Conecte-se agora

Energisa destaca construções para evitar apagão no Acre

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Energisa Acre se manifestou, por meio de nota, nesta quarta-feira, 25, acerca da do assunto da reunião entre representantes do governo do Acre com a Defesa Civil estadual e municipal, onde foi levantada a questão do apagão que acometeu o estado do Amapá.

O caso também foi levado às redes devido ao relato do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que alertou que o Acre poderia sofrer blackout semelhante ao caso do Amapá, caso não adote as medidas preventivas necessárias.

Em nota, a Energisa pontuou que dispõe de um Centro Operação Integrado (COI), que realiza o monitoramento durante 24 horas de todo o fornecimento de energia no Estado e que caso ocorra alguma ocorrência de interrupção de energia, a empresa acionará suas equipes.

“Elas estão preparadas para executar as intervenções para o restabelecimento, seguindo instruções e planos de contingência já estabelecidos.

Em outro trecho, a Energisa destaca que o sistema de transmissão de energia proveniente de Rondônia que abastece o Estado, é de propriedade e responsabilidade da Eletronorte, empresa transmissora da região, e que atualmente esse sistema de transmissão atende às demandas de todo o Acre.

“No entanto, para dar suporte ao crescimento e desenvolvimento da região, estão aprovados pelo Governo Federal novos investimentos, como a terceira linha de transmissão vinda de Abunã (RO) até Rio Branco (AC) e mais uma subestação que será instalada nesta capital”, afirmou.

Segundo a Energisa, esses investimentos deverão entrar no leilão do segmento de transmissão em 2021 e pontuou que como empresa responsável pela distribuição de energia no Estado, vem realizando inúmeros investimentos desde 2019 para dar confiabilidade e melhorar a qualidade do fornecimento de energia a toda população acreana.

“Grandes obras já foram realizadas como a subestação de Alto Alegre em Rio Branco que ampliou a capacidade de suprimento na Capital. Outro importante investimento é a subestação de Epitaciolândia que duplicou o fornecimento de energia para os municípios de Epitaciolândia, Brasiléia e Xapuri”, afirmou.

Anúncios

Acre

Jair Bolsonaro reconduz Armando Dantas para o cargo de juiz do TRE

Publicado

em

O presidente Jair Bolsonaro resolveu reconduzir o advogado Armando Dantas do Nascimento Júnior, de 35 anos, para o cargo de juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral do Acre por mais dois anos. O ato foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira, 28, e com isso o julgador vai atuar nas eleições de 2022.

Dantas é juiz eleitoral da corte acreana desde 2018, quando foi nomeado na época pelo então presidente Michel Temer. Ele é pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e cursa mestrado em Direito e Ciência Jurídica na Universidade de Lisboa.

O juiz eleitoral foi escolhido pelo presidente da república em lista tríplice encaminhada pelo Tribunal Regional Eleitoral que também constava os nomes do procurador do Estado Mayko Maia Figale e do também advogado Marco Antonio Mourão de Oliveira.

Continuar lendo

Acre

Festa no Clube dos Oficiais é adiada após intervenção do MP

Publicado

em

Após a má repercussão da confraternização que iria ocorrer no Clube dos Oficiais neste sábado, 30, o promotor de eventos, Nelson Silva, usou as redes sociais para informar que o evento foi adiado após pedido do Ministério Público (MPAC).

Segundo Nelson, o Ministério Público e a Secretária de Segurança afirmaram que o evento só poderia ocorrer limitado a 100 pessoas, porém na época do início da vendas dos ingressos o Acre estava em outra bandeira, portanto, poderia vender muito mais ingressos.

“Eu já tinha vendido 150 ingressos, não compensa fazer a festa só para 100 pessoas. Quem comprou o ingresso, poderá me procurar caso queira a devolução. É só ter um pouco de paciência, que em outro momento, assim que os casos diminuírem, iremos fazer o nosso evento”, afirmou nas redes.

Com o decreto estadual em vigor que estipula o horário de fechamento de bares, boates, restaurantes e distribuidoras de bebidas a partir das 22h, no sentido de evitar aglomerações e conter o avanço da pandemia pelo Covid-19, empresários estão transformados as festas que ocorreriam neste horários em “confraternizações”.

Apesar de não ser ilegal, a medida resultou em críticas de populares, já que o Acre vive um momento de pico da pandemia, em que a maioria dos leitos de UTIs na capital ultrapassam a marca de 70% de ocupação.

Mais cedo, o secretário de Segurança, Paulo Cezar Rocha informou que o evento além de contrariar as regras atuais destinadas a prevenção da covid-19, ainda seria realizado em local ao lado do Into.

“Na condição de Gestor do Fundo Estadual de Segurança Pública estou agendando reunião do Conselho Gestor para amanhã, com o objetivo deliberar sobre a proibição de eventos desta natureza enquanto perdurar a pandemia”, destacou o secretário.

Continuar lendo

Acre

Rio Branco deve demorar mais de 1 ano para vacinar 70% da população

Publicado

em

É necessário ter de 60% a 70% da população imunizada para cortar a linha de transmissão do vírus

Uma projeção realizada pela equipe do ac24horas apontou que Rio Branco precisará de ao menos um ano e seis meses [18 meses] para vacinar 280 mil habitantes contra à Covid-19. Os dados embasados para projeção da vacinação foram retirados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Vale ressaltar que serão necessárias duas doses do imunizante para cada habitante, portanto, levaria três anos [36 meses] para a população ter a imunização segura contra o vírus.

Vale ressaltar que isso é apenas uma projeção, levando em conta desde problemas logísticos à falta do imunizante em larga escala no Brasil todo.

Para o cálculo, foi utilizado a quantidade de vacinados desde do início da vacinação na capital, última quinta-feira, 21, até esta quarta-feira, 27. Ao total, foram vacinados durante seis dias, 3.051 habitantes, portanto, em média são vacinados 508 habitantes por dia na capital. No primeiro lote, Rio Branco recebeu 3.600 doses da CoronaVac, e até esta quarta-feira, 27, só foram vacinados 3.051 habitantes, restando 549 doses.

O 2º [AstraZeneca/Oxford] e 3º [CoronaVac] lote que desembarcaram nesta última semana totalizam mais 3.600 doses do imunizante. Segundo a Semsa, o 2º e 3º lote começarão a ser usados a partir desta quinta-feira, 28. No total, em oito dias desde a chegada do primeiro imunizante [19 de janeiro], Rio Branco conta com 7.200 mil doses do imunizante.

Se mesmo hoje, Rio Branco tivesse 280 mil doses do imunizante no estoque, ainda assim levaria um ano e seis meses, já que em média, o Sistema Único de Saúde (SUS) da prefeitura consegue vacinar por dia 508 pessoas.

Em um cenário otimista, se a prefeitura vacinasse 1 mil pessoas por dia, ainda demoraria 280 dias, ou seja, nove meses e meio para alcançar a meta das autoridades de saúde, que é de 70% da população imunizada. Portanto, ainda será necessário por um longo tempo o uso de máscara, álcool gel e medidas de distanciamento social.

Continuar lendo

Acre

Com 345 novos casos, Acre passa de 47 mil infectados por Covid-19

Publicado

em

Os números apontam que a pandemia da Covid-19 fugiu de controle no Acre. Nas últimas 24 horas, foram mais 345 novos casos registrados em o estado. O dado está no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre divulgado nesta quarta-feira, 27.

Além disso, mais 2 notificações de óbito foram registradas nesta quarta-feira, sendo uma vítima do sexo masculino e uma do feminino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 858 em todo o estado.

Óbito do sexo masculino:

Morador de Epitaciolândia, A. P.A., de 47 anos, deu entrada no dia 11 de janeiro, no Pronto-Socorro de Rio Branco, vindo a óbito nesta quarta-feira, dia 27.

Óbito do sexo feminino:

Moradora de Rio Branco, M. M. B. C., de 68 anos, deu entrada no dia 15 de janeiro, no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, vindo a falecer no dia 25.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas de acordo com a plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitos a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas