

A portaria 8949, que autoriza o certame, diz que a responsabilidade pela realização do concurso será da Controladoria-Geral da União, a quem caberá editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários, de acordo com as disposições.

Continuar lendo

Cotidiano

Inscrições para o segundo semestre de 2021 do Sisu começam dia 3 de agosto

Publicado

em

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) referente ao segundo semestre de 2021 terá as inscrições abertas no próximo dia 3 de agosto.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

oderá participar do Sisu o estudante que tenha realizado o último Enem e obtido nota na redação maior que zero e que não tenha participado na condição de treineiro. As inscrições para o Sisu devem ser efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico: http://sisu.mec.gov.br.

Entre os dias 3 e 6 de agosto, o sistema ficará disponível para inscrição dos candidatos.

No momento da inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de curso. Será possível alterar as opções durante o período das inscrições. Os candidatos serão selecionados de acordo com a nota do Enem, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade e concorrência.

Continuar lendo

Cotidiano

Iapen divulga lista de isenções de processo seletivo para nível médio e superior

Publicado

em

O governo do Acre divulgou na manhã desta terça-feira, 27, o resultado preliminar das isenções deferidas e indeferidas referente ao processo seletivo simplificado para contratação de profissionais de nível médio e superior para atender as demandas do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

A presente relação encontra-se disposta na seguinte ordem: cargo, vaga, inscrição e nome do candidato em ordem alfabética. Os candidatos não relacionados na lista tiveram a isenção indeferida.

O candidato disporá, unicamente, de dois dias para contestar o indeferimento da isenção, exclusivamente mediante preenchimento de formulário digital, que estará disponível no site https://www.ibade.org.br/ a partir das 8h desta quarta-feira, 28, até às 18h de quinta-feira, 29, considerando-se o horário local da cidade de Rio Branco/AC.

O processo seletivo oferta quatro vagas, sendo uma para auxiliar administrativo (nível médio), uma para advogado, uma para psicólogo e outra para assistente social, todos nível superior. Os valores da remuneração vão de R$ 3.077,05 a R$ 4.658,32.

A prova objetiva será realizada nas cidades do Estado do Acre: Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá, conforme opção do candidato no momento da inscrição.

Para ver a lista dos deferidos, clique aqui. 

Iapenisenção
Continuar lendo

Cotidiano

Terça será ensolarada com possibilidades de chuvas rápidas no decorrer do dia

Publicado

em

De acordo com o Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam), esta terça-feira, 27, será de dia ensolarado, com o céu variando de claro a parcialmente nublado e há possibilidade de chuva rápidas e isoladas entre a tarde e à noite.

Segundo o boletim, uma frente fria que se aproxima pelo Sul do País deve mudar o tempo no Acre ao longo desta semana, trazendo mais um evento de friagem.

Confira as temperaturas:

Alto Acre

Em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas oscilam entre a mínima de 20°C e a máxima de 35ºC.

Baixo Acre

Mínima de 21°C e máxima de 35ºC são as temperaturas registradas em

Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.

Vale do Juruá

Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 21ºC e 35°C.

Vale do Purus

Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 20º C e 35°C.

Vale do Tarauacá/Envira

Por fim, em Feijó, Jordão e Tarauacá a variação de temperatura fica entre a mínima de 22°C e a máxima de 35°C.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas