Conecte-se agora

INSS inicia realização de perícias médicas com uso da telemedicina a partir desta segunda

Publicado

em

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia hoje (16) experiência piloto de realização de perícias médicas com uso da telemedicina. A fase de testes vai até o dia 31 de janeiro de 2021.

Para o trabalhador ter acesso à perícia por telemedicina, a empresa em que trabalha precisa aderir ao projeto. O INSS disponibilizou às empresas, por meio eletrônico, o Termo de Adesão de Participação da Experiência Piloto de Realização de Perícias Médicas com Uso da Telemedicina (Pmut).

Um médico contratado pela empresa terá a responsabilidade de acompanhar o segurado. Com os documentos e informações encaminhadas, o perito do INSS decidirá se concede o auxílio-doença.

De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o protocolo da experiência piloto foi aperfeiçoado para dar segurança ao ato pericial dos peritos médicos federais, que ficam autorizados a realizar perícias médicas por telemedicina, durante o período de enfrentamento da pandemia da covid-19. A medida foi tomada em cumprimento a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em nota, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) se posicionou contra a perícia por telemedicina. “Não existe calamidade no âmbito da perícia médica federal e a prova disso é que as agendas de atendimento dos peritos médicos federais de todo o país estão frequentemente vazias ou incompletas”, diz a nota.

A ANMP argumenta ainda que o Conselho Federal de Medicina (CFM) “possui inúmeros atos que proíbem peremptoriamente a utilização de recursos tecnológicos na perícia médica”.

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho disse, em nota, que “está preparada para dar início às Perícias Médicas com Uso da Telemedicina (PMUT)”, nesta segunda-feira. A secretaria não informou quantas empresas já aderiram ao projeto piloto.

Cotidiano

Diário Oficial publica mais um desligamento do curso de formação de soldado da PM

Publicado

em

Uma portaria publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 22, trouxe mais um desligamento de um aluno do curso de formação de soldado da Polícia Militar do Acre.

Desta vez quem pede desligamento do curso é o aluno soldado Felipe da Silva Amorim. De acordo com a portaria, o desligamento se deu à pedido do próprio aluno.

O curso de formação de soldado da Polícia Militar do Acre ganhou repercussão nacional após o ac24horas mostrar denúncias de maus tratos, com alunos chegando a desmaiar e ainda a denúncia de um aluno que diz ter sido coagido a assinar um pedido de desligamento do curso. A PM prometeu investigar as denúncias.

Continuar lendo

Cotidiano

Presidiário com tornozeleira é agredido com ripadas na cabeça após roubar casal

Publicado

em

O presidiário monitorado por tornozeleira eletrônica, Laudimiro de Jesus da Costa, 22 anos, foi agredido a golpes de ripa na noite desta terça-feira, 21, após cometer um roubo nas proximidades da Ponte da Judia, no bairro Belo Jardim I, em Rio Branco.

Segundo informações da polícia, Laudimiro e um comparsa se aproximaram em uma motocicleta, e em posse de armas de fogo, abordaram um casal, roubaram a moto e os pertences das vítimas. Após a ação, cada criminoso fugiu em uma moto no sentido ponte da Judia. Quando Laudimiro tentou passar a ponte em alta velocidade, caiu com a moto do casal. O casal juntamente com a população correram até aonde o bandido estava e começaram a agredir o presidiário monitorado por tornozeleira, com chutes, socos e golpes de ripa na cabeça. Na tentativa de fugir Laudimiro ainda caiu da ponte. O outro criminoso abandonou o amigo e conseguiu fugir do local.

A Polícia Militar foi acionada ao chegarem no local no local encontraram o detento monitorado sangrando na cabeça e desmaiado.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam Laudimiro ao Pronto-Socorro de Rio Branco, intubado, em estado de saúde gravíssimo.

O casal recuperou a moto e os pertences.

Continuar lendo

Cotidiano

Polícia age rápido e prende assaltante após cometer roubo em loja no 2° Distrito

Publicado

em

Uma ação rápida dos Policiais Militares do 2° Batalhão resultou na prisão do assaltante Rodrigo de Souza Oliveira, de 19 anos, vulgo Lorin, no final da tarde desta terça-feira, 21, pelo crime de roubo e porte ilegal de arma fogo. A prisão aconteceu na rua Baguari, no bairro Taquari, no Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo informações da polícia, Rodrigo e um comparsa (não identificado), chegaram de bicicleta, invadiram a loja CG, localizada na Via Chico Mendes e em posse de uma arma de fogo, renderam os funcionários, roubaram dois celulares e R$ 300,00 que estava no caixa da empresa. Após a ação, os criminosos fugiram sentido bairro Taquari.

A Polícia Militar foi acionada, colheu as características dos criminosos e em seguida fizeram patrulhamento na região do bairro Taquari em busca de prendê-los. Quando os policiais chegaram na rua Baguari encontraram o assaltante “Lorin”. Foi feito a abordagem e em posse do bandido foi encontrado dois celulares das vítimas e uma escopeta calibre 28. O comparsa de Rodrigo não foi encontrado.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão e “Lorin” foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos. Na delegacia, o criminoso confessou que cometeu o roubo na loja CG, juntamente com seu comparsa.

Continuar lendo

Cotidiano

Polícia Rodoviária Federal apreende pistola em Triton na BR-364, no Bujari

Publicado

em

Agentes da Polícia Rodoviária Federal fizeram a detenção de um homem e apreenderam uma arma de fogo, por volta das 19 horas da última segunda-feira (20), durante fiscalização de rotina na região de Bujari.

A arma, uma pistola semiautomática, modelo Taurus G2C, foi encontrada no banco traseiro de uma caminhonete Triton, juntamente com um carregador municiado com cinco munições intactas de calibre 9 mm.

O condutor, que não apresentou nenhum documento que autorizasse o porte e nenhum certificado de registro da arma (CRAF), foi conduzido para a Delegacia de Flagrantes de Rio Branco para os procedimentos cabíveis.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas