Conecte-se agora

Quem faz firulas é a oposição, não quem governa!

Publicado

em

A pior coisa que pode acontecer para quem governa um estado ou prefeitura é o lançamento de candidaturas precipitadas, ou seja, fora de tempo.

A Frente Popular passou 20 anos no poder e rechaçava qualquer um que se lançasse candidato de forma estabanada. Os que fizeram isso, as pretensões morreram no ovo. A casca não quebrou.

Portanto, não é bom para a administração do estado, nem das prefeituras. Principalmente por parte de quem compartilha do poder, lançar-se a governador como fez o senador Sérgio Petecão (PSD).

A hora, agora, é de cuidar dos interesses da população e não nas vaidades pessoais. Essa situação leva ao conflito interno prejudicando seriamente a governabilidade e a realização de obras e serviços para o povo.

No caso das prefeituras, por exemplo, se transformam em comitês eleitorais. É necessário deixar a disputa eleitoral para o tempo certo. No mínimo, para um ano de eleições e esse não é.

Quanto a oposição, pode fazer o que bem quiser, como fez, por exemplo, o deputado federal Leo de Brito (PT), lançando o nome de Jorge Viana para governador em 2022. Eles não estão no poder. Não há implicações na gestão do estado.

Como bem dizia o ex-presidente Lula: “Na oposição a gente pode fazer firula, governando não”.

Equívoco do Bocalom

O prefeito eleito Tião Bocalom (PP) está completamente equivocado quando trata vereadores de sua base como se não fizessem parte do projeto político que o elegeu. Os partidos que o escolheram e os seus parlamentares na Câmara têm o legítimo direito de participar da gestão indicando nomes para comporem o quadro técnico de cargos comissionados.

A função do vereador

Erra também o prefeito eleito Bocalom quando diz que a função do vereador é fiscalizar e propor. O vereador tem um papel importante na Câmara: O de representar e defender politicamente o projeto do qual ele faz parte e que venceu a eleição. O parlamento é uma casa política e não apenas técnica. Política por excelência.

Não confundir alhos com bugalhos

Os que os vereadores eleitos ao lado de Tião Bocalom não podem propor é o ilícito, os favores pessoais, negócios sujos, mas a participação no projeto “Produzir para Empregar” é perfeitamente legítimo e necessário para o sucesso. Quem sabe Bocalom está inaugurando uma nova forma avançada de relacionamento político ainda completamente desconhecida.

Bolsonaro este certo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está corretíssimo ao negociar apoio do centrão ao seu governo. Não há crime de corrupção, muito menos de prevaricação. A Rede Globo e seus comentaristas é que se empenharam em criminalizar a política como se construir bases políticas no Congresso, Assembleias e Câmaras Municipais fosse crime. A Dilma Rousseff pegou corda da negação da política e acabou se isolando no poder quebrando o espinhaço. Bolsonaro estava no mesmo caminho.

Gladson tem que se afastar do PSB

Se pretende mesmo a reeleição o governador Gladson Cameli deve se afastar imediatamente do PSB e de qualquer outro partido de esquerda. Essas siglas só lhe trouxeram prejuízos eleitorais. Tivesse ficado neutro no 1

º turno estaria bem melhor, inclusive, com o controle maior sobre os aliados que querem concorrer com ele em 2022. Além dos mais, não vai dar para conciliar Bolsonaro com a esquerda daqui para frente.

A mais experiente

No meio da macharada da Câmara Municipal a vereadora Lene Petecão deveria ser a escolhida para presidir a Casa a partir do ano que vem. Atualmente é a vice-presidente, tem larga experiência e faria um excelente trabalho representando seus pares.

“Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando parar”. (Sun-Tzu)

. O apoio do governador ao PSB foi um verdadeiro desastre político, não foi por falta de aviso.

. Se ele pretende levar o PSB para dentro do seu governo flerta com a derrota em 2022.

. Como diz o Juca da Dida:

. “Se arrependimento matasse…”!

. Na verdade, o PSB vai voltar para os braços do PT como uma amante arrependida de ter abandonado a cara metade.

. É a lógica, os dois são partidos de esquerda; o namoro com Gladson Cameli foi um ponto fora da curva.

. A campanha eleitoral é a responsável direta pela nova onda do coronavírus, as igrejas entraram por tabela.

. Roberto Duarte, Márcia Bittar, Raimundo Angelim, Marcus Alexandre, Leila Galvão, Luís Tchê, Eduardo Ribeiro são nomes que provavelmente estarão na disputa para a Câmara Federal em 2022.

. O ex-prefeito Vagner Sales está sereno, frio, tranquilo, sóbrio…esperando como um felino à espreita.

. O prefeito André Maia, que perdeu a eleição em Senador Guiomard, está de malas prontas para disputar uma vaga na Aleac.

. O governador, seja ele de que estado for, é o principal articulador político de seu próprio governo.

. Errando ou acertando a fatura vai para suas costas!

. Consta que Brasília concentra a maior quantidade de profissionais do sexo por metro quadrado do país; é denso!

. Mulher se aproxima do presidente e pergunta:

. Presidente Bolsonaro, quando vai chegar à vacina do coronavírus?

. Pergunta para o vírus!

. Bom dia!

Anúncios

Coluna do Astério

PP abre porteira para secretários disputarem eleição!

Publicado

em

Continuar lendo

Coluna do Astério

Deputados precisam se ver na foto!

Publicado

em

Continuar lendo

Coluna do Astério

Moro X Bolsonaro

Publicado

em

Continuar lendo

Coluna do Astério

Líder do governo quer secretários candidatos pelo PP!

Publicado

em

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Leia Também

Mais lidas