Conecte-se agora

Ufac, Ministério Público e Rotary proporcionam Natal diferenciado para idosos do Lar Vicentino

Publicado

em

Por causa da pandemia de Covid-19, os idosos do Lar Vicentino de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, que são do grupo de risco, estão sem receber visitas há sete meses. Para minimizar os impactos do isolamento e a falta dos familiares, várias instituições se uniram para dar a eles, de forma virtual, um Natal alegre, com presentes, afeto e, em troca, proporcionar belas lições de vida para os demais envolvidos.

Os dois abrigos de idosos foram incluídos em um projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Acre, Ministério Público do Acre e Rotary Clube Galvez, que tem como uma das etapas o apadrinhamento de pedidos de Natal dos internos das duas unidades de acolhimento. Entre os pedidos há perfume, batom, vestido de bolinha, bolo confeitado, rádio e até uma namorada.

Quem quiser apadrinhar os pedidos pode escolher nas listas (veja como no Instagram no fim da matéria). Em Rio Branco, um dos locais de entrega é a Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos do Idoso e Pessoas com Deficiência Física, onde atua o promotor Júlio César de Medeiros. Em Cruzeiro do Sul, os presentes podem ser entregues na Fundação Dom José Hascher, conhecida por Lar Vicentino.

Nas outras duas etapas do projeto, os idosos, por meio de fotos, dão conselhos e lições de vida para os jovens e adultos e músicos voluntários gravam as músicas preferidas deles. As músicas do cantor Roberto Carlos estão entre as mais pedidas. Além do aspecto terapêutico, a música promove a integração entre os idosos e os jovens cantores voluntários.

A coordenadora do projeto de extensão da Universidade Federal do Acre, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Estudos da População Idosa do Acre (Epopi/AC), professora doutora Polyana Bezerra, explica que a finalidade é gerar ações que favoreçam integração, bem-estar, entretenimento e lazer para esta população, mesmo que virtualmente, além de educar a sociedade civil para o voluntariado.

“O projeto proporciona a interação de pessoas na vida adulta avançada, residentes de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), com as gerações mais jovens. O objetivo é a sensibilização para empatia e solidariedade, entretenimento e lazer aos idosos institucionalizados no Acre, por meio de recursos audiovisuais, aproveitando a proximidade do período natalino, culturalmente favorável ao acolhimento e ações de solidariedade”, esclarece Polyana.

Há recomendação para que as novas gerações não fumem, mas também, se fala em esperança e amor. O senhor Lázaro, de 81 anos, mostrou em uma foto, como mensagem,  recomendando a propagação do amor e a cantora voluntária Isabelle, agradeceu seu Lázaro interpretando a música que ele pediu:  “porque você não responde”, de Bartô Galeno. (Veja o vídeo)

[videopress y8zJa5Zc]

 

Nazaré Guedes, presidente do Clube Rotary Galvez, ressalta que a instituição se engajou no projeto de Natal dos idosos porque seu objetivo é servir. “Estamos com muito entusiasmo nessa parceira”, cita.

Ministério Público proativo na causa do Idoso

O promotor de Justiça, Júlio César de Medeiros, da Promotoria Especialidade de Defesa dos Idosos da Comarca de Rio Branco, destaca que o Ministério Público sempre atua em parceria e com proatividade em causas como essa, que possibilitam a melhoria da qualidade de vida para pessoas da terceira idade.

Coordenador do projeto e promotor Júlio César – Foto: Reprodução

“É importante destacar que essa ação sensível já está trazendo benefícios concretos ao público-alvo, com a mobilização deles dentro dos abrigos para escolher os presentes, as músicas e as frases com ensinamentos. Esta é apenas uma face de um grande projeto que estamos construindo, visando o alinhamento de uma rede estadual de proteção dos idosos, versando desde o fluxo de acolhimento, políticas públicas de prevenção à violência e aumento da qualidade de vida desse público, considerando que o número de idosos é cada vez maior, e precisamos agir com proatividade”, finalizou o promotor, destacando o apoio que recebe da Procuradora Chefe do Ministério Público do Acre, Kátia Rejane Araújo Rodrigues.

Festa

A coordenação do projeto está organizando a festa interna dos idosos, quando eles verão os vídeos gravados com suas canções preferidas e vão receber os presentes. A reação deles ao assistir à dedicatória dos músicos voluntários será compartilhada no perfil do Instagram do projeto.

Para a gestora do Lar Vicentino Maria Odília, de Rio Branco, Simone Dávila, a ação é de grande importância porque mantém os vínculos entre os internos “e o mundo lá fora”. “Eles estão sentindo muita falta da família, das visitas, festinhas, missas e cultos. Estamos muito agradecidos e felizes por esta campanha poder dar um pouco de alegria pra todos eles”.

Lilyane Neto, da Fundação Dom José Hascher, conhecido como Lar Vicentino, de Cruzeiro do Sul, diz que o fato deles escolherem o presente, a música que querem ouvir e a mensagem a ser passada já movimentou o grupo. Acredita que haverá muitos benefícios para os internos por meio do projeto da Ufac e Ministério Público. “Este ano não haverá comemoração de Natal aberta ao público, somente internos. Sendo assim, a parceria com esse projeto será um presente a eles e a nós também, por ver a felicidade deles”.

Ximena fez questão de apadrinhar um pedido de Natal: “É tempo de muita solidariedade”

A assistente social Ximena Catalán, que mora em Cruzeiro do Sul e está de passagem por Rio Branco, deixou um presente para um idoso da capital e vai repetir o gesto em Cruzeiro. “É um ato de caridade para pessoas que tanto já fizerem pelas famílias delas e pela sociedade. Espero que muita gente também doe porque é tempo de muita solidariedade. E um dia poderemos ser nós em alguma instituição para idosos”, conclui.

Veja o Instagram para participar e acompanhar o projeto:

@NatalEPOPI

Cotidiano

Teatro Candeeiro abre seleção de atores para peça Romeu e Julieta

Publicado

em

A Associação Teatro Candeeiro está com audições abertas para a montagem da peça Romeu e Julieta, programada para ser exibida em 2023.

Para participar, é necessário ser maior de 15 anos, preencher um formulário especificando e-mail, nome completo, com a escolha de até 3 personagens que deseja interpretar e ter disponibilidade de horário.

Serão 15 vagas para apresentar a vida do casal mais apaixonado e amado da história. As inscrições acontecem até o dia 12 de agosto e as audições serão realizadas entre 15 e 16 do mesmo mês, às 19h30.

Segundo a diretora da iniciativa, Jaqueline Chagas, que estuda o dramaturgo William Shakespeare a mais de 5 anos, a peça deve estrear em maio do ano que vem.

“Romeu e Julieta é uma das peças mais famosas de Shakespeare e é conhecida no mundo todo, essa será a primeira montagem em caráter profissional em Rio Branco. Qualquer pessoa pode se candidatar independente de gênero aos personagens disponíveis”, disse.

Acesse aqui o formulário de inscrição.

Continuar lendo

Cotidiano

Termina hoje (8) prazo para recusar nomeação como mesário nas eleições 2022

Publicado

em

Os eleitores que receberam na última quarta-feira (3) a convocação para trabalhar como mesários nas eleições deste ano têm até hoje (8) para pedir dispensa da nomeação, apresentando justificativa ao juiz responsável pelo cartório eleitoral onde vota.

Na última quarta-feira (3), terminou o prazo para que cada cartório eleitoral fizesse todas as nomeações de mesários e integrantes do apoio logístico para as eleições. O primeiro turno de votação está marcado para 2 de outubro e eventual segundo turno, para 30 de outubro.

Os mesários trabalham nas mesas receptoras de votos ou de justificativa, dando andamento à fila de votação. Neste ano, a Justiça Eleitoral prevê a convocação de 2 milhões de colaboradores para esse trabalho.

Quem foi nomeado recebeu uma convocação pelo correio, por e-mail ou por WhatsApp, a depender de como cada estado optou por fazer a comunicação. Desde a data de recebimento da convocação, o eleitor tem cinco dias para pedir a dispensa. Nesta segunda-feira (8), portanto, termina o prazo para quem recebeu a notificação na última quarta (3).

Entre os benefícios de trabalhar como mesário está o recebimento de vale-alimentação diário de até R$ 45, a dispensa do trabalho pelo dobro dos dias dedicados à Justiça Eleitoral, caso o cidadão tenha carteira assinada, e a vantagem em critérios de desempate em concursos.

Continuar lendo

Cotidiano

Presidente das APAES denuncia que obra da prefeitura provoca alagação dentro de sua casa

Publicado

em

Cecília Lima, conhecida por ter sido presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e que hoje é presidente da Federação Estadual das APAES, reclama de uma obra realizada pela prefeitura de Rio Branco na rua Almirante Castro e Silva, no bairro Estação Experimental.

Ocorre que depois que a rua foi pavimentada, o benefício da pavimentação chegou, mas a engenharia parece não ter sido completamente bem feita, já que a chuva alaga a casa pela frente e por trás. Na tarde desta segunda-feira, 8, a forte chuva provocou transtornos para familiares de Cecília, já que quem mora na residência é uma filha.

“Preciso de ajuda, alguém tem que fazer alguma coisa. Agora estamos no período do verão, imagina quando chegar no inverno que chove quase todo dia, imaginem como vai ficar a nossa situação”, disse Cecília.

Vídeos feitos pelos moradores da residência mostram a água invadindo o local em grande quantidade, colocando em risco os móveis e demais utensílios domésticos da casa.

O ac24horas falou com o Secretário de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira, que se comprometeu em mandar uma equipe até o local nesta terça-feira, 9, para averiguar o problema.

Continuar lendo

Cotidiano

Prefeitura de Rio Branco abre 86 vagas para professores e servidores administrativos

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação (SEME) publicou nesta segunda-feira, 8, o edital do processo seletivo n° 03/2022, com 86 vagas, para a contratação temporária de professores e servidores administrativos para atender às necessidades da Rede Municipal de Ensino.

Os candidatos selecionados serão lotados na zona urbana e rural em período diurno e a vigência dos trabalhos ficarão a disposição da Seme.

A seleção para os cargos de Professor de Educação Especial (Mediador, AEE, Bilingue, Libras), Professor de Educação Infantil – Pré-Escola, Professor do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, Cuidador Pessoal, Assistente Escolar e Merendeira, acontecerá por meio de prova de títulos.

As inscrições iniciam nesta quarta-feira, 10, e encerram na sexta-feira, 12, com atendimento das 08h às 12h e das 14h às 17h, no Hall do Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (UFAC), no bairro Distrito Industrial, em Rio Branco.

Os concorrentes devem entregar obrigatoriamente em envelope único e identificado, ficha de inscrição, currículo, cópias do comprovante de escolaridade, do documento oficial de identidade RG, CPF e dos certificados que comprovem atender os requisitos necessários.

O resultado preliminar será divulgado dia 24 de agosto, no site da Prefeitura de Rio Branco, no endereço eletrônico www.riobranco.ac.gov.br, localizado no mural da SEME e no Diário Oficial do Estado.

Acesse aqui o edital completo.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!