Menu

Capes disponibiliza 300 mil vagas em curso online para professores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Cursos devem auxiliar docentes a melhorar suas práticas de ensino presencial ou a distância


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibiliza 300 mil vagas nos cursos online para professores. As inscrições foram abertas ontem (15), data em que se comemorou o Dia dos Professores. Os cursos também são destinados aos estudantes de licenciatura de todo o país. 

Publicidade

A iniciativa tem como objetivo diminuir os impactos causados pelo isolamento social gerado pela pandemia de Covid-19 na área do ensino. O intuito é preparar os profissionais da educação básica para utilizar ferramentas on-line em sala de aula, ao retornarem às atividades presenciais, ou dentro de novos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. 


Organizados para serem realizados a partir de novembro de 2020 e durante 2021, os cursos têm carga horária diferenciada e buscam atender às necessidades específicas de cada interessado.


Cursos online para professores

Os cursos são oferecidos pela Capes em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Ao todo são cinco cursos disponibilizados que apresentam conhecimentos para auxiliar professores e estudantes a produzir seus próprios materiais audiovisuais e a aperfeiçoar suas práticas de sala de aula de maneira presencial ou a distância. Confira os cursos disponíveis: 


1- Como Produzir Videoaulas


Com 25 horas de duração, ele ensina as técnicas básicas para produção de aulas em vídeo, mostrando a importância do planejamento e da construção de um bom roteiro na criação de vídeos educacionais. 


2- Mediação em EaD


Possui 30 horas de duração e apresenta os aspectos que envolvem a tutoria na educação a distância, as funções do professor/tutor, competências e habilidades imprescindíveis para trabalhar em cursos mediados por tecnologias, bem como os diversos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e as ferramentas utilizadas no processo ensino-aprendizagem.


3- Desenho Didático para o Ensino On-Line


É destinado a qualificar os participantes em Planejamento e Mediação e Instrumentos Avaliativos para Educação On-line. Sua carga é um pouco maior: 50 horas-aula.


4- Multimeios em Educação

Publicidade

Conta com 60 horas de duração e trata sobre o uso da tecnologia como recurso didático e apresenta ao futuro professor, tecnologias que foram utilizadas na educação, mostrando formas de inovar e se apropriar dessa ferramenta, instigando assim, a melhoria na aprendizagem.


5- Psicologia na Educação


O curso é voltado para o estudo científico proporcionado pela psicologia aplicada à educação e seu papel na formação do profissional. Nele, o participante terá a oportunidade de compreender a evolução histórica da psicologia, identificando alguns dos seus principais conceitos e aplicando-os em suas atividades. A formação também possui 60 horas de duração.


Inscrições

As inscrições estarão abertas a partir do dia 15 de outubro, durante 30 dias corridos ou até o esgotamento das vagas. Podem participar professores em exercício e estudantes de licenciatura. A formação de turmas se dará por meio de ordem de inscrição. Interessados devem realizar o procedimento de inscrição no endereço: https://eskadauema.com/theme/olm/catalog.php?category=21


A abertura destes novos cursos culminará com a oferta de quase 500 mil vagas em cursos on-line oferecidos pela Capes, desde março de 2020.


As ofertas de cursos obedecerão ao seguinte cronograma:


Novembro/2020


Como Produzir Videoaulas


Mediação em EaD


Desenho Didático para o Ensino Online


Fevereiro/2021


Multimeios em Educação


Psicologia na Educação


Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido