Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ubiracy Vasconcelos e vereadores eleitos são diplomados em Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Juízo Eleitoral da 2ª Zona diplomou na noite desta sexta-feira, 11, os candidatos majoritários e proporcionais eleitos em Xapuri, no dia 15 de novembro passado, em sessão realizada no Fórum da cidade.


O prefeito reeleito, Ubiracy Vasconcelos, e a vice-prefeita, Maria Auxiliadora, receberam, respectivamente, os diplomas das mãos do juiz eleitoral, Luís Gustavo Alcalde Pinto, e do promotor eleitoral, Juleandro Martins.

Anúncios


Os nove vereadores eleitos no município também foram certificados pela Justiça Eleitoral. Apenas três deles, Ronaldo Cosmo Ferraz (MDB), Clemilton Lima (Dem) e José Maria Miranda (PT) foram reeleitos.


São seis novos vereadores, entre os quais apenas uma mulher: Alarice Botelho (PT). Kaico Roque (Dem), Alcemir Teodózio (Dem), Menudo (PSD), Dim (PSB) e Eriberto Mota (PSB), o único dos novatos que já foi vereador.


A professora, cantora e ativista cultural, Alarice Botelho Nunes, é a primeira mulher eleita pelo PT para a Câmara de Xapuri. Foram dois mandatos seguidos sem representação feminina no legislativo municipal.


“Tenho muita fé e esperança de que será um mandato muito representativo da mulher xapuriense, além de verdadeiramente participativo. Será, de fato, um mandato do povo xapuriense”, ela disse ao fim do evento.


O prefeito Ubiracy Vasconcelos lembrou dos candidatos que perderam a vida recentemente – Sebastião Ganso, do PSD, e Elicaliane Soares, do PSB – e disse que será um mandato especial por ser o terceiro, fato inédito para um gestor em Xapuri.


“Sou o primeiro prefeito a ter três mandatos dados pelo povo em Xapuri e isso me põe diante de uma responsabilidade muito maior. O grande desafio será fazer mais o que fizemos até agora com menos recursos do que antes”.



O juiz Luís Gustavo Alcalde Pinto disse que apesar de todos os problemas que fizeram parte desta eleição, em tempos de pandemia e fake news, a Justiça Eleitoral e os candidatos se adequaram e o resultado foi positivo.


“O pleito foi absolutamente atípico, em razão dessa lamentável epidemia, mas a Justiça Eleitoral, assim como os candidatos se adaptaram à nova realidade. Desejamos a todos os eleitos muita sorte e que usem os mandatos em prol da sociedade xapuriense”.


Vale lembrar que a diplomação dos candidatos eleitos não garante a posse em 1º de janeiro. As prestações de contas de campanha serão agora julgadas e apenas com a aprovação delas os candidatos estarão aptos à posse.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido