Menu

Desmate no Acre cresce em 2020, mas cai em comparação ao ano de 2019, mostra Inpe

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) concluiu na 1a semana de dezembro a estimativa da taxa de desmatamento na Amazônia Legal Brasileira (ALB), o valor estimado foi de 11.088 km² de corte raso no período de 1 agosto de 2019 a 31 julho de 2020.


Desse total, o Acre deve contribuir com 652 km2 –ou 5,9%. Em comparação a 2019, o desmate terá diminuído 4,4%


Esse valor representa um aumento de 9,5% em relação a taxa de desmatamento apurada pelo Prodes 2019 que foi de 10.129 km² para os nove estados da ALB. A estimativa da taxa foi calculada a partir da análise das 102 imagens prioritárias, de todos os estados da ALB.

Publicidade


O Inpe divulga a estimativa da taxa de desmatamento para os nove estados da Amazônia Legal Brasileira (ALB). Essa estimativa é baseada nos dados gerados pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite.


O mapeamento feito utilizou imagens do satélite Landsat ou similares, para registrar e quantificar as áreas desmatadas maiores que 6,25 hectares. O Prodes considera como desmatamento a remoção da cobertura florestal primária por corte raso, independentemente da futura utilização destas áreas.


Os estados do Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia correspondem a 87,8% do desmatamento estimado na ALB.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress