Conecte-se agora

Ufac, Ministério Público e Rotary proporcionam Natal diferenciado para idosos do Lar Vicentino

Publicado

em

Por causa da pandemia de Covid-19, os idosos do Lar Vicentino de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, que são do grupo de risco, estão sem receber visitas há sete meses. Para minimizar os impactos do isolamento e a falta dos familiares, várias instituições se uniram para dar a eles, de forma virtual, um Natal alegre, com presentes, afeto e, em troca, proporcionar belas lições de vida para os demais envolvidos.

Os dois abrigos de idosos foram incluídos em um projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Acre, Ministério Público do Acre e Rotary Clube Galvez, que tem como uma das etapas o apadrinhamento de pedidos de Natal dos internos das duas unidades de acolhimento. Entre os pedidos há perfume, batom, vestido de bolinha, bolo confeitado, rádio e até uma namorada.

Quem quiser apadrinhar os pedidos pode escolher nas listas (veja como no Instagram no fim da matéria). Em Rio Branco, um dos locais de entrega é a Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos do Idoso e Pessoas com Deficiência Física, onde atua o promotor Júlio César de Medeiros. Em Cruzeiro do Sul, os presentes podem ser entregues na Fundação Dom José Hascher, conhecida por Lar Vicentino.

Nas outras duas etapas do projeto, os idosos, por meio de fotos, dão conselhos e lições de vida para os jovens e adultos e músicos voluntários gravam as músicas preferidas deles. As músicas do cantor Roberto Carlos estão entre as mais pedidas. Além do aspecto terapêutico, a música promove a integração entre os idosos e os jovens cantores voluntários.

A coordenadora do projeto de extensão da Universidade Federal do Acre, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Estudos da População Idosa do Acre (Epopi/AC), professora doutora Polyana Bezerra, explica que a finalidade é gerar ações que favoreçam integração, bem-estar, entretenimento e lazer para esta população, mesmo que virtualmente, além de educar a sociedade civil para o voluntariado.

“O projeto proporciona a interação de pessoas na vida adulta avançada, residentes de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), com as gerações mais jovens. O objetivo é a sensibilização para empatia e solidariedade, entretenimento e lazer aos idosos institucionalizados no Acre, por meio de recursos audiovisuais, aproveitando a proximidade do período natalino, culturalmente favorável ao acolhimento e ações de solidariedade”, esclarece Polyana.

Há recomendação para que as novas gerações não fumem, mas também, se fala em esperança e amor. O senhor Lázaro, de 81 anos, mostrou em uma foto, como mensagem,  recomendando a propagação do amor e a cantora voluntária Isabelle, agradeceu seu Lázaro interpretando a música que ele pediu:  “porque você não responde”, de Bartô Galeno. (Veja o vídeo)

 

Nazaré Guedes, presidente do Clube Rotary Galvez, ressalta que a instituição se engajou no projeto de Natal dos idosos porque seu objetivo é servir. “Estamos com muito entusiasmo nessa parceira”, cita.

Ministério Público proativo na causa do Idoso

O promotor de Justiça, Júlio César de Medeiros, da Promotoria Especialidade de Defesa dos Idosos da Comarca de Rio Branco, destaca que o Ministério Público sempre atua em parceria e com proatividade em causas como essa, que possibilitam a melhoria da qualidade de vida para pessoas da terceira idade.

Coordenador do projeto e promotor Júlio César – Foto: Reprodução

“É importante destacar que essa ação sensível já está trazendo benefícios concretos ao público-alvo, com a mobilização deles dentro dos abrigos para escolher os presentes, as músicas e as frases com ensinamentos. Esta é apenas uma face de um grande projeto que estamos construindo, visando o alinhamento de uma rede estadual de proteção dos idosos, versando desde o fluxo de acolhimento, políticas públicas de prevenção à violência e aumento da qualidade de vida desse público, considerando que o número de idosos é cada vez maior, e precisamos agir com proatividade”, finalizou o promotor, destacando o apoio que recebe da Procuradora Chefe do Ministério Público do Acre, Kátia Rejane Araújo Rodrigues.

Festa

A coordenação do projeto está organizando a festa interna dos idosos, quando eles verão os vídeos gravados com suas canções preferidas e vão receber os presentes. A reação deles ao assistir à dedicatória dos músicos voluntários será compartilhada no perfil do Instagram do projeto.

Para a gestora do Lar Vicentino Maria Odília, de Rio Branco, Simone Dávila, a ação é de grande importância porque mantém os vínculos entre os internos “e o mundo lá fora”. “Eles estão sentindo muita falta da família, das visitas, festinhas, missas e cultos. Estamos muito agradecidos e felizes por esta campanha poder dar um pouco de alegria pra todos eles”.

Lilyane Neto, da Fundação Dom José Hascher, conhecido como Lar Vicentino, de Cruzeiro do Sul, diz que o fato deles escolherem o presente, a música que querem ouvir e a mensagem a ser passada já movimentou o grupo. Acredita que haverá muitos benefícios para os internos por meio do projeto da Ufac e Ministério Público. “Este ano não haverá comemoração de Natal aberta ao público, somente internos. Sendo assim, a parceria com esse projeto será um presente a eles e a nós também, por ver a felicidade deles”.

Ximena fez questão de apadrinhar um pedido de Natal: “É tempo de muita solidariedade”

A assistente social Ximena Catalán, que mora em Cruzeiro do Sul e está de passagem por Rio Branco, deixou um presente para um idoso da capital e vai repetir o gesto em Cruzeiro. “É um ato de caridade para pessoas que tanto já fizerem pelas famílias delas e pela sociedade. Espero que muita gente também doe porque é tempo de muita solidariedade. E um dia poderemos ser nós em alguma instituição para idosos”, conclui.

Veja o Instagram para participar e acompanhar o projeto:

@NatalEPOPI

Anúncios

Cotidiano

Prefeitura de Rio Branco começa remoção de árvore em escola do Bosque

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco começou nesta sexta-feira (22), a remoção de uma árvore na Escola Dom Giocondo, no Bosque.

Segundo a Prefeitura, há muito tempo foi solicitado que a árvore fosse retirada porque vinha prejudicando a estrutura da escola, fazendo com que muro e parede fiquem rachados.

“O muro foi pintado. Essa semana a secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, soube da situação e atendeu a solicitação da escola. A secretaria municipal de Meio Ambiente, prontamente atendeu a solicitação”, informa a PMRB.

Uma foi da Secretaria de Meio Ambiente foi enviada para o serviço. Como a árvore é grande, a remoção deverá durar alguns dias.

Continuar lendo

Cotidiano

Jovem é ferido com um tiro nas nádegas enquanto caminhava em rua do Belo Jardim I

Publicado

em

Alisson Aragão de Almeida, de 18 anos, foi ferido com um tiro na noite desta sexta-feira, 22, em frente ao mercado 2 Irmãos, no Ramal da Judia, bairro Belo Jardim I região do Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, Alisson estava caminhando na rua, quando um homem não identificado se aproximou em uma motocicleta modelo XRE, de cor preta, e efetuou vários tiros na direção da vítima, que foi atingido com um tiro nas nádegas que transfixou o corpo na região do abdômen.

Populares que passavam pelo local colocaram o ferido em um veículo e acionaram a ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que interceptou o carro. Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam a vítima ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde grave. Segundo a Médica do SAMU, o tiro deixou as víscera de Alisson exposta.

A Polícia Militar esteve no local, e após colher as características do autor do crime, fez patrulhamento na região em busca de prendê-lo, mas o criminoso não foi encontrado.

O caso segue sob investigação dos Agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A polícia acredita que o crime foi motivado pela guerra entre facções, por disputa de território e o domínio de tráfico de drogas.

Continuar lendo

Cotidiano

Em fase vermelha, Brasiléia adota medidas para conter avanço de casos de Covid-19

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia e a Secretaria Municipal de Saúde tem buscado soluções para tentar conter o avanço do novo coronavírus, o número de casos, internações e mortes pela doença que nos últimos dias ligou o alerta em todo o Acre, fazendo com que a regional do Alto Acre regredisse para a faixa vermelha. 

A mudança de faixa foi anunciada em uma coletiva pelo governador Gladson Cameli na sexta-feira, 22, segundo os dados do Comitê Especial de Acompanhamento da pandemia no estado. 

Na fase vermelha, o município de Brasiléia terá que seguir as medidas cautelares e preventivas, conforme publicada no Diário Oficial do Acre na próxima segunda-feira (25), para evitar a proliferação do vírus, protegendo e salvando a vida dos munícipes, permitindo apenas o funcionamento das atividades essenciais. 

Entre as ações de contenção e combate ao coronavírus a equipe da Vigilância em Saúde estará realizando uma blitz de conscientização na cidade, verificando se os estabelecimentos estão seguindo os protocolos de saúde e segurança no trabalho conforme a Organização Mundial de Saúde.

Durante a entrevista para à rádio CBN de Rio Banco, o secretário municipal de Saúde, Joãozinho Melo, destacou que o sistema de saúde e o Hospital Regional do Alto Acre estão com uma grande demanda de casos.

“Tudo que for necessário para diminuir o alto índice de contaminação nós iremos fazer. Tenho certeza que todos os municípios da regional vão fazer sua parte também para conter a pandemia, é muito importante que a população tenha consciência e faça a sua parte, essa não é apenas uma responsabilidade do poder público e sim de cada cidadão”, afirmou.

O Secretário de saúde alertou ainda para a importância do uso de máscara em todos locais de acesso público que é obrigatório, o respeito ao distanciamento entre as pessoas, lavar as mãos, usar álcool em gel e evitar aglomerações.

Continuar lendo

Cotidiano

Câmara realizará Sessão Extraordinária para aprovar nomes de nova diretoria da Emurb

Publicado

em

A Câmara Municipal de Rio Branco terá sua primeira Sessão Extraordinária da 15° Legislatura, a sessão será realizada nesta segunda-feira (25) às 9h através da plataforma zoom.

O objetivo da sessão é a deliberação das nomeações para composição da Diretoria da Empresa Municipal de Urbanização – EMURB.

Os vereadores deverão avaliar as indicações dos engenheiros José Assis Benvindo, Engenheiro Civil, para ocupar o cargo de Diretor Presidente, Aluízio Antônio Veras, Engenheiro Elétrico, para o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro e o Engenheiro do Petróleo, Civil e de Produção, Alex Plácido da Costa, para o cargo de Diretor de Operações.

A mesa diretora da Câmara já enviou a convocação a todos os vereadores, bem como os currículos para melhor apreciação da biografia e diplomas de cada profissional.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2020 ac24Horas.com - Todos os direitos reservados.