Menu

Ufac descarta retorno às aulas após publicação de portaria do MEC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Ascom/Ufac


A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio de nota, informou na manhã desta quarta-feira, 02, que não irá acatar a Portaria n° 1.030, de 1° de dezembro de 2020, do Ministério da Educação (MEC), publicada no Diário Oficial da União (DOU) que determina o retorno das aulas presenciais a partir de 4 de janeiro de 2021.

Publicidade

Em nota, a Ufac afirmou que tanto as atividades presenciais nos campi da Ufac e no Colégio de Aplicação (Cap) continuarão suspensas por tempo indeterminado, por meio de decisão do Conselho Universitário (Consu), a partir da Resolução nº 4, de 30 de março de 2020.


“A decisão considerou o grave momento de emergência sanitária mundial e as orientações da Organização Mundial da Saúde, das autoridades sanitárias locais e as recomendações para o enfrentamento da pandemia pela COVID-19 do Comitê de Prevenção e Contenção ao Coronavírus, da Ufac. Mas, sobretudo, teve como base o princípio mais caro a todos os seres humanos: a preservação da vida”, afirmou a Ufac em nota.


Em outro trecho, a Ufac destacou que o cenário de pandemia, permanece agravado pelo aumento de casos, reinfecções e sobrecarga no sistema público de saúde.


“Além disso, a portaria não observa a autonomia universitária de cada Ifes para avaliar as condições e o momento adequado e seguro para retorno gradual das atividades presenciais”, escreveu em nota.


Após a repercussão nas redes, o Ministério da Educação (MEC) revogou a portaria. A repercussão negativa das instituições e de especialistas que disseram que a medida era inconstitucional acabaram fazendo o governo voltar atrás.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido