Conecte-se agora

TSE alerta para que eleitores mantenham medidas de prevenção à Covid-19

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas 

No próximo domingo (29), ocorre o segundo turno das eleições municipais deste ano. Eleitores de 57 municípios brasileiros, incluindo Rio Branco, capital do Acre, irão se dirigir às urnas para escolherem os seus candidatos à prefeito. No momento em que diversas localidades do País veem o número de casos do novo coronavírus crescerem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça as medidas de segurança sanitária que devem ser seguidas por mesários e eleitores no dia do pleito.

O TSE ressalta que o uso de máscara é obrigatório no momento da votação e que haverá a distribuição de álcool em gel em todas as seções eleitorais. A corte também recomenda que os eleitores levem uma caneta para a assinatura do caderno de votação para que seja evitado o compartilhamento de objetos.

Para Jonas Brant, epidemiologista e professor do curso de Saúde Coletiva na Universidade de Brasília (UnB), “a população se comportou muito bem e se organizou para ir às urnas no primeiro turno”. Contudo, segundo ele, não é momento para relaxar quanto aos cuidados de contenção à Covid-19.

“É importante que as regras de biossegurança no segundo turno sejam mantidas com o prosseguimento do uso de máscaras, do distanciamento social, uso do álcool em gel e que seja evitado o contato com superfícies o máximo possível.”

Proibições

O tribunal frisa o que é proibido no dia da votação e é considerado crime eleitoral. Entre outras proibições, os eleitores não podem usar o aparelho celular, máquina fotográfica ou filmadora dentro da cabine de votação.

Cabos eleitorais e ativistas políticos também estão expressamente proibidos de fazerem boca de urna no dia da eleição. O crime consiste em promover e pedir votos a determinados candidatos no dia do pleito. Eleitores que cometem a contravenção podem ficar presos por até um ano ou pagar multa que chega a até R$ 15 mil.

Entretanto, eleitores podem, no dia da eleição, usar broches, adesivos, bonés e bandeiras de determinado candidato.

É importante ressaltar que os mesários não podem portar objetos ou usar roupas que remetem a partidos políticos os candidatos nas seções eleitorais. Os cidadãos podem fazer denúncias de irregularidades e crimes eleitorais por meio do aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral, ou encaminhá-las diretamente ao Ministério Público.

Para mais informações sobre o segundo turno das eleições, acesse www.tse.jus.br. 

Anúncios

Cotidiano

Galvão Bueno cobra estátua para goleiro acreano em caso de título na Libertadores

Publicado

em

Melhor goleiro do Brasil na atualidade. Isso é o que mais se ouve do goleiro acreano Weverton, de 33 anos, ídolo do Palmeiras, com títulos importantes como campeonato brasileiro e a medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, o atleta, que começou sua trajetória nos campos de pelada na capital acreana, parece viver a melhor fase de sua carreira.

Exemplo foram os elogios do narrador global Galvão Bueno em programa do canal Sportv na noite desta segunda-feira, 18. Galvão chegou a cobrar uma estátua de Weverton caso o Palmeiras seja campeão da Libertadores.

Veja aqui.

Continuar lendo

Cotidiano

Prouni divulga lista nesta terça-feira de candidatos aprovados na primeira chamada

Publicado

em

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (19) o resultado do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021.

Os convocados terão que comprovar as informações de inscrições até 27 de janeiro. Quem não fizer a comprovação e deixar de entregar a documentação necessária perderá a bolsa de estudos, oportunidade que retornará ao sistema do ProUni.

Uma segunda chamada do ProUni 2021/1 será realizada em 1º de fevereiro. A comprovação de informações será até o dia 9 seguinte.

Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas regulares poderá participar da Lista de Espera do ProUni 2021/1.

A inscrição na Lista de Espera do ProUni será em 18 e 19 de fevereiro, pelo site do programa. A relação dos candidatos será divulgada no dia 22 seguinte.

Veja o resultado: http://prouniportal.mec.gov.br/

Continuar lendo

Cotidiano

Terça-feira será de tempo instável com possibilidade de chuvas no decorrer do dia

Publicado

em

A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informa que esta terça-feira, 19, será de céu instável em todas as regiões do Acre com probabilidade de pancadas de chuvas e trovoadas durante o decorrer do dia.

A temperatura mínima está prevista para 21º e a máxima 32º. Segundo o climatempo, a probabilidade de chuvas é de 90%.

Na região do Alto Acre, que engloba as cidades de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas devem oscilar entre a mínima de 22°C e a máxima de 31ºC.

Na região do Baixo Acre, a mínima será de 22°C e máxima de 32ºC e no Vale do Juruá os termômetros ficam entre 22ºC e 28ºC.

No Purus e Tarauacá/ Envira, a variação de temperatura fica entre a mínima de 23°C e a máxima de 29°C.

 

Continuar lendo

Cotidiano

Vigilante, açougueiro e mecânico: veja as 37 vagas do SINE desta terça-feira

Publicado

em

Nesta terça-feira, 19, o Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 37 vagas de emprego em diversas áreas para a capital Rio Branco. Os candidatos podem verificar se a vaga ainda está disponível através do telefone 0800 647 8182 ou 68 3224-5094.

Para se candidatar a uma das vagas, é necessário estar com o cadastro no Sine atualizado. Lembrando que, os interessados devem entrar no portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho, através do link https://empregabrasil.mte.gov.br/ e clicar em cadastrar. Lá você cria sua conta e consegue acessar todos os serviços digitais do governo, inclusive o Sine.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas