Menu

Pesquisar
Close this search box.

Desmate no Acre cresce em 2020, mas cai em comparação ao ano de 2019, mostra Inpe

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) concluiu na 1a semana de dezembro a estimativa da taxa de desmatamento na Amazônia Legal Brasileira (ALB), o valor estimado foi de 11.088 km² de corte raso no período de 1 agosto de 2019 a 31 julho de 2020.


Desse total, o Acre deve contribuir com 652 km2 –ou 5,9%. Em comparação a 2019, o desmate terá diminuído 4,4%

Anúncios


Esse valor representa um aumento de 9,5% em relação a taxa de desmatamento apurada pelo Prodes 2019 que foi de 10.129 km² para os nove estados da ALB. A estimativa da taxa foi calculada a partir da análise das 102 imagens prioritárias, de todos os estados da ALB.


O Inpe divulga a estimativa da taxa de desmatamento para os nove estados da Amazônia Legal Brasileira (ALB). Essa estimativa é baseada nos dados gerados pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite.


O mapeamento feito utilizou imagens do satélite Landsat ou similares, para registrar e quantificar as áreas desmatadas maiores que 6,25 hectares. O Prodes considera como desmatamento a remoção da cobertura florestal primária por corte raso, independentemente da futura utilização destas áreas.


Os estados do Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia correspondem a 87,8% do desmatamento estimado na ALB.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido