Conecte-se agora

Saiba quais são os cursos tecnólogos mais buscados e se prepare para o mercado de trabalho

Publicado

em

Lista tem como base os dados do Censo da Educação Superior 2019

Houve um crescimento de 11,5% nas matrículas do tecnólogo no Brasil, conforme os últimos dados do Censo da Educação Superior 2019. Ao todo, 1.223.851 estudantes iniciaram algum curso tecnólogo. O levantamento mostra os maiores cursos tecnólogos do país, além de demonstrar o aumento do número de matrículas na modalidade. 

Estar por dentro dos cursos tecnólogos mais buscados possibilita entender quais são as formações que estão em alta no mercado. Dez cursos se destacam por concentrar a maioria dos estudantes.

O diretor de unidade do Senac-RS, Giancarlo Giacomelli, explica que fora do Brasil o entendimento sobre cursos técnicos é muito claro, enquanto que no país esse conceito ainda deixa a desejar, mas tende a ser positivo. 

“Esse cenário tende a melhorar uma vez que concursos já aceitam candidatos com cursos técnicos e o mercado de trabalho também começa a compreender a importância da mão-de-obra técnica”, destaca o diretor. Segundo Giacomelli, em 2020, os cursos técnicos em Logística e Design de Interiores apresentaram aumento na procura dos estudantes. 

Cursos tecnólogos mais procurados em instituições públicas

Sistemas de Informação: 29.676

– Gestão de Negócios: 13.695

Logística: 8.700

Gestão Pública: 8.609

– Gestão Ambiental: 6.420

– Alimentos: 5.670

Sistemas para Internet: 5.587

Turismo: 5.051

– Gestão da Tecnologia da Informação: 4.513

– Gestão Comercial: 4.361

Cursos tecnólogos mais procurados em instituições privadas

De acordo com o número de matrículas, também foi feita uma lista com os cursos tecnólogos mais procurados em instituições privadas. É possível perceber pouca variação em relação às instituições públicas. Confira o levantamento completo logo abaixo:

– Gestão de Pessoas: 176.231

– Sistemas de Informação: 89.248

– Logística: 83.093

– Gestão de Negócios: 74.730

Marketing: 57.373

– Estética e Cosmética: 54.098

– Gestão Comercial: 53.599

– Gestão Financeira: 49.570

– Gestão Pública: 45.971

– Gastronomia: 30.748

Bolsas de estudos para tecnólogo

Cada vez mais os estudantes têm se interessado por esta formação de curta duração. Além disso, são ideais para quem deseja ser rapidamente inserido no mercado de trabalho. No Educa Mais Brasil você encontra bolsas de estudo para tecnólogo com até 70% de desconto nas mensalidades. Confira as oportunidades disponíveis, escolha o curso que mais combina com você e faça a sua inscrição. 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Cotidiano

Aquiri Shopping estende horário de funcionamento em mais uma hora

Publicado

em

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra), atendendo à solicitação dos concessionários do Aquiri Shopping resolveu mudar o horário de funcionamento do empreendimento. Desde a última segunda-feira, 25, as lojas abrem às 7h e fecham às 18h, e não mais às 17h, devido a chegada do final de ano em que o fluxo de clientes aumenta.

Segundo a coordenadora do Aquiri Shopping, Fabíola Moreira, em reunião com o Grupo de Trabalho Institucional (GTI) que contempla as secretarias Municipais de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra), de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), de Finanças (Sefin) e Gabinete Militar, essa solicitação entrou em pauta e ficou decidido que o horário deveria ser ampliado.

“Devido ao aumento de clientes no final do ano resolvemos ampliar o funcionamento. Anteriormente as lojas ficavam abertas às 17h e a partir de hoje (25/10) elas irão fechar às 18h. Os concessionários pediram e a prefeitura de Rio Branco atendeu”, disse a coordenadora.

A expectativa dos lojistas é recuperar as vendas neste final de ano, após quase dois anos de prejuízos por conta da pandemia da Covid-19.

Continuar lendo

Cotidiano

Governo cria Floresta+Agro para incentivar serviços ambientais no agronegócio

Publicado

em

O Ministério do Meio Ambiente publicou nesta quarta-feira (27) no Diário Oficial da União a portaria 487, que institui a modalidade Floresta+Agro, cuja proposta é o reconhecimento dos serviços ambientais realizados pelos produtores rurais, exclusivamente nas áreas de Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente e que resultem na conservação da vegetação nativa, aumento e manutenção dos estoques de carbono, conservação da biodiversidade, polinização, regulação do clima, disponibilidade hídrica, proteção e fertilidade do solo, ciclagem de nutrientes, entre outros benefícios ecossistêmicos.

Além disso, deverá promover também incentivo ao pagamento por serviços ambientais das atividades de monitoramento, conservação e recuperação de vegetação nativa, realizados pela cadeia produtiva da agropecuária, resultando na manutenção das áreas de floresta.

Prevê ainda o reconhecimento das ações empreendedoras que tenham potencial de implementar arranjos de pagamentos por serviços ambientais nas cadeias produtivas da agropecuária.

“A modalidade do Floresta+ Agro possui como diretriz incentivar as atividades e partes interessadas das cadeias produtivas da agropecuária na realização do pagamento por Serviços Ambientais, compreendidos como o conjunto de atividades de melhoria, recuperação, monitoramento e conservação da vegetação nativa em todos os bioma”, diz a portaria.

https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mma-n-487-de-26-de-outubro-de-2021-355251676

Continuar lendo

Acre

Falta de ponte em Rodrigues Alves provoca manifesto e fecha a BR-364

Publicado

em

A BR-364 está fechada nesta manhã de quarta-feira, 27, na altura da rotatória que dá acesso aos municípios de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, na região do Vale do Juruá. A interrupção do tráfego de veículos é liderada pelo movimento pró-ponte em manifestação pela construção da ponte para a  travessia sobre o Rio Juruá. Atualmente, a travessia só é feita com os veículos em cima de balsas.

Uma fila de veículos, incluindo ônibus de passageiros, já se forma no local. O coordenador do movimento, Ralph Fernandes,  já havia divulgado a interdição da rodovia federal e avisa que não tem hora para a BR-364 ser liberada.

Autoridades de várias esferas de poder público já estiverem no local, incluindo o ex-presidente do senado,  Davi Alcolumbre,  que garantiu recursos para a elaboração do projeto de construção da ponte,  que faz parte do projeto de extensão da estrada  pelo Parque Nacional da Serra do Divisor, chegando até o Peru. Depois da visita e da garantia de Alcolumbre, não chegou dinheiro e nada foi feito.

Continuar lendo

Coluna do Astério

Nicolau defende diálogo e unidade do PP com aliados

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Júnior (PROGRESSISTAS), defende um amplo entendimento entre o PP e os partidos aliados com vistas a eleições de 2022. Para ele, na briga perdem todos. O importante é manter o diálogo para garantir a unidade que pode levar o mesmo grupo político ao permanecer no poder. Considera que o governador Gladson Cameli vem realizando um excelente trabalho sendo, inclusive, bem avaliado.

Para Nicolau, a questão do Senado passa pelo debate democrático e sereno dentro desse grupo político. Entende que é possível equacionar todas as candidaturas não entregando de mão beijada a vaga do Senado de mão beijada para o PT. Ele acredita que o caminho do entendimento será encontrado porque há tempo e disposição para o dialogo.

. O melhor que pode acontecer para o governador Gladson Cameli é todos os que pleiteiam o Senado disputarem entre si a vaga.

. Ou seja:

. O PP lança Mailza, o DEM o Alan, o PROS a Vanda Milani, o MDB a Jéssica e a Márcia também vai por conta e risco.

. Se dois, três, quatro ou cinco não estiverem de acordo, não andarão juntos.

. Como diz o Edvaldo Souza:

. “Ora, ora dona Aurora”!

. A Brasileila, a Leila Galvão, diz que não tem problemas nenhum com o PT, muito pelo contrário, mantém um excelente relacionamento com a banda boa do partido.

. Segundo ela, em todo o Vale do Acre, Pando e adjacências…

. Porém, não há qualquer disposição de disputar eleição pelo antigo partido.

. No frigir dos ovos, os partidos são como bananas do mesmo cacho e farinha do mesmo tacho.

. É isso aí!

. Disse mais:

. Que uma possível candidatura a deputada estadual depende muito mais das pessoas da região do Vale do que dela mesma.

. Sabe quando o prefeito de CZS, Zequinha, se afasta da prefeitura para disputar um mandato em 2022?

. Dia de são nunca de tarde!

. Que ideia?

. Uma dura decisão em tempos bicudos…

. Sair do governo em dezembro para ser candidato!

. Vai quer perde!

. O PT está construindo uma balsa no estaleiro da Base com os restos do Putanic;

. A placa com o nome já foi encomendada na gráfica.

. “Balsanaro!

. Sei não, ainda é cedo!

. Bom dia!

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas